Avaliação da Transformação da Percepção Ambiental sobre os Impactos Ambientais utilizando a Ferramenta Pegada Ecológica
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2023.v16.a50752Palavras-chave:
percepção ambiental, pegada ecológica, impacto ambientalResumo
A temática ambiental tem sido discutida nos diversos níveis de ensino, muitas vezes descontextualizadas da realidade em que vivem os estudantes e acabam por tornarem-se ineficientes. O presente artigo tem como objetivo avaliar a mudança na percepção ambiental após a realização da atividade Pegada Ecológica por estudantes de licenciatura do Curso de Ciências da Natureza de uma universidade do sul do Brasil. O presente estudo tem caráter quali-quantitativo de delineamento tipo intervenção exploratória quanto aos objetivos. O público-alvo da pesquisa foram discentes do primeiro semestre do curso de ciências da natureza de uma universidade federal do Sul do país. Foi aplicado o mesmo questionário antes e após a intervenção composto por questões que visam avaliar o impacto percebido pelos estudantes em relação às atividades cotidianas de estilo de vida e de consumo. Os dados coletados foram analisados através de análise de conteúdo e análise estatística. Foi utilizado nuvem de palavras para facilitar o feedback dos resultados para os participantes. Para as questões discursivas observou-se uma ampliação nas respostas e obtivemos novos códigos. Em relação as questões objetivas houve tendência de aumento observada em todas as questões no pós-intervenção. Os resultados apontam que a pegada ecológica se constitui em uma ferramenta pedagógica de abordagem ambiental capaz de modificar a percepção ambiental dos participantes.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo; tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011. 3' reimp. da l' edição de 2011.
BENITES, Larissa Cerignoni; NASCIMENTO, Juarez Vieira; MILLSTETD, Michel; FARIAS, Geicemar Oliveira. Análise de conteúdo na investigação pedagógica em educação física: estudo sobre estágio curricular supervisionado. Movimento (ESEFID/UFRGS), Porto Alegre, p. 35-50, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1982-8918.53390.
BECKER, Elsbeth Léa Spode; ROSSATO, Jussane. & ELLWANGER, Anderson. A preservação da água em um objeto de aprendizagem: saberes e possibilidades de ensino. Ensino em Re-Vista, v. 26, n° 2, p. 296-319, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.14393/ER-v26n2a2019-1. .
BECKMANN, Lilian Janine de Barros & DUTRA, Carlos Maximiliano. Construindo um instrumento de avaliação da percepção ambiental associada aos impactos ambientais das ações cotidianas. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n° 6, 2021. Disponível em: https://10.33448/rsd-v10i6.15542 .
BERTÉ, Elizabete Artus. Indicadores socioambientais: a pegada ecológica como ferramenta para educação ambiental na escola. 2019. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2019. Disponível em: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12978. Acesso em 06/11/2020.
BORGES, Marcus Jorge.; BRITTO, Lays & NUNES, Debora. Indicadores de sustentabilidade: pegada ecológica urbana. Revista Colóquio – Revista do Desenvolvimento Regional – Faccat, v. 15, n° 1, 2018. Disponível em: http://seer.faccat.br/index.php/coloquio/article/view/772/582. Acesso em 06 nov. 2020
CARVALHO, Higor Dantas Gonçalves; LIRA, Juliana Maria Chianca; LESSA, Arthur Leite; SANTOS, Vivian Fernandes; DEDA, Arthur Valido. Atividade lúdico-educativa para ensino de neurociência aos escolares da rede pública. Brazilian Journal of Health Review, v. 3, n. 3, p. 6458-6466. 2020. https://doi.org/10.34119/bjhrv3n3-194.
CARVALHO, Cristiano Ramos de & BOMFIM, Alexandre Maia do. Conflito socioambiental como mote à educação ambiental crítica. Revista Ensino, Saúde e Ambiente, v. 13, n° 3, 2020. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/46402. Acesso em 06 nov. 2020.
CERQUEIRA, Fernanda Gama; SOUZA, Andrea Cruz da Silva dos Santos; THOMPSON, Bruna Bighi; MICHALICHEN, Gabriel; BRITO, Girlaine Glenda Simplicio; PEREIRA, Marcus Ovídio de Freitas; KRECZKIUSKI, Camila. Educação Ambiental - Percepções e reflexões pautadas no projeto “Plante Essa Ideia”. Research, Society and Development, v. 9, n° 9, 2020. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7710 .
COLLINS, Andrea; GALLI, Alessandro; HIPWOOD, Tara and MURTHY, Adeline. Living within a One Planet reality: the contribution of personal Footprint calculators. ENVIRONMENTAL RESEARCH LETTERS, v.15, n°2, 2020. https://doi.org/10.1088/1748-9326/ab5f96
COLLINS, Andrea; GALLI, Alessandro; PATRIZI, Nicoleta & PULSELLI, Federico Maria. Learning and teaching sustainability: The contribution of Ecological Footprint calculators. Journal of cleaner production, n° 174, 2018. (1000 a 1010). https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2017.11.024.
