O CARAMUJO AFRICANO (ACHATINA FULICA), PERIGOS PARA A SAÚDE E O MEIO AMBIENTE: UMA PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21179Resumen
A educação é uma importante ferramenta para entender as causas e as consequências sobre a inserção de espécies exóticas em ambientes naturais, bem como os problemas que esta ação causa ao meio ambiente e a sociedade. Este artigo busca desenvolver um diálogo com os leitores sobre a inserção de animais exóticos e os perigos para a saúde e os ecossistemas, sugerindo uma proposta de alfabetização ecológica com o tema dos animais exóticos. Os sujeitos da pesquisa foram alunos do 4° e 5° ano de Ensino Fundamental de uma escola da zona centro sul da cidade de Manaus, Amazonas. A mudança de postura frente à problemática dos organismos invasores e o reconhecimento de nossas ações cotidianas enquanto educadores e contribuintes na formação de sujeitos críticos e reflexivos resultam no constructo dos primeiros alicerces de uma Alfabetização Ecológica.
Palavras-chave: Caramujo africano, Achatina fulica, espécies exóticas, alfabetização ecológica, Amazônia.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.