UNIDADE DIALÉTICA NO FAZER DOCENTE - AÇÃO E REFLEXÃO –REGISTROS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2016.v9i3.a21230Resumen
O Ensino de Ciências se constitui numa prioridade para os anos iniciais do Ensino Fundamental, na medida em que pode promover, a partir da mediação docente, conhecimentos e habilidades que contribuirão para a aquisição de conceitos científicos, formação da cidadania, análise crítica da realidade, permitindo escolhas e tomadas de decisão numa concepção dialética de mundo, onde os atores sociais produzem saberes. Diante disso, este artigo teve o objetivo de analisar e registrar orientações pedagógicas na primeira fase da Educação Básica, a fim de contribuir para a efetivação do Ensino de Ciências Naturais, tendo em vista uma experiência de campo, com observação participante, numa escola municipal de Barra Mansa. Tal pesquisa possibilitou, mediante o exercício da práxis pedagógica, ao trabalhar com conceitos da ciência utilizando como aporte a música e a poesia para a construção do pensamento científico, o olhar investigativo, a reflexão crítica da natureza, da vida, da sociedade e da tecnologia, para sujeitos alunos na tenra idade.Palavras-chave: Práxis Pedagógica, Ensino de Ciências, Anos Iniciais do Ensino FundamentalDescargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.