This is an outdated version published on 2022-12-07. Read the most recent version.

Synchrotron Light Promoting the Decolonial Spin

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i2.a54197

Keywords:

Escola Sirius, luz síncrotron, decolonialidade, ensino de física, formação de professores

Abstract

This article is an excerpt from a qualitative doctoral research, aiming, initially, to investigate how continuing education courses help teachers in the area of exact sciences to transform their teaching practices, through the valorization of their knowledge and the possibilities of reflection and learning. By analyzing the discourse of the subjects participating in a continuing education course for teachers, it was noticed that, in their imagination, there was an exclusive place for the production of significant knowledge and that this type of perception effectively collaborated to make Brazilian scientific contributions invisible. The empirical data were produced by participant observation during the Sirius School for High School Teachers (ESPEM) offered in person in the years 2019 and 2020, from the narratives of the participating subjects. The results indicate an epistemological subalternization through discourses that exalt the scientific production of European countries and that erase the Brazilian scientific production. The analyzes also indicate the role of ESPEM in promoting a decolonial turn.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Vitor Acioly, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

É professor do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense, com pesquisas na área de Ensino de Física. Fez pós-doutorado no Instituto de Física da UFRJ (2022), doutorado em Ensino de Física pela UFRJ (2021), mestrado em Ensino de Ciências da Natureza pela UFF (2015), e possui graduação em Licenciatura em Física pela UFRJ (2011). De 2017 a 2019, participou de atividades em Genebra, na Organização Europeia para Pesquisas Nucleares (CERN), no curso de Física de Partículas na ESCOLA CERN (2017), e realizando atividades de campo levando 55 estudantes do ensino médio ao CERN (2018 e 2019). Faz parte do comitê de organização da Escola Sirius para Professores de Ensino Médio (ESPEM), representando a Sociedade Brasileira de Física (SBF) no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Possui 16 anos de experiência como professor do ensino médio em escolas públicas e particulares de ensino médio, além de cursos livres (preparatórios para ingresso nas universidades e áreas militares). Coordenou cursos regulares de aplicação de física moderna e contemporânea para alunos de ensino médio. Trabalhou na Secretaria de Estado de Educação do Governo do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ), como professor de física no ensino médio regular, nos programas de formação de professores e nos programas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Atua na Divulgação Científica e transferência de conhecimento para a sociedade: no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Nanodispositivos Semicondutores (INCT-DISSE); como colaborador em um projeto de Divulgação Científica para a formação de professores de ciências (Física, Química, Biologia e Matemática) que aplica diferentes conceitos da Ciência Moderna, em especial da Física Moderna e Contemporânea, proposto pelo South American Institute for Fundamental Research (ICTP-SAIFR); e como colaborador na Casa da Descoberta. É líder do Laboratório de Pesquisa em Ensino e Divulgação da Ciência (LAPED), cujo objetivo é realizar pesquisas na área de Ensino de Física, pesquisas na área de Divulgação Científica e a realização de ações de divulgação científica priorizando a conexão com a educação básica e a formação docente. 

Rodrigo Morais, Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Possui Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física pelo PEMAT-IM-UFRJ (2019). Mestrado em Ensino de Física pelo PEF-IF-UFRJ (2014). É Bacharel em Física pela Universidade do Rio de Janeiro (2011). Possui Licenciatura Plena em Física pela Uiversidade Estadual do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é servidor público, atuando como professor de Física pela Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro. É vinculado ao Projeto Alternativo Pré Vestibular do Sindicato das Universidades Públicas do Estado do Rio de Janeiro como Coordenador da Equipe de Física e professor Voluntário de Física. Tem experiência na área de Ensino de Física, com ênfase em História e Filosofia da Física. Desenvolve atualmente pesquisa em decolonialidade do ensino de física, racismo epistêmico e epistemicídio.

