Por que Paulo Freire ainda hoje?
O que dizem mestrandas e mestrandos na Disciplina: “Educação e Transformação em Paulo Freire”?
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a52317Palavras-chave:
Paulo Freire, educação e transformação, formação de professores, memesResumo
Este artigo indaga a pertinência da contribuição de Paulo Freire, um pensador educador do século XX, aos desafios da educação no século XXI. No ano do centenário de seu nascimento, docentes do PPGEB-CAp-UERJ ministram a disciplina “Educação e Transformação em Paulo Freire”, apostando na potência das reflexões e proposições do autor para enfrentar variados problemas da atualidade. A disciplina traz mestrandas do próprio programa e alunas especiais. Os dois grupos, que se tornam um na disciplina, são formados por professoras de diversas escolas e redes de ensino, especialmente na educação básica. Como uma das atividades iniciais do curso, são interrogadas sobre a presença do autor em seus processos de formação, assim como, sobre o que buscam na disciplina. Essas respostas são potentes para responder à pergunta original do artigo. Mas ele conta também com o inusitado: no dia do aniversário de 100 anos do nascimento de Freire, circularam vários memes comemorativos pelas redes sociais, inclusive num grupo de Whatsapp da turma da disciplina. Chama a atenção das professoras a riqueza semiótica de vários deles e, em especial de um, que é trazido neste artigo, com as interpretações escritas pelas estudantes. As respostas mostram não apenas a atualidade do pensamento, mas também a capacidade de sua obra em dialogar com desafios enfrentados por outros autores e abordagens que emergiram mais fortemente no início do século XXI, como a pedagogia decolonial.
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