The inclusion of phytotherapy on education as integrative and complementary practices for nurse training: an integrative review on the teachers’ role

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2021.v14i2.a43445

Keywords:

phytotherapy, nurse, teaching, professor, prescribers

Abstract

This study corresponds to an integrative review on the role of the teacher and the limitations faced during the training on phytotherapy for prescribing nurses. The main objective of this research was to discuss accessible published data that described the obstacles and limitation found by professors during nursing training courses for the preparation for the nurse as prescribers for phytotherapy.

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Author Biographies

Daniela Cristina Podadera Rodrigues, Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, SP

Mestre em Ensino de Ciências e Saúde pela Universidade Anhanguera de São Paulo (2021), graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário de Santo André (2006), especialização em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva (2013) e especialista em Gestão em Enfermagem (2018) pela UNIFESP. Atualmente é docente da Universidade Anhanguera de São Paulo, atua como enfermeira matriciadora da rede de atenção secundária à saúde e é responsável pelo Núcleo de Segurança do Paciente do Ambulatório de Especialidades Médicas de Santo André. Possui experiência nas áreas de saúde coletiva, urgência e emergência, assistência ao paciente crítico, cirúrgico, oncológico e psiquiátrico com ênfase em Gestão de Enfermagem e Gerenciamento de serviços de saúde. Bolsista Integral do Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Saúde.

Julia Alejandra Pezuk, Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, SP

Pesquisadora argentina-brasileira. Possui graduação em Genética pela Facultad de Ciencias Exactas, Químicas y Naturales da Universidad Nacional de Misiones, Argentina (2008), diploma validado no Brasil como Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Possui mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Área de concentração: Genética) pelo Departamento de Genética da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (2011 e 2014, respectivamente). Fez pós-doutorado em Ciências da Saúde no Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês (2014-2017). Atualmente é coordenadora e professora doutora permanente do programa de Pós-graduação Stricto Sensu de Biotecnologia e Inovação em Saúde, professora doutora permanente do programa de Farmácia e de programa de Ensino de Ciências e Saúde da Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN/SP), é membro titular do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da mesma instituição e participa do Núcleo Docente estruturante do curso de Enfermagem. Membro da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia. E é membro do CONSUN. Participa dos grupos de pesquisa Laboratório de Biologia Celular e Oncogenética/ Núcleo de prospecção tecnológica para a saúde (NPTec)/ Síntese e atividade biológica de complexos bioativos. Tem experiência nas áreas de ensino, genética, evolução, biologia celular e molecular e bioquímica. 

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Published

2022-02-27

How to Cite

Rodrigues, D. C. P., & Pezuk, J. A. (2022). The inclusion of phytotherapy on education as integrative and complementary practices for nurse training: an integrative review on the teachers’ role. Ensino, Saude E Ambiente, 14(2), 739-747. https://doi.org/10.22409/resa2021.v14i2.a43445

Issue

Section

Artigos