A controvérsia da geração espontânea nos livros didáticos de Biologia sob a ótica de Fleck
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2023.v16i.a50692Palavras-chave:
geração espontânea, livros didáticos, historiografiaResumo
A presente pesquisa buscou a análise da história da geração espontânea através da lente Fleckiana em livros didáticos. Selecionaram-se trechos de 10 livros didáticos do PNLD/PNLEM (2017), no qual foi realizada uma análise textual discursiva. Através disso, detectaram-se elementos que foram de encontro às reflexões epistemológicas deixadas por Fleck (2010), retratando uma ciência predominantemente ausente de aspectos históricos, sociais e culturais, que levam à distorção da historiografia deste microcenário. A ausência desses elementos induz a uma ciência manualizada, linear e enrijecida. Acrescenta-se ainda, que uma abordagem mais completa da historiografia poderá deixar o ensino mais estimulante e reflexivo, desenvolvendo o pensamento crítico no aluno e contribuindo para uma compreensão maior dos conteúdos científicos.
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Referências
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