O “Novo Normal” Pandêmico e os Desafios para a Educação Crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a51579

Palavras-chave:

educação crítica., pandemia., Paulo Freire., neoliberalismo.

Resumo

O texto dialoga com a obra de Paulo Freire para reivindicar um olhar crítico e historicamente situado – a partir da perspectiva dos povos oprimidos – sobre a realidade social e ambiental do capitalismo atual, especialmente no contexto da pandemia da COVID-19. Os autores buscam trazer elementos que auxiliem na compreensão da realidade em sua totalidade e globalidade, estabelecendo correlação entre eventos históricos e condições sociais, a fim de ir além da denúncia da “normalidade” neoliberal – e seus efeitos na educação, no meio ambiente, nas condições de vida nas periferias globais e na arquitetada “crise dos refugiados” – para anunciar uma educação crítica que seja radicalmente centrada na igualdade e na defesa da vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Inny Bello Accioly, Universidade Federal Fluminense, Angra dos Reis, RJ

Doutora em Educação, professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), pesquisadora do Coletivo de Estudos Marxismo e Educação (COLEMARX/UFRJ), do Laboratório de Investigações em Estado, Poder e Educação (LIEPE/UFRRJ) e do Grupo de Estudos em Educação Ambiental Desde el Sur (GEASur/ UNIRIO). Em 2019, foi eleita para a diretoria do Grupo de Trabalho Paulo Freire, da American Educational Research Association (AERA).  

Donaldo Macedo, University of Massachusetts Boston, Boston, MA

Donaldo Macedo é Professor Emérito de Artes Liberais e Educação na University of Massachusetts, Boston, EUA. É coautor com Paulo Freire do livro Alfabetização: Leitura do Mundo, Leitura da Palavra (1987). Suas publicações incluem os livros Imposed Democracy: Dialogues with Noam Chomsky e Paulo Freire (2012) e Literacies of Power: What Americans Are Not Allowed to Know (2006).

Referências

ACCIOLY, I; MACEDO, D. Moving beyond the slow death of neoliberalism to a life-centered education: An Introduction. In: Education, Equality and Justice in the New Normal: Global Responses to the Pandemic. London: Bloomsbury, 2021.

BORG, C.; MAYO, P. The Lost Generation? Educational Contingency in Viral Times: Malta and Beyond. In: Education, Equality and Justice in the New Normal: Global Responses to the Pandemic. London: Bloomsbury, 2021.

FERNÁNDEZ, M. B.; BARRIOS, I. S.; LIRA, A. Lessons from teacher organizing: Disputing the meaning of teaching and teachers’ work during the Coronavirus pandemic in Chile. Em: Education, Equality and Justice in the New Normal: Global Responses to the Pandemic. London: Bloomsbury, 2021.

FREIRE, P. Pedagogy of freedom: ethics, democracy, and civic courage. Lanham: Rowman & Littlefield Publishers, 1998.

FRIEDMAN, M. The Social Responsibility of Business is to Increase its Profits. The New York Times Magazine, 13 September, 1970.

GIROUX, H. A.; FILIPPAKOU, O. Militarization in a Time of Pandemic Crisis. In: Education, Equality and Justice in the New Normal: Global Responses to the Pandemic. London: Bloomsbury, 2021.

GOODMAN, A.; CHOMSKY, N. Chomsky on Trump’s Disastrous Coronavirus Response, Bernie Sanders & What Gives Him Hope. In: Education, Equality and Justice in the New Normal: Global Responses to the Pandemic. London: Bloomsbury, 2021.

KATU, L., SÁNCHEZ, C.; CAMARGO, D.R. Resisting and re-existing on Earth: Politics for hope and ‘buen vivir’. In: Education, Equality and Justice in the New Normal: Global Responses to the Pandemic. London: Bloomsbury, 2021

LEHER, R. The “new normal’ in education is ultra-neoliberal: In defense of the strategy that breaks with the time continuum. In: Education, Equality and Justice in the New Normal: Global Responses to the Pandemic. London: Bloomsbury, 2021.

LOUREIRO, C. F. B. Environmental education: For a critical renovation alongside the traditional peoples. In: Education, Equality, and Justice in the New Normal: Global Responses to the Pandemic. London: Bloomsbury, 2021.

MACRINE, S. L. Coronavirus Pandemic and the ‘Refoulment’ of Refugee/Asylum Seekers. In: Education, Equality, and Justice in the New Normal: Global Responses to the Pandemic. London: Bloomsbury, 2021.

TSIAKALOS, G.; MALICHUDIS, S.; PAPANGELI, I. Xenophobic Europe: Racist Policy Towards Refugees. In: Education, Equality, and Justice in the New Normal: Global Responses to the Pandemic. London: Bloomsbury, 2021.

VITTORIA, P.; MURACA, M. Neoliberal recrudescence versus radical transformation of the reality in Italy: What and why must we learn from the coronavirus pandemic?. In: Education, Equality and Justice in the New Normal: Global Responses to the Pandemic. London: Bloomsbury, 2021.

Downloads

Publicado

2021-12-14

Como Citar

Accioly, I. B., & Macedo, D. (2021). O “Novo Normal” Pandêmico e os Desafios para a Educação Crítica . Ensino, Saúde E Ambiente, 14(esp.), 189-200. https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp.a51579