O pensamento de Paulo Freire
possibilidades e problematizações
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a50661Palavras-chave:
Paulo Freire, opressão, libertação, educaçãoResumo
Paulo Freire é referência local e internacional em educação popular. Este artigo analisa sua obra, questionando inicialmente de que forma os termos opressão e libertação desenvolvidos por ele poderiam subsidiar reflexões e ações na contemporaneidade. Dialogando principalmente com a literatura acadêmica publicada em inglês, também são discutidas algumas críticas à Freire e seu engajamento com os conceitos de classe, gênero e raça. Por fim, a relação entre política e educação é explorada, indicando a importância da educação problematizadora na experiencia do testemunho da diferença bem como no desenvolvimento das virtudes de abertura e humildade.
Downloads
Referências
BERMÚDEZ, A. C. Quem é Paulo Freire, educador brasileiro que virou alvo de Bolsonaro, 2019. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/noticias/2019/12/18/quem-e-paulo-freire-educador-brasileiro-que-virou-alvo-de-bolsonaro.htm. Acessado em 30 de junho de 2021.
ALLEN, R. A. Whiteness and critical pedagogy. Educational Philosophy and Theory. v. 36, n. 2, p. 121-136, 2004.
ARONOWITZ, S. Paulo Freire’s radical democratic humanism. In: MCLAREN, P.; LEONARD, P. (orgs.) Paulo Freire: A critical encounter. London: Routledge, 1993.
BARBOSA, J. A. As obras de Paulo Freire e o debate sobre gênero e raça: Aproximações e possibilidade de diálogo. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as. v. 9, n. 21, p. 37-51, 2017.
BECKER, F. Epistemologia. In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (orgs.), Dicionário Paulo Freire (2 ed., Kindle). São Paulo: Autêntica Editora, 2008.
DARDER, A. Reinventing Paulo Freire. Boulder: Westview Press, 2002.
FINDSEN, B. Freirean philosophy and pedagogy in the adult education context: The case of older adults’ learning. Studies in Philosophy and Education. v. 26, n. 6, p. 545-559, 2007.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FREIRE, P. Reading the world and reading the word: An Interview with Paulo Freire. Language Arts. v. 62, n. 1, 15-21, 1985.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido (11 ed.). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, P. Prof. Paulo Freire. Palestra realizada no auditório do CDCC, patrocinada pelo IFSC – USP, 1994. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2C518zxDAo0. Acessado em 30 de junho de 2021.
FREIRE, P. O profeta da esperança. [Entrevista concedida a] Nye Ribeiro Silva. Dois Pontos, p. 6-13, jan./fev. 1996.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa (2 ed.). São Paulo: Paz e Terra, 1997a.
FREIRE, P. A Response. In: FREIRE, P.; FRASER, J. W.; MACEDO, D.; MCKINNON, T.; STOKES; W. T. (orgs.). Mentoring the mentor: A critical dialogue with Paulo Freire. New York: Peter Lang, 1997b.
FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. São Paulo: Olho d’água, 2000.
FREIRE, P. Pedagogy of freedom: Ethics, democracy, and civic courage (Kindle). Lanham: Rowman & Littlefield Publishers, 2001.
FREIRE, P. Pedagogy of indignation. Boulder: Paradigm Publishers, 2004.
FREIRE, P. Pedagogy of the oppressed (30th anniversary ed.). New York: Continuum, 2005.
FREIRE, P. Education for critical consciousness (3 ed.). London: Bloomsbury Academic, 2013.
FREIRE, P. Pedagogia da solidariedade (1. ed.). São Paulo: Paz e Terra, 2014.
FREIRE, P. Pedagogy of hope. London: Bloomsbury Academic, 2016a.
FREIRE, P. Letters to Cristina (Kindle ed.). New York: Routledge, 2016b.
FREIRE, P.; MACEDO, D. Literacy: Reading the word and the world. South Hadley: Bergin & Garvey, 1987.
FREIRE, P.; MACEDO, D. A dialogue with Paulo Freire. In: MCLAREN, P.; LEONARD, P. (orgs.). Paulo Freire: A critical encounter. London: Routledge, 1993.
FREIRE, P.; MACEDO, D. A dialogue: Culture, language and race. Harvard Educational Review. v. 65, n. 3, p. 377-402, 1995.
FREIRE, P.; SHOR, I. A pedagogy for liberation: Dialogues on transforming education. South Hadley: Macmillan, 1987.
FREITAS, A. L. Conscientização. In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI; J. J. (orgs.). Dicionário Paulo Freire (2 ed., Kindle). São Paulo: Autêntica Editora, 2008.
HAYMES, S. N. Race, pedagogy and Paulo Freire. In: FLETCHER, S. (org.), Philosophy of Education Yearbook 2002. Urbana-Champaign: Philosophy of Education Society, 2002.
HOOKS, b. bell hooks speaking about Paulo Freire – the man, his work. In: MCLAREN, P.; LEONARD, P. (orgs.). Paulo Freire: A critical encounter. London: Routledge, 1993.