Antonio Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1992), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1993), doutorado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(1999), pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2004), pós-doutorado pela University of Missouri System(2003), pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2000), pós-doutorado pela Canadian Light Source(2016), curso-tecnico-profissionalizante em Material Bélico pelo Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Rio de Janeiro(1987), ensino-fundamental-primeiro-graupelo Colegio Pedro II(1983) e ensino-medio-segundo-graupelo Colegio Pedro II(1986). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Revisor de periódico da Nuclear Instruments & Methods in Physics Research. Section B. Beam Interact, Revisor de periódico da Journal of Physics. B, Atomic Molecular and Optical Physics, Revisor de periódico da Journal of Electron Spectroscopy and Related Phenomena, Adjunct Professor (Courtesy appointment) da University of Missouri-Rolla, Revisor de periódico da European Journal of Physics, usuário do Labortório Nacional de Luz Síncrotrn, Revisor de periódico da Revista Brasileira de Ensino de Física (Impresso), coordenador de disciplina do Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, Membro de corpo editorial da Physical Chemistry, Revisor de periódico do Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista - ENCITEC, Revisor de periódico da British Journal of Education, Society & Behavioural Science, Revisor de periódico da International Journal of Science and Technology Education Research, Revisor de periódico da American Chemical Science Journal, Revisor de periódico da British Journal of Applied Science & Technology, Revisor de projeto de fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Revisor de projeto de fomento do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Revisor de projeto de fomento do Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, Revisor de projeto de fomento do Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, Revisor de projeto de fomento do Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso, Revisor de projeto de fomento da Agencia Nacional de Promoción Científica y Tecnológica, Revisor de projeto de fomento do Fondo para la Investigación Científica y Tecnológica, Membro de corpo editorial da Asian Journal of Research and Reviews in Physics, Membro de corpo editorial da REVISTA CADERNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, Revisor de periódico da REVISTA CADERNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, Revisor de periódico da JOURNAL OF THE CHEMICAL SOCIETY OF PAKISTAN, Revisor de periódico do ENSINO & PESQUISA e Membro de corpo editorial da Quarks: Brazilian Electronic Journal of Physics,. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Atômica e Molecular. Atuando principalmente nos seguintes temas:colisões íon-átomo, ionização múltipla, target ionization, espectrometria de massa.

References

ACIOLY, Vitor; PICORETI, Renan; ROCHA, Túlio; AZEVEDO, Gustavo; SANTOS, Antonio. A luz síncrotron iluminando a formação de professores. A Física na Escola, v. 18, nº 2 de 2020. Disponível em: http://www1.fisica.org.br/fne/phocadownload/Vol18-Num2/FNE-18-2-200607.pdf Acesso em: 5 fev. 2021.

ACIOLY, Vitor; PAIVA, Thereza; AZEVEDO, Gustavo; ROCHA, Túlio; PICORETI, Renan; SANTOS, Antonio. Shedding Synchrotron Light on teacher training. Phys. Educ. 56 035021. https://doi.org/10.1088/1361-6552/abeac6

ANGROSINO, Michel. Etnografia e observação participante. Porto Alegre: Artmed, 2009.

ARAGÃO, Jorge. Coisa de Pele. Rio de Janeiro: Som Livre, 1986.

BALLENTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, maio – agosto, n. 11, p. 89-117, 2013. https://doi.org/10.1590/S0103-33522013000200004

BODGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knop. Qualitative research for education: an introduction to theories and methods, 5. ed. Boston: Pearson, 2006.

CNPEM. Disponível em: http://cnpem.br/. Acesso: 21 de abril 2022.

CREASE, Robert; MARTIN, Joseph; STALEY, Richard. Decolonizing Physics: Learning from the Periphery. Phys. Perspect. 21, 91–92, 2019. https://doi.org/10.1007/s00016-019-00240-1

FERREIRA DA SILVA, Dione Aparecido; MORAIS Rodrigo; DE ALMEIDA, Viviane Morcelle; OSSOFO Adubo Atumane; DE OLIEIRA Thais Guimarães; SANTOS, Antonio Carlos Fontes dos; Identidades de gênero e de raça nas trajetórias acadêmicas em ciências exatas. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 27, p. 582-604, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/7179. Acesso em: 10 jan. 2021.

