Socioenvironmental subject matter and school in the state of Amazonas (AM), Brazil
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a47066Keywords:
socio-environmental problems, environmental education, science teaching, dissertative textual analysis, scienceAbstract
The aim of this study was to understand the relationship between socio-environmental issues and science teaching at school. To this end, the descriptive exploratory method was adopted, which favors getting closer to the object of study. The analyses were conducted using the Textual Discourse Analysis (TDA) technique. The methodological procedures included the following stages: 1) submission to the Research Ethics Committee (CEP); 2) bibliographical research; 3) technical visits. The results show that the articulation of socio-environmental themes with scientific concepts and local reality still faces challenges. This is due to the curriculum's emphasis on isolated concepts, to the detriment of establishing meaningful dialogues with local reality.
Downloads
References
AMAZONAS. Referencial Curricular Amazonense. Diário Oficial do Estado do Amazonas, Manaus, p. 10-14, 14 nov. 2019. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/pdf/mpb-098-2019_60d9973e42ee0.pdf. Acesso em: 28 out. 2024.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei n.º 9.605 de 12 de fevereiro de 1998. Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9605.htm. Acesso em: 17 dez. 2023.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007. Estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico; cria o Comitê Interministerial de Saneamento Básico; altera as Leis nos 6.766, de 19 de dezembro de 1979, 8.666, de 21 de junho de 1993, e 8.987, de 13 de fevereiro de 1995; e revoga a Lei nº 6.528, de 11 de maio de 1978. (Redação pela Lei nº 14.026, de 2020). Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Lei/L11445.htm. Acesso em: 19 dez. 2023.
CALLEGARIO, Laís Jubini et al. As Imagens Científicas como Estratégia para a Integração da História da Ciência no Ensino de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 835–852, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4528. Acesso em: 10 dez. 2023.
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
CARVALHO, Luiz. Amazônia: espectros da globalização. Manaus: Universidade Federal do Amazonas, 2009.
GIL, Antônio. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GUIMARÃES, Mauro. A dimensão ambiental na educação. 12. ed. Campinas, SP: Papirus, 2015.
GUIMARÃES, Mauro; GRANIER, Noeli Borek; EDER, Sofia. A experiência significativa do ser mais ambiental na “comvivência pedagógica” – encontros em Paulo Freire. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 14, n. esp., p. 575-595, 14 dez. 2021. https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a50720
LEFF, Enrique. Racionalidade ambiental: a reapropriação social da natureza. Tradução de Luís Carlos Cabral. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
MEDEIROS, Tânia Maria Cortêz de. Filmes como recurso didático em uma perspectiva socioambiental amazônica no Ensino de Ciências no 4º ano do Ensino Fundamental. 2020. 170 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2020.
MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação (Bauru), v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003. https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000200004
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2011.
REIGOTA, Marcos. Meio Ambiente e Representação Social. São Paulo: Cortez, 2010.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira; MORTIMER, Eduardo Fleury. Uma análise de pressupostos teóricos do Enfoque C-T-S (Ciência -Tecnologia -Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 2, p. 1-23, 2000.
SILVA, Raynara Sobrinho; VASCONCELOS, Elizandra Rego. Desenvolvimento, sustentabilidade e ambiente na visão de professores de Ciências do município de Codajás- AM. Revista Monografias Ambientais, v. 19, e13, 2020. https://doi.org/10.5902/2236130842788
SOARES, Guilherme Araújo; TRINDADE, Luana Dias; DOLZANE, Maria Ione Feitosa. Reflexões sobre a educação brasileira: a implementação do Novo Ensino Médio e seus impactos na juventude amazonense. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. e-rte331202441, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/68598. Acesso em: 28 out. 2024.
SULAIMAN, Samia Nascimento. Educação ambiental, sustentabilidade e ciência: o papel da mídia na difusão de conhecimentos científicos. Ciência & Educação (Bauru), v. 17, n. 3, p. 645-662, 2011. https://doi.org/10.1590/S1516-73132011000300008
VASCONCELOS, Elizandra Rego de. Questões socioambientais amazônicas, CTS e o ensino de ciências. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, [S. l.], v. 33, n. 3, p. 161-177, 2016. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5817. Acesso em: 14 dez. 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Ensino, Saude e Ambiente
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.