O “Novo Normal” Pandêmico e os Desafios para a Educação Crítica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a51579

Palabras clave:

educação crítica., pandemia., Paulo Freire., neoliberalismo.

Resumen

O texto dialoga com a obra de Paulo Freire para reivindicar um olhar crítico e historicamente situado – a partir da perspectiva dos povos oprimidos – sobre a realidade social e ambiental do capitalismo atual, especialmente no contexto da pandemia da COVID-19. Os autores buscam trazer elementos que auxiliem na compreensão da realidade em sua totalidade e globalidade, estabelecendo correlação entre eventos históricos e condições sociais, a fim de ir além da denúncia da “normalidade” neoliberal – e seus efeitos na educação, no meio ambiente, nas condições de vida nas periferias globais e na arquitetada “crise dos refugiados” – para anunciar uma educação crítica que seja radicalmente centrada na igualdade e na defesa da vida.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Inny Bello Accioly, Universidade Federal Fluminense, Angra dos Reis, RJ

Doutora em Educação, professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), pesquisadora do Coletivo de Estudos Marxismo e Educação (COLEMARX/UFRJ), do Laboratório de Investigações em Estado, Poder e Educação (LIEPE/UFRRJ) e do Grupo de Estudos em Educação Ambiental Desde el Sur (GEASur/ UNIRIO). Em 2019, foi eleita para a diretoria do Grupo de Trabalho Paulo Freire, da American Educational Research Association (AERA).  

Donaldo Macedo, University of Massachusetts Boston, Boston, MA

Donaldo Macedo é Professor Emérito de Artes Liberais e Educação na University of Massachusetts, Boston, EUA. É coautor com Paulo Freire do livro Alfabetização: Leitura do Mundo, Leitura da Palavra (1987). Suas publicações incluem os livros Imposed Democracy: Dialogues with Noam Chomsky e Paulo Freire (2012) e Literacies of Power: What Americans Are Not Allowed to Know (2006).

Citas

ACCIOLY, I; MACEDO, D. Moving beyond the slow death of neoliberalism to a life-centered education: An Introduction. In: Education, Equality and Justice in the New Normal: Global Responses to the Pandemic. London: Bloomsbury, 2021.

BORG, C.; MAYO, P. The Lost Generation? Educational Contingency in Viral Times: Malta and Beyond. In: Education, Equality and Justice in the New Normal: Global Responses to the Pandemic. London: Bloomsbury, 2021.

FERNÁNDEZ, M. B.; BARRIOS, I. S.; LIRA, A. Lessons from teacher organizing: Disputing the meaning of teaching and teachers’ work during the Coronavirus pandemic in Chile. Em: Education, Equality and Justice in the New Normal: Global Responses to the Pandemic. London: Bloomsbury, 2021.

FREIRE, P. Pedagogy of freedom: ethics, democracy, and civic courage. Lanham: Rowman & Littlefield Publishers, 1998.

FRIEDMAN, M. The Social Responsibility of Business is to Increase its Profits. The New York Times Magazine, 13 September, 1970.

GIROUX, H. A.; FILIPPAKOU, O. Militarization in a Time of Pandemic Crisis. In: Education, Equality and Justice in the New Normal: Global Responses to the Pandemic. London: Bloomsbury, 2021.

GOODMAN, A.; CHOMSKY, N. Chomsky on Trump’s Disastrous Coronavirus Response, Bernie Sanders & What Gives Him Hope. In: Education, Equality and Justice in the New Normal: Global Responses to the Pandemic. London: Bloomsbury, 2021.

KATU, L., SÁNCHEZ, C.; CAMARGO, D.R. Resisting and re-existing on Earth: Politics for hope and ‘buen vivir’. In: Education, Equality and Justice in the New Normal: Global Responses to the Pandemic. London: Bloomsbury, 2021

LEHER, R. The “new normal’ in education is ultra-neoliberal: In defense of the strategy that breaks with the time continuum. In: Education, Equality and Justice in the New Normal: Global Responses to the Pandemic. London: Bloomsbury, 2021.

LOUREIRO, C. F. B. Environmental education: For a critical renovation alongside the traditional peoples. In: Education, Equality, and Justice in the New Normal: Global Responses to the Pandemic. London: Bloomsbury, 2021.

MACRINE, S. L. Coronavirus Pandemic and the ‘Refoulment’ of Refugee/Asylum Seekers. In: Education, Equality, and Justice in the New Normal: Global Responses to the Pandemic. London: Bloomsbury, 2021.

TSIAKALOS, G.; MALICHUDIS, S.; PAPANGELI, I. Xenophobic Europe: Racist Policy Towards Refugees. In: Education, Equality, and Justice in the New Normal: Global Responses to the Pandemic. London: Bloomsbury, 2021.

VITTORIA, P.; MURACA, M. Neoliberal recrudescence versus radical transformation of the reality in Italy: What and why must we learn from the coronavirus pandemic?. In: Education, Equality and Justice in the New Normal: Global Responses to the Pandemic. London: Bloomsbury, 2021.

##submission.downloads##

Publicado

2021-12-14

Cómo citar

Accioly, I. B., & Macedo, D. (2021). O “Novo Normal” Pandêmico e os Desafios para a Educação Crítica . Enseñanza, Salud Y Ambiente, 14(esp.), 189-200. https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp.a51579