PROFESSORES E O MUSEU DE BIODIVERSIDADE DO CERRADO: VÍNCULOS ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO COLETIVA DE RECURSOS LÚDICOS

Autores/as

  • Lívia Borges Santos Universidade Federal de Uberlândia
  • Daniela Franco Carvalho Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i3.a21192

Resumen

O setor educativo do Museu de Biodiversidade do Cerrado da Universidade Federal de
Uberlândia tem uma preocupação intensa em desenvolver ações que possam possibilitar o
estabelecimento de vínculos entre os professores da educação básica e o museu. Como jogos,
experimentos e brinquedos podem se constituir em recursos pedagógicos interessantes no ensino de
Ciências e na abordagem de temáticas ambientais foi desenvolvida uma proposta de oficinas de
produção de recursos lúdicos por meio de materiais reutilizáveis. Os professores foram estimulados,
através roteiros práticos, a confeccionar de forma coletiva os recursos didáticos e compartilhar suas
percepções com os pares e membros da equipe técnica do museu. O presente trabalho buscou
avaliar a receptividade dos professores em relação às oficinas. Do universo amostral de professores
participantes, 87,9% julgaram que os recursos lúdicos serão de grande interesse e participação dos
alunos na educação básica e 94,9% informaram que os recursos são de fácil elaboração e trabalho
em sala de aula, e que os utilizariam como proposta didática para abordagens diversas.

##submission.downloads##

Publicado

2014-12-29

Cómo citar

Santos, L. B., & Carvalho, D. F. (2014). PROFESSORES E O MUSEU DE BIODIVERSIDADE DO CERRADO: VÍNCULOS ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO COLETIVA DE RECURSOS LÚDICOS. Enseñanza, Salud Y Ambiente, 7(3). https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i3.a21192

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a

Nota: Este módulo requiere de la activación de, al menos, un módulo de estadísticas/informes. Si los módulos de estadísticas proporcionan más de una métrica, selecciona una métrica principal en la página de configuración del sitio y/o en las páginas de propiedades de la revista.