JACKSON, S. Crossing borders and changing pedagogies: From Giroux and Freire to feminist theories of education. Gender and Education. v. 9, n. 4, p. 457-468, 1997.
LADSON-BILLINGS, G. I know why this doesn’t feel empowering: A critical race analysis of critical pedagogy. In: FREIRE, P.; FRASER, J. W.; MACEDO, D.; MCKINNON, T.; STOKES; W. T. (orgs.). Mentoring the mentor: A critical dialogue with Paulo Freire. New York: Peter Lang, 1997.
LORDE, A. Age, race, class, and sex: Women redefining difference. In: Sister outsider: Essays and speeches. Freedom: Crossing Press, 1984.
MAYO, P. Gramsi, Freire and adult education: Possibilities for transformative action. London: Zed Books, 1999.
MAYO, P. Remaining on the same side of the river: A critical commentary on Paulo Freire’s later work. Review of Education, Pedagogy, and Cultural Studies. v. 22, n. 4, p. 369-397, 2000. doi: 10.1080/1071441000220404
MAYO, P. Liberating praxis: Paulo Freire’s legacy for radical education and politics. Rotterdam: Sense Publishers, 2004.
MCLAREN, P.; SILVA, T. T. Decentering pedagogy. critical literacy, resistance and the politics of memory. In: McLaren; P; Leonard, P. (orgs.). Paulo Freire: A critical encounter. London: Routledge, 1993.
MÉSZÁROS, I. The power of ideology (Ed. revisada). London: Zed Books Ltd, 2005.
ORTNER, S. B. Identities: The hidden life of class. Journal of Anthropological Research. v. 54, n. 1, p. 1-17, 1998.
PUTTI, A. “Feio, fraco e não tem resultado positivo”, diz Weintraub sobre Paulo Freire, 2020. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/educacao/feio-fraco-e-nao-tem-resultado-positivo-diz-weintraub-sobre-paulo-freire/. Acessado em 30 de junho de 2021.
REAY, D. Sociology, social class and education. In: APPLE, M. W.; BALL, S. J.; GANDIN; L. A. (orgs.). The Routledge international handbook of the sociology of education. Abingdon: Routledge, 2009.
ROBERTS, P. Rethinking conscientisation. Journal of Philosophy of Education. v. 30, n. 2, p. 179-196, 1996.
ROBERTS, P. Education, literacy, and humanization. Westport: Bergin & Garvey, 2000.
ROBERTS, P. Happiness, hope, and despair. New York: Peter Lang, 2016.
ROBERTS, P.; FREEMAN-MOIR, J. (2013). Better worlds: Education, art, and utopia. Lanham: Lexington Books.
ROMÃO, J. E. Ontologia (Freireana). In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI; J. J. (orgs.). Dicionário Paulo Freire (2 ed., Kindle). São Paulo: Autêntica Editora, 2008.
SCHUGURENSKY, D. Paulo Freire. London: Bloomsbury, 2011.
SCOTT, J. W. On language, gender, and working-class history. International Labor and Working-Class History. n. 31, p. 1-13, 1987.
SHOR, I. Education is Politics. Paulo Freire’s critical pedagogy. In: MCLAREN, P.; LEONARD, P. (orgs.). Paulo Freire: A critical encounter. London: Routledge, 1993.
TORRES, C. A.; GUTIERREZ, F.; ROMÃO, E.; GADOTTI, M.; GARCIA, W. E. (2001). Prefácio. In: FREIRE, P. Educação & atualidade brasileira. São Paulo: Cortez.
VIANA, J. (2015). Paulo Freire e o assassinato do conhecimento. Disponível em: https://www.institutoliberal.org.br/blog/paulo-freire-e-o-assassinato-do-conhecimento/
OLIVEIRA, W. F. For a pedagogy of solidarity. In: FREIRE, P.; FREIRE, A. M. A; OLIVEIRA, W. F. (orgs.). Pedagogy of solidarity. Walnut Creek: Left Cost Press, 2014.
WEILER, K. Freire and a feminist pedagogy of difference. In: McLaren, P.; LANKSHEAR, C. (orgs.). Politics of liberation: Paths from Freire. London: Routledge, 1994.
WEILER, K. Myths of Paulo Freire. Educational Theory. v. 46, n. 3, p. 353-371, 1996.
WEILER, K. Rereading Paulo Freire. In: Weiler, K. (org.). Feminist engagements: Reading, resisting, and revisioning male theorists. Abingdon: Taylor & Francis, 2001.
WEIS, L. Social class and schooling. In: APPLE, M. W.; BALL, S. J.; GANDIN; L. A. (orgs.). The Routledge international handbook of the sociology of education. Abingdon: Routledge, 2009.
ZWEIG, M. The working-class majority: America’s best-kept secret (2 ed.). Ithaca: Cornell University Press, 2012.
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Monica Maciel Vahl
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.