Social Support and the Academic Experience of Black Students at the University of São Paulo: A Qualitative Analysis

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a58774

Keywords:

social support, university, black students, academic success, intersectionality

Abstract

The permanence of black students is a significant challenge, as they face various social barriers, such as prejudice and ethnic-racial discrimination; financial difficulties; lack of emotional support, among other factors. This qualitative study analyzed social support for black students at a public university. We interviewed 51 black students from the University of São Paulo (USP) between 18 and 41 years old, 25 men, 25 women and 01 non-binary. The results revealed that USP's permanence policy offers limited social support, especially due to the low value of financial assistance. However, black student collectives are seen as a satisfying social support, providing a sense of belonging and resistance. The academic experience of black women suggests more importance for affective support, while black men, instrumental support, such as access to tangible resources. The only non-binary student demonstrated a complex interaction with the available social supports, as well as the other participants, exhibiting ambivalence towards institutional support and actively seeking informational and emotional support in academic collectives. The results indicate the importance of different types of social support (emotional, instrumental, informative) for the well-being and academic success of black men, women, and non-binary students.

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Author Biographies

Carlos Vinicius Gomes Melo, Universidade São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Psicólogo (CRP03/6732). Doutor em Psicologia Social (USP) e Mestre em Psicologia Social e do Trabalho (UFBA), é também Especialista Lato Sensu em Psicoterapia Analítica (IJBA) e em Saúde Coletiva (IBPEX). Atualmente, é pós-doutorando no Instituto de Energia e Ambiente da USP (IEE-USP), atuando na Equipe Técnica do Plano Diretor da Cidade Universitária da USP, Campus Butantã. É também professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social do Instituto de Psicologia da USP. Realizou estágio de Pós-Doutorado no Instituto de Psicologia da USP, com auxílio de bolsa FAPESP, integrando o Grupo de Pesquisa Psicologia e Relações Étnico-raciais, onde atuou como vice-coordenador e gerente do Projeto de Pesquisa "Limites e possibilidades para o bem viver de estudantes negros em instituições de ensino superior: o caso da USP". Idealizador e CEO da deeptech EduWellTech, uma ferramenta digital criada para avaliar e monitorar a saúde mental de estudantes universitários, atualmente em incubação no CIETEC (IPEN-USP). Principais áreas de atuação: Pesquisa Acadêmica e Inovação Tecnológica de Impacto Social; Docência Universitária e Coordenação Acadêmica; Saúde Mental de Estudantes Universitários; Relações Étnico-raciais; Estigma, Estereótipo, Preconceito, Discriminação e Efeitos Psicossociais do Racismo; Representações Sociais; Psicoterapia; Sistema Conselhos de Psicologia; Redução de Danos; Assistência Social. Email: cvgmelo@usp.br Telefone: +55 71 99132-9113 / +55 11 94440-9113ORCID: [https://orcid.org/0000-0002-3754-8905](https://orcid.org/0000-0002-3754-8905) MyResearcherID: [https://publons.com/researcher/3195255/carlos-vinicius-melo/](https://publons.com/researcher/3195255/carlos-vinicius-melo/)

Mariana Martha Cerqueira Silva, Universidade São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

É Professora Substituta do Departamento de Ciências Humanas e Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba. Graduada em Pedagogia (2006) pela Universidade de São Paulo (USP), mestre (2014) e doutora (2021) em Educação pela UFSCar. Desenvolveu estágio doutoral no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em Portugal. Desenvolveu pesquisa de pós-doutorado no Instituto de Psicologia da USP (2023), com auxílio de bolsa FAPESP (Processo n. 2022/02481-5). Compõe a equipe da Comissão de Trabalho Mista do Município de Sorocaba (2020-2021; 2023-2024). Integrou o Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Sorocaba (2011-2012) . Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão na área das relações étnico-raciais da Ed. Básica ao Ens. Superior. Atua na vice-líderança do Grupo de Pesquisa Educação, Territórios Negros e Saúde (ETNS-UFSCar); integrante do Grupo de Pesquisa Psicologia e Relações Étnico-raciais (IPUSP) e da Coletiva Corpos Insubmissos. Atua em projetos, estudos e pesquisas voltados à temática da Diversidade, Educação para Relações Étnico-Raciais, Currículo e Movimentos Sociais. Tem experiência na docência e coordenação/orientação pedagógica de instituições educacionais de âmbito público, privado e em organizações não-governamentais.

Karen Cristine Matos Santana, Universidade São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Mestranda em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da USP (IPUSP). Possui graduação em Psicologia pela Fundação Santo André (2019). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Clínica. Atualmente, integra o grupo de pesquisa Psicologia e Relações Étnico-raciais, no qual é bolsista com auxílio FAPESP no projeto: Limites e possibilidades para o bem viver de estudantes negros em instituições de ensino superior.

Alessandro de Oliveira dos Santos, Universidade São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Professor Associado do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), onde é orientador de mestrado e doutorado, supervisor de pós-doutorado e coordenador do Grupo de Pesquisa Psicologia e Relações Étnico-Raciais. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de intercultura e raça-etnia com ênfase nos temas: diversidades, direitos humanos, preconceito e discriminação, planejamento em saúde comunitária, tecnologias de intervenção psicossocial, monitoramento e avaliação de programas/projetos sociais. É pesquisador associado do Grupo de Pesquisa das Periferias - nPeriferias do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e do Núcleo de Estudos para Prevenção da Aids (NEPAIDS) da USP. Colabora com o convênio de intercâmbio internacional do Instituto de Psicologia da USP com a The Chicago School of Professional Psychology e com a iniciativa Future 17 The Sustainable Development Goals Challenge Program da University of Exeter e QS Impact. Recebeu a Comenda Castro Alves da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores por sua dedicação a área de intercultura e raça-etnia. Foi assessor ad hoc do Escritório de Saúde Mental da USP (2019-2021), presidente da Comissão Coordenadora da Pós-Graduação do Instituto de Psicologia da USP (2018-2020), professor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2004-2010) e professor visitante na Universidade Federal de Rondônia (2013-2018), Universidade Federal do Pará (2016) e no College of Liberal Arts, University of Texas-Austin (2018). Identificador Web of Science (Researcher ID): F-1715-2013. Identificador: ORCID: 0000-0002-5261-0332. Identificador Scopus: 55448121000.

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Published

2024-07-07

How to Cite

Melo, C. V. G., Silva, M. M. C., Santana, K. C. M., & Santos, A. de O. dos. (2024). Social Support and the Academic Experience of Black Students at the University of São Paulo: A Qualitative Analysis. Teaching, Health and Environment, 17, Publicado em 7/7/2024. https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a58774

Issue

Section

Dossiê Interseccionalidades