Environmental Perception of the Students of the Piquiri River/RN

Authors

  • José Reginaldo Nunes Dias Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Canguaretama, RN https://orcid.org/0000-0001-8295-6943
  • Sandra Maria Campos Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Ipanguaçu-RN, https://orcid.org/0000-0002-9343-9324
  • Marcio Monteiro Maia Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte , Canguaretama, RN https://orcid.org/0000-0002-2234-0896
  • Márcio Marreiro das Chagas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Canguaretama, RN https://orcid.org/0000-0003-1122-0861

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i1.a42398

Keywords:

Piquiri River;, environmental education;, education of young people and adults;, education

Abstract

The present inquiry looks to value, the environmental perception of the pupils of the EJA, of the school of municipal Elza Bezerril Brook, on the river Piquiri Rio Grande do Norte. The inquiry was developed in this school, with the groups A and B, in the total of 50 pupils, with age group between 15 to 39 years, and it took as an object of study the river Piquiri, which has a 20 km extension. The inquiry was carried out in a 800 meters area. The work was divided in three moments: In classroom and in field. In the first moment a questionnaire was applied, to value the environmental perception of the pupils, in this moment there was done the exhibition of the objectives of the inquiry, information on the free deliberation of each one in answering the questions, specific Educations on the form of responding to the questionnaire. In the second moment the pupils went to the river Piquiri and did a photographic lifting, just as filming of the environmental impacts that the river is suffering in the last years, presented for group in the form of videos, presentations in date show and texts.In the third moment the same questionnaire was applied for the group after the intervention by part of the pupil, to value the knowledges of the pupils regarding the environmental problems of the river Piquiri

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

José Reginaldo Nunes Dias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Canguaretama, RN

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Potiguar, Especialista em Educação de Jovens e Adultos pelo IFRN Campus Canguaretama/RN. Atualmente é Analista Ambiental da Prefeitura de Canguaretama.

Sandra Maria Campos Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Ipanguaçu-RN,

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela ESAM atual UFERSA/RN, Mestrado em Fitotecnia/Agroecologia pela UFRRJ/RJ, Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) e Pos Doc pela Universidade de Adelaide, Austrália. Atualmente é servidora publica do Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Tem atuação no curso de Mestrado em Educação Profissional (PROFept) e especialização em EJA no contexto da diversidade. Atua nas áreas de Educação Profissional, Educação do Campo, Tecnologias sociais, Agroecologia, Certificação de Produtos orgânicos, Gestão de resíduos e poluição do solo e tratamento de águas residuárias.

Marcio Monteiro Maia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte , Canguaretama, RN

Doutor em Ciências Sociais pelo programa de Pós-Graduação do Departamento de Ciências Sociais da UFRN (2014). Mestre em Ciências Sociais pela mesma universidade (2008). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004). Atualmente faz parte do corpo Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Tem experiência em Ensino, Pesquisa e Extensão na área de Sociologia, com ênfase em análise e avaliação científica de Políticas Públicas e Agricultura Familiar.

Márcio Marreiro das Chagas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Canguaretama, RN

Coordenador de Pesquisa e Inovação e Diretor Acadêmico Substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN - Campus Canguaretama). Professor do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, da Especialização em Educação de Jovens e Adultos no Contexto da Diversidade e do Cursos Técnicos Integrado e Subsequente em Eventos do IFRN - Campus Canguaretama. Doutor em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGA-UFRN). Mestre em Turismo pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo da UFRN (PPGTUR-UFRN) e Bacharel em Turismo pela mesma instituição. Possui prêmios por produção acadêmica em âmbito nacional e local, como, por exemplo, de 2ª Melhor Dissertação de Mestrado do Brasil, concurso promovido pelo Ministério do Turismo (MTUR) e Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE-FGV) e Experiência Exitosa em Pesquisa da Rede Federal de Educação Profissional, Técnica e Tecnológica promovido pelo World Federation of Colleges and Polytechnics (World Congress - WFCP) e 40ª Reunião Anual de Dirigentes da Rede Federal (REDITEC). Coordenador do Núcleo de Excelência em Estudos, Tecnologia e Inovação para o Mercado Turístico do Litoral Sul e Agreste Potiguar (NTurTec) e Observatório de Turismo do Litoral Sul e Agreste Potiguar (ObservaturSul). Representante institucional titular no Conselho do Polo Turístico Agreste Trairi, no GT de Turismo de Aventura da Empresa de Promoção Turística do RN (EMPROTUR) e suplente no Conselho Estadual de Turismo do RN. É membro da International Academy for the Development of Tourism Research in Brazil (ABRATUR). Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Gestão de Sistemas e Tecnologia de Informação do PPGA-UFRN (GESTI-UFRN), do Grupo de Estudos em Gestão do Turismo (GESTUR/PPGTUR/UFRN) e do Núcleo de Pesquisas em Empreendedorismo no Setor de Turismo e Eventos (EMPTUR-IFRN). Ex-professor do Curso de Hospedagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL), Departamento de Turismo da UFRN (DETUR-UFRN), do Departamento de Turismo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DETUR-UERN), do Departamento de Ciências Administrativas e Curso de Turismo da UFRN (DEPAD-UFRN), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do RN (SENAC/RN). Pesquisador nas áreas de Estratégia, Gestão, Marketing e Comportamento do Consumidor, Métodos Quantitativos, Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), Empreendedorismo e Inovação. Tem experiência nas áreas de Planejamento estratégico, Pesquisa, Consultoria em Turismo, Hotelaria, Planejamento e Organização de Eventos & Lazer e Recreação.

