O “Novo Normal” Pandêmico e os Desafios para a Educação Crítica
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a51579Palavras-chave:
educação crítica., pandemia., Paulo Freire., neoliberalismo.Resumo
O texto dialoga com a obra de Paulo Freire para reivindicar um olhar crítico e historicamente situado – a partir da perspectiva dos povos oprimidos – sobre a realidade social e ambiental do capitalismo atual, especialmente no contexto da pandemia da COVID-19. Os autores buscam trazer elementos que auxiliem na compreensão da realidade em sua totalidade e globalidade, estabelecendo correlação entre eventos históricos e condições sociais, a fim de ir além da denúncia da “normalidade” neoliberal – e seus efeitos na educação, no meio ambiente, nas condições de vida nas periferias globais e na arquitetada “crise dos refugiados” – para anunciar uma educação crítica que seja radicalmente centrada na igualdade e na defesa da vida.
Downloads
Referências
ACCIOLY, I; MACEDO, D. Moving beyond the slow death of neoliberalism to a life-centered education: An Introduction. In: Education, Equality and Justice in the New Normal: Global Responses to the Pandemic. London: Bloomsbury, 2021.
BORG, C.; MAYO, P. The Lost Generation? Educational Contingency in Viral Times: Malta and Beyond. In: Education, Equality and Justice in the New Normal: Global Responses to the Pandemic. London: Bloomsbury, 2021.
FERNÁNDEZ, M. B.; BARRIOS, I. S.; LIRA, A. Lessons from teacher organizing: Disputing the meaning of teaching and teachers’ work during the Coronavirus pandemic in Chile. Em: Education, Equality and Justice in the New Normal: Global Responses to the Pandemic. London: Bloomsbury, 2021.
FREIRE, P. Pedagogy of freedom: ethics, democracy, and civic courage. Lanham: Rowman & Littlefield Publishers, 1998.
FRIEDMAN, M. The Social Responsibility of Business is to Increase its Profits. The New York Times Magazine, 13 September, 1970.
GIROUX, H. A.; FILIPPAKOU, O. Militarization in a Time of Pandemic Crisis. In: Education, Equality and Justice in the New Normal: Global Responses to the Pandemic. London: Bloomsbury, 2021.
GOODMAN, A.; CHOMSKY, N. Chomsky on Trump’s Disastrous Coronavirus Response, Bernie Sanders & What Gives Him Hope. In: Education, Equality and Justice in the New Normal: Global Responses to the Pandemic. London: Bloomsbury, 2021.
KATU, L., SÁNCHEZ, C.; CAMARGO, D.R. Resisting and re-existing on Earth: Politics for hope and ‘buen vivir’. In: Education, Equality and Justice in the New Normal: Global Responses to the Pandemic. London: Bloomsbury, 2021
LEHER, R. The “new normal’ in education is ultra-neoliberal: In defense of the strategy that breaks with the time continuum. In: Education, Equality and Justice in the New Normal: Global Responses to the Pandemic. London: Bloomsbury, 2021.
LOUREIRO, C. F. B. Environmental education: For a critical renovation alongside the traditional peoples. In: Education, Equality, and Justice in the New Normal: Global Responses to the Pandemic. London: Bloomsbury, 2021.
MACRINE, S. L. Coronavirus Pandemic and the ‘Refoulment’ of Refugee/Asylum Seekers. In: Education, Equality, and Justice in the New Normal: Global Responses to the Pandemic. London: Bloomsbury, 2021.
TSIAKALOS, G.; MALICHUDIS, S.; PAPANGELI, I. Xenophobic Europe: Racist Policy Towards Refugees. In: Education, Equality, and Justice in the New Normal: Global Responses to the Pandemic. London: Bloomsbury, 2021.
VITTORIA, P.; MURACA, M. Neoliberal recrudescence versus radical transformation of the reality in Italy: What and why must we learn from the coronavirus pandemic?. In: Education, Equality and Justice in the New Normal: Global Responses to the Pandemic. London: Bloomsbury, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ensino, Saude e Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.