Escola, relações de dominação e experiências emancipatórias: o caso do Colégio Municipal de Pescadores de Macaé

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2020.v0i0.a40247

Resumen

O presente artigo apresenta uma reflexão sobre a possibilidade do espaço escolar se tornar um lugar de cidadania, de formação crítica e dialógica com o mundo. Tomando como ponto de partida alguns aspectos da História da Educação no Brasil e sua marca colonizadora e disciplinar, o texto busca mostrar como a escola nos dias atuais, apesar de algumas mudanças, ainda se mantém dentro de uma proposta tecnicista, conteudista e pouco problematizadora, transformando professores e alunos em sujeitos disciplinados e respondentes a programas educacionais pouco criativos e limitadores em sua reflexão. Ao final, apresentamos a experiência do projeto no Colégio Municipal de Pescadores de Macaé, como uma forma de exemplificar o que chamamos de uma escola que pensa a vida e suas práticas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Clarissa de Almeida Aguiar Ribeiro, Universidade Federal Fluminense Rio das Ostras

Fisioterapeuta e graduanda em Psicologia na Universidade Federal Fluminense – Campus Rio das Ostras.  Tem interesse no estudo dos processos de aprendizagem, considerando o indivíduo e a sociedade e desenvolve pesquisas na área de psicologia da educação.

Marcelo de Abreu Maciel, Universidade Federal Fluminense Rio das Ostras

Marcelo de Abreu Maciel. Psicólogo pela Universidade Federal da Bahia, Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da UERJ. É professor no Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense – Campus Rio das Ostras. Atualmente pesquisa questões ligadas a processos de formação na infância e adolescência.

##submission.downloads##

Publicado

2020-06-04

Cómo citar

Ribeiro, C. de A. A., & Maciel, M. de A. (2020). Escola, relações de dominação e experiências emancipatórias: o caso do Colégio Municipal de Pescadores de Macaé. Enseñanza, Salud Y Ambiente. https://doi.org/10.22409/resa2020.v0i0.a40247