Percepção Ambiental dos Alunos sobre o Rio Piquiri/RN
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i1.a42398Palabras clave:
Rio Piquiri;, educação ambiental;, educação de jovens e adultos;, educaçãoResumen
A presente pesquisa buscou avaliar, a percepção ambiental dos alunos da EJA, da escola municipal Elza Bezerril Ribeiro, no total de 50 alunos das turmas A e B, sobre o rio Piquiri RN, que está localizada na APA Piquiri-UNA, mais especificamente na divisa dos municípios de Pedro Velho e Espírito Santo, até a sua desembocadura no rio Espinho, já no município de Canguaretama/RN.A pesquisa foi desenvolvida no período de maio a novembro de 2017.O trabalho foi dividido em três momentos: dois em sala de aula e um à campo. No primeiro momento foi aplicado um questionário, para avaliar a percepção ambiental dos alunos; no segundo momento os alunos foram ao rio Piquiri e fizeram um levantamento fotográfico, filmagens dos impactos ambientais que o rio vem sofrendo nos últimos anos, e no terceiro momento foi aplicado outro questionário, para avaliar a percepção ambiental dos alunos em relação às problemáticas ambientais do rio Piquiri. Observamos que, havia divergências em relação as questões ambientais, antes e depois da intervenção, no primeiro momento os alunos desconheciam alguns termos relacionados as questões ambientais, tais como mata ciliar, erosão, assoreamento entre outros, já no segundo momento os alunos apresentaram boa noção em relação aos conceitos de meio ambiente. Os alunos destacaram a importância de se tornarem agentes ambientais, para poder lutar pela preservação e manutenção do rio, elaborando planos e ações junto à comunidade local, que venham a mitigar os danos ambientais ocorridos no rio Piquiri.
Descargas
Citas
ARROYO, Miguel. A Educação de Jovens e Adultos em Tempos de Exclusão. In: UNESCO. Construção Coletiva: Contribuição á Educação de Jovens e Adultos: Brasília: Unesco, MEC, RAAAB, 2015. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=655-vol3const-pdf&Itemid=30192 Acesso em 25 mar. 2020.
BRASIL, Presidência da República. Novo Código Florestal Brasileiro: Lei Nº 12.651 de Maio de 2012: Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20112014/2012/lei/l12651.htm . Acesso em 20 de Maio de 2018.
BRASIL. LEI Nº 9.433, DE 8 DE JANEIRO DE 1997. Dispõe sobre a forma de usos dos recursos hídricos e sobre ações que possam afetar a quantidade e qualidade da água. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9433.htm Acesso em: 15. mar. 2018.
CHAER, Galdino; DINIZ, Rafael Rosa Pereira; RIBEIRO, Elisa Antônia. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Disponível em:http://www.uniaraxa.edu.br/ojs/index.php/evidencia/article/view/201/187 Acesso em: 27 de junho de 2018.
GOOGLE EARTH. A 3D interface to the planet Apresenta o programa interativo do Google Earth. Disponível em < http://earth.google.com/> . Acesso: em 28 de abril de 2018.
IDEMA. Plano de manejo – área de proteção ambiental PIQUIRI-UNA. Módulo 3 – Análise da Unidade de Conservação. P.27,2012. Disponível em https://documentacao.socioambiental.org/ato_normativo/UC/4153_20200204_171502.pdf Acesso: em 28 de abril de 2022
MALAFAIA, Guilherme RODRIGUES, Aline Sueli. de Lima. Percepção ambiental de jovens e adultos de uma escola municipal de ensino fundamental. Revista Brasileira de Biociências. V.7, n. 3, 2009. Disponível em: file:///C:/Users/pc/Downloads/1178-6235-1-PB.pdf Acesso em: 29.junho. 2018.
MOCELLIN, Giani Motin. Conscientização da importância da mata ciliar no ensino fundamental na região rural do município de Colombo-PR. Trabalho de Conclusão de Curso. UTFPR. Disponível em: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/4793/1/MD_ENSCIE_IV_2014_43.pdf Acesso em: 15. mar. 2018.
MARINHO, Luana Leocádia. Práticas sustentáveis em Alimento e Bebidas uma Análise com Base em Sete Hotéis da Zona Sul do Rio de Janeiro. Trabalho de Conclusão de Curso. UFF. Disponível em https://app.uff.br/riuff/bitstream/1/1705/1/TCC%20Luana%20Leocadia.pdf. Acesso em:27 de junho de 2018.
OLIVEIRA, Benone. Otávio de Souza; GRAÇA, Vilmara Rocha; SILVA, Douglas Marcelo Pinheiro da; PAES, Luciano Ferreira Percepção ambiental de alunos da educação de jovens e adultos sobre o gerenciamento de resíduos sólidos urbanos em HUMAITÁ (AM). Revista Brasileira de Educação Ambiental. https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2130
OLIVEIRA, Iara Aparecida dos Santos; YAFUSHI, Cristiana Aparecida Portero; PIMENTA JÚNIOR, Ival Leite. O reuso da água proporciona competitividade ao setor industrial. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista. https://doi.org/10.17271/19800827722011115
SILVA, Leide Jane Costa da. Estudo da Percepção Ambiental dos Alunos do Ensino Médio no Colégio Estadual Manoel de Jesus em Simões Filho BA Trabalho de Conclusão de Curso. UTFPR. Disponível em: http://docplayer.com.br/37909919-Estudo-da-percepcao-ambiental-dos-alunos-do-ensino-medio-no-colegio-estadual-manoel-de-jesus-em-simoes-filho-ba.html Acesso em: 19 de junho de 2019.
SIRVINSKAS, Luís Paulo. Manual de direito ambiental. 9 ed. rev., atual. E ampl. – São Paulo: Saraiva, 2011.
SANTOS, Fabiano Pereira. dos. Meio ambiente e poluição. Jus Navigandi, Teresina, ano 9, n. 201, 23 jan. 2004. Disponível em: http://jus.com.br/artigos/4753 . Acesso em: 26 fevereiro2018.
VIVEIRO, Alessandra. Aparecida.; DINIZ, Renato Eugênio da Silva. S. Atividades de campo no ensino das ciências e na educação ambiental: refletindo sobre as potencialidades desta estratégia na prática escolar. Ciência em Tela, v.2 n. 1, 2009. Disponível em http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/artigos/0109viveiro.pdf Acesso em: 26 fevereiro2018.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Ensino, Saude e Ambiente
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.