References

ARROYO, Miguel. A Educação de Jovens e Adultos em Tempos de Exclusão. In: UNESCO. Construção Coletiva: Contribuição á Educação de Jovens e Adultos: Brasília: Unesco, MEC, RAAAB, 2015. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=655-vol3const-pdf&Itemid=30192 Acesso em 25 mar. 2020.

BRASIL, Presidência da República. Novo Código Florestal Brasileiro: Lei Nº 12.651 de Maio de 2012: Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20112014/2012/lei/l12651.htm . Acesso em 20 de Maio de 2018.

BRASIL. LEI Nº 9.433, DE 8 DE JANEIRO DE 1997. Dispõe sobre a forma de usos dos recursos hídricos e sobre ações que possam afetar a quantidade e qualidade da água. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9433.htm Acesso em: 15. mar. 2018.

CHAER, Galdino; DINIZ, Rafael Rosa Pereira; RIBEIRO, Elisa Antônia. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Disponível em:http://www.uniaraxa.edu.br/ojs/index.php/evidencia/article/view/201/187 Acesso em: 27 de junho de 2018.

GOOGLE EARTH. A 3D interface to the planet Apresenta o programa interativo do Google Earth. Disponível em < http://earth.google.com/> . Acesso: em 28 de abril de 2018.

IDEMA. Plano de manejo – área de proteção ambiental PIQUIRI-UNA. Módulo 3 – Análise da Unidade de Conservação. P.27,2012. Disponível em https://documentacao.socioambiental.org/ato_normativo/UC/4153_20200204_171502.pdf Acesso: em 28 de abril de 2022

MALAFAIA, Guilherme RODRIGUES, Aline Sueli. de Lima. Percepção ambiental de jovens e adultos de uma escola municipal de ensino fundamental. Revista Brasileira de Biociências. V.7, n. 3, 2009. Disponível em: file:///C:/Users/pc/Downloads/1178-6235-1-PB.pdf Acesso em: 29.junho. 2018.

MOCELLIN, Giani Motin. Conscientização da importância da mata ciliar no ensino fundamental na região rural do município de Colombo-PR. Trabalho de Conclusão de Curso. UTFPR. Disponível em: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/4793/1/MD_ENSCIE_IV_2014_43.pdf Acesso em: 15. mar. 2018.

MARINHO, Luana Leocádia. Práticas sustentáveis em Alimento e Bebidas uma Análise com Base em Sete Hotéis da Zona Sul do Rio de Janeiro. Trabalho de Conclusão de Curso. UFF. Disponível em https://app.uff.br/riuff/bitstream/1/1705/1/TCC%20Luana%20Leocadia.pdf. Acesso em:27 de junho de 2018.

OLIVEIRA, Benone. Otávio de Souza; GRAÇA, Vilmara Rocha; SILVA, Douglas Marcelo Pinheiro da; PAES, Luciano Ferreira Percepção ambiental de alunos da educação de jovens e adultos sobre o gerenciamento de resíduos sólidos urbanos em HUMAITÁ (AM). Revista Brasileira de Educação Ambiental. https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2130

OLIVEIRA, Iara Aparecida dos Santos; YAFUSHI, Cristiana Aparecida Portero; PIMENTA JÚNIOR, Ival Leite. O reuso da água proporciona competitividade ao setor industrial. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista. https://doi.org/10.17271/19800827722011115

SILVA, Leide Jane Costa da. Estudo da Percepção Ambiental dos Alunos do Ensino Médio no Colégio Estadual Manoel de Jesus em Simões Filho BA Trabalho de Conclusão de Curso. UTFPR. Disponível em: http://docplayer.com.br/37909919-Estudo-da-percepcao-ambiental-dos-alunos-do-ensino-medio-no-colegio-estadual-manoel-de-jesus-em-simoes-filho-ba.html Acesso em: 19 de junho de 2019.

SIRVINSKAS, Luís Paulo. Manual de direito ambiental. 9 ed. rev., atual. E ampl. – São Paulo: Saraiva, 2011.

SANTOS, Fabiano Pereira. dos. Meio ambiente e poluição. Jus Navigandi, Teresina, ano 9, n. 201, 23 jan. 2004. Disponível em: http://jus.com.br/artigos/4753 . Acesso em: 26 fevereiro2018.

VIVEIRO, Alessandra. Aparecida.; DINIZ, Renato Eugênio da Silva. S. Atividades de campo no ensino das ciências e na educação ambiental: refletindo sobre as potencialidades desta estratégia na prática escolar. Ciência em Tela, v.2 n. 1, 2009. Disponível em http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/artigos/0109viveiro.pdf Acesso em: 26 fevereiro2018.

Published

2022-08-09

How to Cite

Dias, J. R. N., Alves, S. M. C. ., Maia, M. M., & Chagas, M. M. das . (2022). Environmental Perception of the Students of the Piquiri River/RN . Teaching, Health and Environment, 15(1), 141-154. https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i1.a42398

Issue

Section

Articles