Paulo Freire in dialogue with Frantz Fanon and Amilcar Cabral:

racialism, subjectivity and education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a52486

Keywords:

praxis, violence, culture, education

Abstract

As we celebrate the 100th anniversary of Paulo Freire's birth, discussions about his legacy are on the scene of the day, many of them related to theoretical-methodological disputes around his references - for some, the foundation of his work lies in the analysis of social structure and for others in the perspectives of radical humanism. In this article, the proposal is, beyond this epistemological dispute, to understand the meaning of subjectivity and racialization in Paulo Freire's texts based on the influence of Frantz Fanon and Amilcar Cabral. Therefore, we will meet the meanings of praxis, violence, culture and education in the work of these three authors

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Author Biographies

Luiza Rodrigues de Oliveira, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

Psicóloga formada pela Universidade Federal Fluminense (1992), possui Doutorado (2003) e Mestrado em Educação (1998) pela Universidade de São Paulo. Professora do Curso de Graduação em Psicologia, professora do Programa Stricto Sensu em Psicologia e Professora do Programa Stricto Sensu em Ensino de Ciências da Natureza da Universidade Federal Fluminense. Editora da Revista Ensino, Saúde e Ambiente. Áreas de pesquisa: Ensino de Ciências, Psicologia do Desenvolvimento Humano e Educação Antirracista. Integra o Coletivo de Professoras/es Negras/os, Ativistas e Militantes Antirracistas da UFF (ENUFF) e o Coletivo de Intelectuais Negras e Negros do País (CDINN). 

Fatima Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Antropóloga.Feminista alinhada ao Feminismo Negro, decolonial e Anti-Colonial. Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro/IMS/UERJ.Pós Doutora em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/PPGAS do Museu Nacional/UFRJ Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro/Macaé. Professora do Programa Interdisciplinar de Pós Graduação em Linguística Aplicada- PIPGLA da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. Professora do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico - Raciais/ CEFET/RJ. É autora do livro "Corpos, Gêneros, Sexualidades - políticas de Subjetivação" publicado pela Editora Rede Unida .Atua no campo das Ciências Humanas e Sociais e nos estudos de linguagens, discursos e narrativas, principalmente com os seguintes temas: Raça, Gênero, Sexualidade, Teorias Feministas ( com ênfase nos feminismos negros e decoloniais), Processos Políticos de Subjetivação e Estudos e Pesquisas com os grupos ditos subalternizados.

Abrahão de Oliveira Santos, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1991), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica-Psicanálise) pela PUC-SP (1997) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica-Subjetividade) pela PUC-SP (2003), orientado pelo prof. Dr. Peter Pál Pelbart. Concluiu estágio de pós-doutoramento na PUC-SP, em 2007, sob supervisão do Prof. Dr. Luiz Benedito Orlandi. Pós-doutorando concluído em 2016, com o projeto "Subjetividade, práticas de cuidar nas religiões de matriz africana e questão negra", no Museu Nacional/UFRJ, sob a orientação do prof. Dr. Márcio Goldman. Supervisor clínico-institucional do Programa de Capacitação do Ministério da Saúde para Centro de Atenção Psicossocial de 2006 a 2008. É professor Associado do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, no setor de Psicologia Social, onde atua como docente na graduação em Psicologia, membro do Programa de Pós Graduação em Psicologia-UFF, coordena o Kitembo - Laboratório de Estudos da Subjetividade Cultura Afro-Indígena-Brasileira; criou a perspectiva da "Gestão Coletiva dos Sonhos". Dedica-se à campo da insurgência contracolonial e produção de subjetividades insurgente, numa reunião de comunidades tradicionais, favelas e relações étnico-raciais; nesse sentido realizou o evento: III Encontro Kitembo: Povos Afro-indígenas, saberes tradicionais e pesquisa em diálogo com a universidade, em novembro/2017. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7741-3020.

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Published

2021-12-14

How to Cite

Oliveira, L. R. de, Lima, F., & Santos, A. de O. (2021). Paulo Freire in dialogue with Frantz Fanon and Amilcar Cabral:: racialism, subjectivity and education. Teaching, Health and Environment, 14(esp.), 410-426. https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp.a52486