GARNICA, Antonio Vicente Marafioti; Algumas notas sobre pesquisa qualitativa e fenomenologia. Interface. São Paulo, agosto de 1997, p. 109-122, 1997. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/250988766_Algumas_notas_sobre_pesquisa_qualitativa_e_fenomenologia Acesso em: 10 fev. 2021.

GUERREIRO RAMOS, Alberto. Introdução crítica à sociologia brasileira. Rio de Janeiro: editora UFRJ 1995.

LNLS. CNPEM. Disponível em: https://www.lnls.cnpem.br/o-lnls/projeto-e-construcao/. Acesso: 12 de fev. de 2021.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2011.

LEMOS, Marcelo Rodrigues. Modernidade & Colonialidade: uma crítica ao discurso científico hegemônico. Curitiba: Appris, 2019.

MALDONADO-TORRES, Nelson. "Sobre La colonialidad del ser: contribuciones al desarrollo de un concepto", em Castro-Gómez, Santiago & Grosfoguel, Ramon (coords.) El giro decolonial: reflexiones para uma diversidad epistêmica más alládel capitalismo global. Bogotá: Siglodel Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos, Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007.

MATOS, Diego; Quintaneiro, Wellerson; Lugares de Resistência na Formação Inicial de Professores: Por Matemática(s) Decoloniais, Perspectivas da Educação Matemática, INMA/UFMS, v. 12, n. 30, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/9613 Acesso em: 13 fev. 2021.

MATTOS, Carmem Lúcia Guimarães. A abordagem etnográfica na investigação científica. In Mattos, CLG.,and Castro, PA., orgs. Etnografia e educação: conceitos e usos [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2011. p. 49-83. ISBN 978-85-7879-190-2. Available from SciELO Books, 2011. Disponível em: https://books.scielo.org/id/8fcfr/pdf/mattos-9788578791902-03.pdf Acesso em: 10 mar. 2021.

MIGNOLO, Walter. Desobediência epistêmica: a opção descolonial e o significado de identidade em política. Cadernos de Letras da UFF–Dossiê: Literatura, língua e identidade, v. 34, p. 287-324, 2008. Disponível em: https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33191 Acesso em: 20 fev. 2021.

MORAIS, Rodrigo Fernandes. Identidades racializadas e a atitude de negras(os) frente à física. 2019. Tese (Doutorado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: https://pemat.im.ufrj.br/index.php/pt/producao-cientifica/teses/2019/59-identidades-racializadas-e-a-atitude-de-negras-os-frente-a-fisica Acesso em: 1 fev. 2021.

MORAIS, Rodrigo Fernandes; SANTOS, Antonio Carlos Fontes dos; Lewis Howard Latimer e sua história aprisionada. Física na Escola. V. 15, p. 19, 2017. Disponível em: http://www1.fisica.org.br/fne/phocadownload/Vol15-Num2/a04.pdf . Acesso em: 7 fev. 2021.

MORAIS, Rodrigo Fernandes; SANTOS, Antonio Carlos Fontes dos; A importância de um currículo com elementos afrocentrados para a constituição de uma visão epistemológica menos eurocentrada. Revista Exitus, v. 9, N° 4, p. 66 – 94, 2019. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1005 Acesso em: 14 fev. 2021.

QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In:LANDE, E. (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Clacso, p.107-130, 2005.

Published

2022-12-07

Versions

How to Cite

Acioly, V., Morais, R., & Santos, A. (2022). Synchrotron Light Promoting the Decolonial Spin. Teaching, Health and Environment, 15(2), 317-332. https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i2.a54197

Issue

Section

Articles