DAMIANI, Magda Floriana. Sobre pesquisas do tipo intervenção. XVI Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, ENDIPE - 23 a 26 de julho de 2012, FE/UNICAMP, Campinas/SP. Disponível em: http://endipe.pro.br/ebooks-2012/2345b.pdf. Acesso em 11 dez. 2020.
FONSECA, Ironoce da & OLIVEIRA, Silmara Sartoreto de. A pegada ecológica como instrumento metodológico na Relação meio ambiente e ensino de ciências. Cadernos PDE, v. I, 2013. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uel_cien_artigo_ironice_da_fonseca_mazeto.pdf. Acesso em: 18 nov. 2020.
FERREIRA, Adrian Thainan dos Santos.; RODRIGUES, Elen Cristina Valente & LIMA, Eldianne Moreira. Educação ambiental e alimentar a curto prazo através do ensino de ciências. Revista Ensino, Saúde e Ambiente, v. 11, n° 3, 2018. https://doi.org/10.22409/resa2018.v11i3.a21595.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.
Global Footprint Network. Nosso passado e nosso futuro. Disponível em: https://www.footprintnetwork.org/about-us/our-history/. Acesso em 01 mar. 2021.
GOLEMAN, Daniel. Inteligência Ecológica: O impacto do que consumimos e as mudanças que melhorar o planeta. 264p. Editora Elsiever. Rio de Janeiro, 2009.
LAMIN-GUEDES, Valdir. Pegada ecológica: consumo de recursos naturais e meio ambiente. Revista Educação Ambiental em Ação, v. 10, n° 38, 2012. Disponível em: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1168. Acesso em 25 out. 2020.
LAMIN-GUEDES, Valdir. Pegada ecológica como recurso didático em atividades de educação ambiental on-line. Revista Educação Unisinos, v. 19, n° 2, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.4013/edu.2015.192.6840 .
LEITE, Rodrigo; ALMEIDA, Gilanildo Freires de; SOUSA, Arthur Nobrega de; ARAÚJO, Arilson de Oliveira.; PEREIRA, Daniel Silas Oliveira.; CARDOSO, Emanoel Ferreira.; MENDES, Hiaponyra da Silva & CORDATO, Luania Silva Santos. The ecological footprint as a comparative instrument of the levels of environmental sustainability in public and private schools in the Municipality of Pombal, Paraíba, Brazil. Research, Society and Development, v. 9, n° 9, 2020. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7268 .
MARCONI, Marina de Andrade. & LAKATOS, Eva Maria. Metodologia Científica. 6ª edição. São Paulo, Editora Atlas, 2011.
MARQUES, Ronualdo & XAVIER, Claudia Regina. Alfabetização científica no ensino de ciências: numa sequência didática sobre a pegada ecológica do lixo. REnCiMa – Revista de ensino de ciências e matemática, Edição Especial, v. 11, n° 2, p. 84-106, 2020. https://doi.org/10.26843/rencima.v11i2.2504.
MARQUES, Ronualdo & XAVIER, Claudia Regina. Análise das inferências na construção do senso crítico numa sequência didática na Educação Ambiental. Revista Cocar, Edição Especial, n°5, 2019. Disponível em: https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/index/. Acesso em: 10 fev. 2021.
MATIAS, Grazielly Bandeira. & BOTERO, Jorge Ivan Sanches. Jogo de tabuleiro sobre a pegada ecológica como ferramenta de educação ambiental. Anais VII CONEDU - Edição Online. Realize Editora, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68780. Acesso em: 05 abr.2021.
MATUŠTÍK, Jan & KOCÍ, Vladimir. What is a footprint? A conceptual analysis of environmental footprint indicators. Journal of cleaner production. v. 285, 2021. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2020.124833.
MEYER, Melissa Lopes. Educação Ambiental a partir da identidade ecológica: um estudo de caso. 2018. 101 fls. Dissertação (Mestrado Ensino de Ciências e Matemática). Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2018.
MOLINA, Marcia Cristina Gomes. Desenvolvimento sustentável: do conceito de desenvolvimento aos indicadores de sustentabilidade. Revista Metropolitana de Governança Corporativa, São Paulo, v. 4, n° 1, p. 75-93, Jan./Jun. 2019. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/RMGC/article/view/1889 Acesso em: 05 abr.2021.
MUCELIN, Carlos Alberto; BELLINI, Marta. Lixo e impactos ambientais perceptíveis no ecossistema urbano. Sociedade & Natureza, v. 20, n° 1, 2008. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/9355. Acesso em 28 abr, 2021.
