Why is Paulo Freire still important today?

What do Master's students say in the subject“Education and Transformation in Paulo Freire”?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a52317

Keywords:

Paulo Freire, education and transformation, teacher training, memes

Abstract

This article aims at discussing the relevance of the contribution of Paulo Freire, a  20th century thinker-educator,  to the challenges of education in the 21st century. In the centenary year of his birth, professors of the PPGEB-CAp-UERJ teach the subject "Education and Transformation in Paulo Freire", betting on the power of the author's reflection and propositions to face several  current problems. The discipline encopasses master's students enrolled in the  program itself as well as outside students. The two groups, which become one in the subject, are formed by teachers from different schools and teaching segments, especially in basic education. As one of the initial activities of the course, they are asked about the author's presence in their teacher education processes and about  their expectations of the subject. These answers are paramount to answer the article's original question. However, it also counts on the unusual: on the 100th anniversary of Freire's birth, several commemorative memes circulated through social networks, including a Whatsapp group from the discipline's class. The semiotics richness of several of them draws teachers' attention, and especially the one,presented in this article with students' written interpretation. The answers show not only the currentness of thought but also the ability of Freire's work to dialogue with challenges faced by other authors and approaches that emerged  strongly in the beginning of the twentieth one century, such as colonial pedagogy.

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Author Biographies

Jonê Carla Baião, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006). Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Graduada em Letras Português e Literatura - Faculdade de Humanidades Pedro II (1989) . Atualmente é Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, lotada no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ). Professora do Departamento de Ensino Fundamental e do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica (PPGEB/CAp-UERJ) . Está vice coordenadora do PPGEB desde julho de 2020. Atua, também, como coordenadora, na modalidade EAD, da disciplina de Monografia 2 do Consórcio CEDERJ/ CECIERJ no curso de Pedagogia UERJ, desde 2014. Faz parte do corpo editorial da Revista e-mosaico e da Revista Digital Formação em Diálogo. É membro do Grupo de Pesquisa Formação em Diálogo: narrativas de professoras, currículos e culturas (GPFORMADI), co-coordenadora da linha de pesquisa "Educação e Diferença". Tem interesse de estudo na área de Linguística, com ênfase em Ensino de Língua Materna, especialmente em Alfabetização, bem como nos seguintes temas: interseccionalidades raça, gênero e classe

Claudia Hernandez Barreiros, UERJ

Possui graduação em Pedagogia (1990), especialização em Supervisão da Educação e Orientação Educacional (2001) e mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997). Possui doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006). Atua como Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, lotada no Departamento de Ensino Fundamental do CAp/UERJ em três frentes: núcleo comum nos anos iniciais do ensino fundamental; disciplina Gestão 2 no curso de licenciatura em Pedagogia a distância (EDU-CEDERJ) e no mestrado em ensino (CAp), em disciplinas e orientação. Foi proponente e coordenou o Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica (PPGEB) nos seus primeiros 3 anos e meio de existência. Tem experiência como consultora da área de Ensino da CAPES. É fundadora e membro do corpo editorial da Revista Digital Formação em Diálogo. Tem experiência significativa nos anos inicias do ensino fundamental, assim como na formação de professores/as em nível superior. Coordena diversos projetos e cursos de extensão, como "Práticas Alfabetizadoras", "Matemática no 1º ciclo do ensino fundamental: uma abordagem cultural" e "Educação, cultura e currículo: o cotidiano dos anos iniciais do ensino fundamental", assim como o curso de aperfeiçoamento "Como lidar com a diferença na escola". É líder do Grupo de Pesquisa Formação em Diálogo: narrativas de professoras, currículos e culturas (GPFORMADI), atuando mais diretamente na linha de pesquisa "Educação e Diferença". Seus temas principais são: currículo, cotidiano escolar, didática intercultural, diferença, inclusão, alfabetização, educação matemática, emprego de TICs, EAD e bullying. Atualmente, atua como vice-diretora do CAp-UERJ. 

Andrea da Paixão Fernandes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tese: ?Memórias e Representações Sociais de Jovens e Adultos: lembranças ressignificadas da escola da infância e expectativas no retorno à escola? (2012). Mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2003) e Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH) da UERJ. É Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ). Professora do Departamento de Enino Fundamental e do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica do Instituto de Aplicação da UERJ (PPGEB/CAp-UERJ). Atua como Coordenadora da Disciplina Educação de Jovens e Adultos, no Curso de Licenciatura em Pedagogia, na modalidade EAD da Faculdade de Educação da UERJ. Atua na Assessoria do Gabinete do Reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro desde janeiro/2020. É Coordenadora Geral do Núcleo de Extensão, Pesquisa e Editoração (NEPE) do CAp-Uerj desde março/2020. Assessora do Centro de Educação e Humanidades da UERJ na gestão 2016-2019. Vice-coordenadora do PPGEB/CAp-UERJ de maio/2017 a maio/2018. Na gestão 2012-2015, foi Coordenadora Geral do NEPE / CAp-UERJ. Integrou o Co mitê de Ètica em Pesquisa da UERJ no período de 2013-2019. Foi membro do Conselho Universitário (CONSUN) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro no período 2012 / 2014. Possui artigos publicados em livros e revistas nacionais, além de material didático para a modalidade Educação a Distância. Coordena projetos de extensão universitária. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: sujeitos da Educação de Jovens e Adultos, formação de professores para a EJA, memórias, representações sociais, juventudes e relação com trabalho e educação. Atualmente pesquisa o tema memórias de atores escolares com ênfase nas juventudes e demais sujeitos da EJA.

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Published

2021-12-14

How to Cite

Baião, J. C., Barreiros, C. H., & Fernandes, A. da P. (2021). Why is Paulo Freire still important today? What do Master’s students say in the subject“Education and Transformation in Paulo Freire”?. Teaching, Health and Environment, 14(esp.), 95-120. https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp.a52317