The inclusion of phytotherapy on education as integrative and complementary practices for nurse training: an integrative review on the teachers’ role

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2021.v14i2.a43445

Keywords:

phytotherapy, nurse, teaching, professor, prescribers

Abstract

This study corresponds to an integrative review on the role of the teacher and the limitations faced during the training on phytotherapy for prescribing nurses. The main objective of this research was to discuss accessible published data that described the obstacles and limitation found by professors during nursing training courses for the preparation for the nurse as prescribers for phytotherapy.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Daniela Cristina Podadera Rodrigues, Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, SP

Mestre em Ensino de Ciências e Saúde pela Universidade Anhanguera de São Paulo (2021), graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário de Santo André (2006), especialização em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva (2013) e especialista em Gestão em Enfermagem (2018) pela UNIFESP. Atualmente é docente da Universidade Anhanguera de São Paulo, atua como enfermeira matriciadora da rede de atenção secundária à saúde e é responsável pelo Núcleo de Segurança do Paciente do Ambulatório de Especialidades Médicas de Santo André. Possui experiência nas áreas de saúde coletiva, urgência e emergência, assistência ao paciente crítico, cirúrgico, oncológico e psiquiátrico com ênfase em Gestão de Enfermagem e Gerenciamento de serviços de saúde. Bolsista Integral do Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Saúde.

Julia Alejandra Pezuk, Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, SP

Pesquisadora argentina-brasileira. Possui graduação em Genética pela Facultad de Ciencias Exactas, Químicas y Naturales da Universidad Nacional de Misiones, Argentina (2008), diploma validado no Brasil como Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Possui mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Área de concentração: Genética) pelo Departamento de Genética da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (2011 e 2014, respectivamente). Fez pós-doutorado em Ciências da Saúde no Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês (2014-2017). Atualmente é coordenadora e professora doutora permanente do programa de Pós-graduação Stricto Sensu de Biotecnologia e Inovação em Saúde, professora doutora permanente do programa de Farmácia e de programa de Ensino de Ciências e Saúde da Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN/SP), é membro titular do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da mesma instituição e participa do Núcleo Docente estruturante do curso de Enfermagem. Membro da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia. E é membro do CONSUN. Participa dos grupos de pesquisa Laboratório de Biologia Celular e Oncogenética/ Núcleo de prospecção tecnológica para a saúde (NPTec)/ Síntese e atividade biológica de complexos bioativos. Tem experiência nas áreas de ensino, genética, evolução, biologia celular e molecular e bioquímica. 

References

AZEVEDO, Cissa et al. Práticas integrativas e complementares no âmbito da enfermagem: aspectos legais e panorama acadêmico-assistencial. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, v. 23, n. 2, p. 1-9, 2019. https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2018-0389

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei n. 498 de 25 de junho de 1986. Dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem, e dá outras providências. 1986. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7498.htm. Acesso em: 5 abr. 2019.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto n. 94.406 de 8 de junho de 1987. Regulamenta a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre o exercício da enfermagem, e dá outras providências. 1987. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1980-1989/d94406.htm. Acesso em 5 abr. 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria n. 971 de 03 de maio de 2006. Aprova a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde. 2006a. Disponível em: http://www.crbm1.gov.br/Portaria%20MS%20971%202006.pdf. Acesso em: 5 abr. 2019.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto n. 5.813, de 22 de junho de 2006. Aprova a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos e dá outras providências. 2006b. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5813.htm. Acesso em: 5 abr. 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria n. 886, de 20 de abril de 2010. Institui a Farmácia Viva no âmbito do Sistema Único de Saúde SUS. 2010. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2010/prt0886_20_04_2010.html. Acesso em: 5 abr. 2019.

BRASIL, Ministério da Saúde. Cadernos de atenção básica: plantas medicinais e fitoterapia na Atenção Básica. Brasília, 2012. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/miolo_CAP_31.pdf. Acesso em: 5 abr. 2019.

CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM. Resolução n. 197 de 19 de março de 1997. 1997. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/resoluo-cofen-1971997_4253.html. Acesso em: 5 abr. 2019.

CORREA, Natalia; SOARES, Maria Cristina; MUCCILLO-BAISCH, Ana Luiza. Conhecimento do tema plantas medicinais e fitoterápicos como instrumento tecnológico na formação dos acadêmicos de enfermagem. Vittale: Revista de Ciências Da Saúde, v. 30, n. 2, p. 38-36, 2018. https://doi.org/10.14295/vittalle.v30i2.7496

FEITOSA, Maria Helena et al. Inserção do conteúdo fitoterapia em cursos da área de Saúde. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 40, n. 2, p. 197-203, 2016. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n2e03092014

FIGUEREDO, Climério Avelino; GURGEL, Idê; GURGEL JUNIOR, Garibaldi. A política nacional de plantas medicinais e fitoterápicos: construção, perspectivas e desafios. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 24, n. 2, p. 381-400, 2014. https://doi.org/10.1590/S0103-73312014000200004

MACEDO, Alice. Plantas medicinais e fitoterápicos na atenção primária à saúde: contribuição para profissionais prescritores. Revista Fitos, v. 10, n. 2, p. 32-39, 2016. Disponível em: https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/481/pdf. Acesso em: 5 abr. 2019.

MENDES, Priscila Martins; ABREU, Ingrid Moura de; AVELINO, Fernanda Valéria Silva Dantas. Práticas integrativas e complementares para a (des)medicalização social: um estudo de reflexão. Revista Uningá, v. 56, n. 6, p. 116-122, 2019. Disponível em: http://revista.uninga.br/index.php/uninga/article/view/2949. Acesso em: 5 abr. 2019.

PIMENTA, Marcos Luciano et al. A utilização da fitoterapia e plantas medicinais como prática terapêutica pela visão de estudantes de enfermagem. Conexão Ciência (Online), v. 14, n. 3, p. 19-28, 2019. https://doi.org/10.24862/cco.v14i3.952

RIBEIRO, Luiz Henrique. Análise dos programas de plantas medicinais e fitoterápicos no Sistema Único de Saúde (SUS) sob a perspectiva territorial. Ciênc. saúde coletiva, v. 24, n. 5, p. 1733-1742, 2019. https://doi.org/10.1590/1413-81232018245.15842017

SILVA, Luana; LIMA, Indiara; BASTOS, Rodrigo. Terapias complementares e integrativas: conhecimento e utilização pelos docentes do curso de enfermagem de uma instituição pública. Revista de Saúde Coletiva Da UEFS, v. 5, n. 1, p. 40-45, 2015. https://doi.org/10.13102/rscdauefs.v5i1.1008

SJÖSTEDT, Cecilia et al. Socio-demographic factors and long-term use of benzodiazepines in patients with depression, anxiety or insomnia. Psychiatry Research, v. 249, n. 1, p. 221-225, 2017. https://doi.org/10.1016/j.psychres.2017.01.046

Published

2022-02-27

How to Cite

Rodrigues, D. C. P., & Pezuk, J. A. (2022). The inclusion of phytotherapy on education as integrative and complementary practices for nurse training: an integrative review on the teachers’ role. Teaching, Health and Environment, 14(2), 739-747. https://doi.org/10.22409/resa2021.v14i2.a43445

Issue

Section

Articles