NASCIMENTO, Thiago; ABREU, Emanoele Lima & FONSECA, Alberto. Decentralization of environmental licensing and impact assessment in Brazil: literature and regulatory reviews. Revista Ambiente & Sociedade, v. 23, 2020. https://doi.org/10.1590/1809-4422asoc20180266r2vu2020l1ao.
OLIVEIRA, Isaac Pereira & BRASIL, Davi Socorro. Barros. Psicologia ambiental e problemas ambientais: uma revisão de literatura. Revista Brasileira de Psicologia e Educação, v. 22, n° 1, p. 108-122, 2020. https://doi.org/10.30715/doxa.v22i1.13735.
OVERSHOOTDAY. Metade da biocapacidade da Terra é usada para nos alimentar. Disponível em: https://www.overshootday.org/solutions/food/. Acesso em 24 mar. 2021.
PATTERSON, Murray, MCDONALD, Garry, & HARDY, Derrylea. Is there more in common than we think? Convergence of ecological footprinting, emergy analysis, life cycle assessment and other methods of environmental accounting. Ecological Modelling, v. 362, p.19–36, 2017. https://doi.org/10.1016/j.ecolmodel.2017.07.022.
PEREIRA, Lucas Gonçalves. Síntese dos métodos de pegada ecológica e análise emergética para diagnóstico da sustentabilidade de países. 2008. 183p. Tese, Faculdade de Engenharia de Alimentos. Universidade Estadual de Campinas -UNICAMP. Campinas- SP. 2008.
PEREIRA, Sandro de Oliveira. Percepção Ambiental, Comportamento e Consumo sustentável de jovens universitários. 2016. 123 p. Dissertação (Mestrado em Economia Doméstica). Universidade Federal de Viçosa/MG. 2016.
PINTO, Luiza Frigo.; BACCIN, Bruna Ambros; PESSANO, Edward Frederico Castro. O bioma pampa nos anos iniciais: uma investigação com professores e nos livros didáticos do PNLD. Revista Exitus, v. 10, n° 1, 2020. https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1479 .
PINTO, Luiza Frigo; BACCIN, Bruna Ambros; CASTRO, Luis Roberval Bortoluzzi; PESSANO, Edward Frederico Castro. Percepções de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre o Bioma Pampa. Revista Ensino, Saúde e Ambiente, v. 13 n°13, pp. 31-56, 2020. https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i1.a27546 .
SCHMITZ, Gabriela Luiza. Desenvolvimento de atitudes pró-ambientais em atividades do projeto de educação ambiental em escola da cidade de Santa Maria, 2019. Dissertação 92 fls. Programa de Pós-graduação em Educação em ciências: química da vida e saúde. Universidade Federal de Santa Maria/RS. 2019.
SILVA, Cristine Santos; BACKES, Nemora Francine; SOUZA, Denise Santos; PROCHNOW, Tania. Estratégia didática para abordagem do tema sustentabilidade a partir da análise da pegada ecológica. Revista da SBEnBio, N° 9, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/319261959. Acesso em: 11 dez. 2020.
SOUSA, Marcus Vinicius Lopes Cruz.; ALMEIDA, Ana Paula Silva; LEAL, Luiza Bangoim; GUIMARÃES, Carla Regina Garcia; NERES, Liberta Lamarta Favoritto Garcia. As dificuldades para alcançar a sustentabilidade sob o enfoque do conceito de Pegada Ecológica. Engineering Sciences, v.5, n°1, p.24-33, 2017. http://doi.org/10.6008/SPC2318-3055.2017.001.0003.
RAUPP, Daniele Trajano; PROCHNOW Tania Renata & DEL PINO, Jose Claudio. História e contextualização no ensino de estereoquímica: uma proposta de abordagem para o ensino médio. Revista Contexto & Educação, v. 35, n° 112, p. 432-455, 9 set. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.432-455
ROYER, Marcia Regina & PETIK, Valeria Cristina Ferrari. Pegada ecológica: que marcas os estudantes de biologia de uma universidade pública brasileira deixarão no planeta? Bio-grafía, Edición Extraordinaria, p. 672-682, 2019. Disponível em: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/bio-grafia/article/view/10965. Acesso em 28 agost.2020.
WACKERNAGEL, Mathis; LIN, David; EVANS, Mikel; HANSCOM, Laurel; RAVEN, Peter. Defying the Footprint Oracle: Implications of Country Resource Trends. Sustainability, n° 11, 2019. https://doi.org/10.3390/su11072164 .
WACKERNAGEL, Mathis; REES, Willian. (1996). Our ecological footprint: reducing human impact on the earth. Gabriola Island, New Society Publishers, 167 p. 1996.
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Lilian Janine de Barros Beckmann, Carlos Maximiliano Dutra
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.