A Pedagogia Freireana no contexto da EJA

a força de um pensamento inédito-viável

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a50612

Palabras clave:

pedagogia freireana, EJA, emancipação social

Resumen

Refletimos, neste trabalho, a força da pedagogia freireana no contexto da educação para pessoas jovens, adultas e idosas da EJA. O estudo realizado reconheceu, no relato de quatro professoras desta modalidade de ensino, inéditos-viáveis que evidenciam a força deste pensamento político-pedagógico. Enlaçada aos princípios de democracia, libertação e emancipação humana, assumidos e defendidos pelo educador Paulo Freire, a reflexão possibilitou-nos reconhecer e potencializar sentidos que colaboram com a dilatação da rede de saberes-fazeres-poderes dos professores da EJA e com o fortalecimento das lutas empreendidas cotidianamente por pesquisadores, agentes políticos e educadores. Eles militam e defendem esta modalidade de ensino, enquanto direito público, dever do Estado e ação necessária à emancipação social de mulheres e homens, jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à alfabetização e à escolarização inicial na infância.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Francisco Canindé da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, RN

Doutor em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade de Brasília (UnB) e Licenciado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professor Adjunto IV do Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC - Mestrado em Educação), Campus Central; no Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e no Curso de Pedagogia - Campus Avançado de Assú/RN, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professor-supervisor pedagógico na Rede Municipal de Ensino em Açu/RN, desde o ano de 1991. Temas de interesse de pesquisa são: Currículo, Formação de professores, Práticas pedagógicas, Cotidianos, História e Memória, Alfabetização e Letramentos na EJA.

Citas

BLOCH, Ernest. O princípio esperança. Trad. Nélio Schneider. Rio de Janeiro: EdUERJ, Contraponto, 2005.

BOURDIEU, Pierre. Coisas ditas. Trad. Cássia R. da Silveira e Denise Moreno Pegorim. São Paulo: Brasiliense, 2004.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Trad. Ephraim Ferreira Alves. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Trad. Aurélio Guerra Neto e Cecília Pinto Costa. São Paulo: Editora 34, 2009.

FREIRE, Paulo. Educação: o sonho possível. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues (org.). O educador: vida e morte. 12. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1982.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d’água, 1994.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

FREIRE, Paulo; FREIRE, Ana Maria Araújo. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Editora UNESP, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. 30. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros ensaios. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

MATURANA, Humberto; PAZ DAVILA, Ximena. Ética e desenvolvimento sustentável: caminhos para a construção de uma nova sociedade. Psicologia & Sociedade, 16 (2), 102-110; set/dez.2004.

MELLO, Thiago de. Faz escuro mas eu canto. 15. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Trad. Alain François [et al.]. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

##submission.downloads##

Publicado

2021-12-14

Cómo citar

Silva, F. C. da. (2021). A Pedagogia Freireana no contexto da EJA: a força de um pensamento inédito-viável. Enseñanza, Salud Y Ambiente, 14(esp.), 201-213. https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp.a50612