Proposta de um jogo de tabuleiro como recurso para a mediação didática do tema aquecimento global no ensino médio

Autores/as

  • Alexandre Lobato Instituto Federal de Educação do Rio de Janeiro - IFRJ
  • Elaine Alves Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro - SEEDUC/RJ
  • Daniel Medina Faculdades São José

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21166

Resumen

A abordagem de temas controversos nas aulas de Ciências da Natureza, muitas vezes não corresponde ao esperado pelo professor, devido às dificuldades encontradas na mediação de conteúdos. Além disso, a falta de recursos didáticos colabora para uma realidade onde o desenvolvimento de métodos de ensino seja um grande desafio. A partir deste quadro foi produzido um jogo didático de tabuleiro do tipo “trilha”, que permite ao professor inserir o tema “Aquecimento global” na sala de aula, abordando os conteúdos curriculares pertencentes ao assunto, e as discussões sobre comportamento e consumo, tão importantes para o desenvolvimento da capacidade crítica do aluno. Em sua proposta, o jogo pretende modificar a sala de aula num ambiente capaz de despertar no estudante um novo interesse pela vivência escolar, proporcionada pela compreensão mais ampla sobre a temática ambiental.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2014-07-13

Cómo citar

Lobato, A., Alves, E., & Medina, D. (2014). Proposta de um jogo de tabuleiro como recurso para a mediação didática do tema aquecimento global no ensino médio. Enseñanza, Salud Y Ambiente, 7(1). https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21166