Percepção Ambiental dos Alunos sobre o Rio Piquiri/RN

Autores/as

  • José Reginaldo Nunes Dias Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Canguaretama, RN https://orcid.org/0000-0001-8295-6943
  • Sandra Maria Campos Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Ipanguaçu-RN, https://orcid.org/0000-0002-9343-9324
  • Marcio Monteiro Maia Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte , Canguaretama, RN https://orcid.org/0000-0002-2234-0896
  • Márcio Marreiro das Chagas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Canguaretama, RN https://orcid.org/0000-0003-1122-0861

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i1.a42398

Palabras clave:

Rio Piquiri;, educação ambiental;, educação de jovens e adultos;, educação

Resumen

A presente pesquisa buscou avaliar, a percepção ambiental dos alunos da EJA, da escola municipal Elza Bezerril Ribeiro, no total de 50 alunos das turmas A e B, sobre o rio Piquiri RN, que está localizada na APA Piquiri-UNA, mais especificamente na divisa dos municípios de Pedro Velho e Espírito Santo, até a sua desembocadura no rio Espinho, já no município de Canguaretama/RN.A pesquisa foi desenvolvida no período de maio a novembro de 2017.O trabalho foi dividido em três momentos: dois em sala de aula e um à campo. No primeiro momento foi aplicado um questionário, para avaliar a percepção ambiental dos alunos; no segundo momento os alunos foram ao rio Piquiri e fizeram um levantamento fotográfico, filmagens dos impactos ambientais que o rio vem sofrendo nos últimos anos, e no terceiro momento foi aplicado outro questionário, para avaliar a percepção ambiental dos alunos em relação às problemáticas ambientais do rio Piquiri. Observamos que, havia divergências em relação as questões ambientais, antes e depois da intervenção, no primeiro momento os alunos desconheciam alguns termos relacionados as questões ambientais, tais como mata ciliar, erosão, assoreamento entre outros, já no segundo momento os alunos apresentaram boa noção em relação aos conceitos de meio ambiente. Os alunos destacaram a importância de se tornarem agentes ambientais, para poder lutar pela preservação e manutenção do rio, elaborando planos e ações junto à comunidade local, que venham a mitigar os danos ambientais ocorridos no rio Piquiri.

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Biografía del autor/a

José Reginaldo Nunes Dias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Canguaretama, RN

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Potiguar, Especialista em Educação de Jovens e Adultos pelo IFRN Campus Canguaretama/RN. Atualmente é Analista Ambiental da Prefeitura de Canguaretama.

Sandra Maria Campos Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Ipanguaçu-RN,

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela ESAM atual UFERSA/RN, Mestrado em Fitotecnia/Agroecologia pela UFRRJ/RJ, Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) e Pos Doc pela Universidade de Adelaide, Austrália. Atualmente é servidora publica do Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Tem atuação no curso de Mestrado em Educação Profissional (PROFept) e especialização em EJA no contexto da diversidade. Atua nas áreas de Educação Profissional, Educação do Campo, Tecnologias sociais, Agroecologia, Certificação de Produtos orgânicos, Gestão de resíduos e poluição do solo e tratamento de águas residuárias.

Marcio Monteiro Maia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte , Canguaretama, RN

Doutor em Ciências Sociais pelo programa de Pós-Graduação do Departamento de Ciências Sociais da UFRN (2014). Mestre em Ciências Sociais pela mesma universidade (2008). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004). Atualmente faz parte do corpo Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Tem experiência em Ensino, Pesquisa e Extensão na área de Sociologia, com ênfase em análise e avaliação científica de Políticas Públicas e Agricultura Familiar.

Márcio Marreiro das Chagas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Canguaretama, RN

Coordenador de Pesquisa e Inovação e Diretor Acadêmico Substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN - Campus Canguaretama). Professor do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, da Especialização em Educação de Jovens e Adultos no Contexto da Diversidade e do Cursos Técnicos Integrado e Subsequente em Eventos do IFRN - Campus Canguaretama. Doutor em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGA-UFRN). Mestre em Turismo pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo da UFRN (PPGTUR-UFRN) e Bacharel em Turismo pela mesma instituição. Possui prêmios por produção acadêmica em âmbito nacional e local, como, por exemplo, de 2ª Melhor Dissertação de Mestrado do Brasil, concurso promovido pelo Ministério do Turismo (MTUR) e Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE-FGV) e Experiência Exitosa em Pesquisa da Rede Federal de Educação Profissional, Técnica e Tecnológica promovido pelo World Federation of Colleges and Polytechnics (World Congress - WFCP) e 40ª Reunião Anual de Dirigentes da Rede Federal (REDITEC). Coordenador do Núcleo de Excelência em Estudos, Tecnologia e Inovação para o Mercado Turístico do Litoral Sul e Agreste Potiguar (NTurTec) e Observatório de Turismo do Litoral Sul e Agreste Potiguar (ObservaturSul). Representante institucional titular no Conselho do Polo Turístico Agreste Trairi, no GT de Turismo de Aventura da Empresa de Promoção Turística do RN (EMPROTUR) e suplente no Conselho Estadual de Turismo do RN. É membro da International Academy for the Development of Tourism Research in Brazil (ABRATUR). Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Gestão de Sistemas e Tecnologia de Informação do PPGA-UFRN (GESTI-UFRN), do Grupo de Estudos em Gestão do Turismo (GESTUR/PPGTUR/UFRN) e do Núcleo de Pesquisas em Empreendedorismo no Setor de Turismo e Eventos (EMPTUR-IFRN). Ex-professor do Curso de Hospedagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL), Departamento de Turismo da UFRN (DETUR-UFRN), do Departamento de Turismo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DETUR-UERN), do Departamento de Ciências Administrativas e Curso de Turismo da UFRN (DEPAD-UFRN), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do RN (SENAC/RN). Pesquisador nas áreas de Estratégia, Gestão, Marketing e Comportamento do Consumidor, Métodos Quantitativos, Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), Empreendedorismo e Inovação. Tem experiência nas áreas de Planejamento estratégico, Pesquisa, Consultoria em Turismo, Hotelaria, Planejamento e Organização de Eventos & Lazer e Recreação.

Citas

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Publicado

2022-08-09

Cómo citar

Dias, J. R. N., Alves, S. M. C. ., Maia, M. M., & Chagas, M. M. das . (2022). Percepção Ambiental dos Alunos sobre o Rio Piquiri/RN. Enseñanza, Salud Y Ambiente, 15(1), 141-154. https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i1.a42398

Número

Sección

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