CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE ECOSSISTEMAS DE MANGUEZAL: O CASO DE UM COLÉGIO PÚBLICO DO RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2010.v3i2.a21108Resumen
Esta pesquisa, de caráter exploratório, tem como objetivo principal levantar e analisar as concepções de alunos do ensino fundamental de um colégio público estadual (localizadona cidade de Maricá) sobre o ecossistema de manguezal. Por se tratar de um ambiente que sofre grande influência de ações antrópicas, pode fornecer elementos para abordagem do tema Meio Ambiente, conteúdo obrigatório na disciplina de ciências e
tema transversal nos PCN. As concepções dos alunos sobre o ecossistema foram levantadas por meio de um questionário semi-estruturado e estes analisados qualiquantitativamente.
Os resultados apontam que os alunos demonstraram ter um
conhecimento parcialmente satisfatório a insatisfatório sobre manguezal, o que faz com que grande parte deles não conheça a importância do manguezal. Os dados deste
trabalho podem ser utilizados para orientar futuras intervenções educativas e trabalhos de educação ambiental neste colégio.
Palavras-chave: Educação em ciências, educação ambiental, ensino fundamental, manguezal, concepções.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.