USO DE CARTILHA EDUCACIONAL SOBRE DIABETES MELLITUS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores/as

  • Lídia Maria Henrique Ramos Departamento de Enfermagem, Universidade Estadual da Paraíba, 58429-500, Campina Grande-PB, Brasil
  • Robson Fágner Ramos de Araújo Universidade Federal de Sergipe/Núcleo de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática.

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i3.a21271

Resumen

O presente estudo teve por objetivo a construção e inserção de uma cartilha educativa com noções básicas sobre Diabetes Mellitus, como estratégia educacional no auxílio das atividades educativas prestadas por profissionais de saúde, auxiliar na reflexão sobre recursos didático-pedagógicos nas discussões construtivas destes profissionais nos diversos espaços sociais, especialmente no espaço escolar. Trata-se, de um estudo do tipo quanti-qualitativo com a utilização da metodologia da pesquisa-ação, tal metodologia associa a ação com atividade de pesquisa e propõe que os indivíduos serão sujeitos ativos em todo o processo de desenvolvimento da pesquisa. Os sujeitos deste estudo foram 23 estudantes do 3° ano do Ensino Médio, regularmente matriculados em uma escola estadual da zona urbana da Campina Grande – PB. A coleta de dados foi utilizado dois questionários: um DKN-A, para identificar conhecimentos prévios sobre Diabetes Mellitus, e o segundo questionário semiestruturado para avaliação da cartilha. Os resultados apontam conhecimento sobre a doença, 78,25% dos estudantes obtiveram escores inferiores ou iguais a oito e 21,75% escores maiores que oito, indicando resultado insatisfatório, sendo após a inserção da cartilha apontaram um desenvolvimento de conceitos mais significativo, como também favorece a autonomia do indivíduo.

Palavras-chave: Diabetes Mellitus, cartilha educacionais, enfermagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lídia Maria Henrique Ramos, Departamento de Enfermagem, Universidade Estadual da Paraíba, 58429-500, Campina Grande-PB, Brasil

Departamento de Enfermagem, Saúde.

Robson Fágner Ramos de Araújo, Universidade Federal de Sergipe/Núcleo de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática.

Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

##submission.downloads##

Publicado

2018-01-22

Cómo citar

Ramos, L. M. H., & Ramos de Araújo, R. F. (2018). USO DE CARTILHA EDUCACIONAL SOBRE DIABETES MELLITUS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Enseñanza, Salud Y Ambiente, 10(3). https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i3.a21271

Número

Sección

Artigos