O CONCEITO DE GENOMA NA PERSPECTIVA DE DISCENTES DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS LOCALIZADAS EM ÁREAS CARENTES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Autores/as

  • Juliana Macedo Nascimento FIOCRUZ
  • Rosane Moreira Meirelles FIOCRUZ/UNIFOA

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21169

Resumen

Nos últimos anos, a educação pública brasileira tem sido diagnosticada como uma das piores no ranking mundial, o que pode ser constatado em estudos que mostram a defasagem do ensino ministrado em sala de aula frente aos conhecimentos científicos em constante atualização. Paralelamente, pesquisas têm mostrado que conhecimentos dos discentes sobre temas em genética são embasados, sobretudo, em ideias midiáticas que muitas vezes se encontram distantes do conhecimento científico atualizado. Este artigo teve por objetivo apresentar as perspectivas de discentes sobre o tema Genoma. Para essa investigação, foram coletados dados através de questionários e entrevistas com discentes do 1º e 3º Ano do Ensino Médio de quatro escolas públicas localizadas em áreas carentes do Estado do Rio de Janeiro. Os resultados apontam para o fato de é preciso mitigar a distância que se evidencia entre os avanços da ciência e o ensino de Biologia, na perspectiva da aprendizagem significativa e na melhoria da qualidade de vida dos discentes.

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Publicado

2014-07-13

Cómo citar

Nascimento, J. M., & Meirelles, R. M. (2014). O CONCEITO DE GENOMA NA PERSPECTIVA DE DISCENTES DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS LOCALIZADAS EM ÁREAS CARENTES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Enseñanza, Salud Y Ambiente, 7(1). https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21169