A inserção do ensino de fitoterapia como práticas integrativas e complementares na formação de enfermeiros: uma revisão integrativa sobre a atuação do docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2021.v14i2.a43445

Palavras-chave:

fitoterapia, enfermagem, ensino, professor, prescritores

Resumo

Este estudo corresponde a uma revisão integrativa sobre a atuação do docente e as limitações que os mesmos enfrentam para a capacitação em fitoterapia na formação de enfermeiros prescritores. O principal objetivo desta pesquisa foi discutir as informações publicadas em artigos científicos acessíveis na literatura que tratem dos empecilhos encontrados pelos professores dos cursos de enfermagem no preparo para a prescrição de fitoterapia.

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Biografia do Autor

Daniela Cristina Podadera Rodrigues, Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, SP

Mestre em Ensino de Ciências e Saúde pela Universidade Anhanguera de São Paulo (2021), graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário de Santo André (2006), especialização em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva (2013) e especialista em Gestão em Enfermagem (2018) pela UNIFESP. Atualmente é docente da Universidade Anhanguera de São Paulo, atua como enfermeira matriciadora da rede de atenção secundária à saúde e é responsável pelo Núcleo de Segurança do Paciente do Ambulatório de Especialidades Médicas de Santo André. Possui experiência nas áreas de saúde coletiva, urgência e emergência, assistência ao paciente crítico, cirúrgico, oncológico e psiquiátrico com ênfase em Gestão de Enfermagem e Gerenciamento de serviços de saúde. Bolsista Integral do Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Saúde.

Julia Alejandra Pezuk, Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, SP

Pesquisadora argentina-brasileira. Possui graduação em Genética pela Facultad de Ciencias Exactas, Químicas y Naturales da Universidad Nacional de Misiones, Argentina (2008), diploma validado no Brasil como Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Possui mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Área de concentração: Genética) pelo Departamento de Genética da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (2011 e 2014, respectivamente). Fez pós-doutorado em Ciências da Saúde no Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês (2014-2017). Atualmente é coordenadora e professora doutora permanente do programa de Pós-graduação Stricto Sensu de Biotecnologia e Inovação em Saúde, professora doutora permanente do programa de Farmácia e de programa de Ensino de Ciências e Saúde da Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN/SP), é membro titular do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da mesma instituição e participa do Núcleo Docente estruturante do curso de Enfermagem. Membro da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia. E é membro do CONSUN. Participa dos grupos de pesquisa Laboratório de Biologia Celular e Oncogenética/ Núcleo de prospecção tecnológica para a saúde (NPTec)/ Síntese e atividade biológica de complexos bioativos. Tem experiência nas áreas de ensino, genética, evolução, biologia celular e molecular e bioquímica. 

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Publicado

2022-02-27

Como Citar

Rodrigues, D. C. P., & Pezuk, J. A. (2022). A inserção do ensino de fitoterapia como práticas integrativas e complementares na formação de enfermeiros: uma revisão integrativa sobre a atuação do docente. Ensino, Saude E Ambiente, 14(2), 739-747. https://doi.org/10.22409/resa2021.v14i2.a43445

Edição

Seção

Artigos