Atividades digitais durante a pandemia e suas repercussões para o ensino em saúde no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a54143Palavras-chave:
ensino em saúde, ensino remoto, tecnologias digitaisResumo
A pandemia pela COVID-19 ocasionou mudanças estruturais em diversas esferas do Brasil e do mundo. A partir da adoção ao isolamento social, as instituições de ensino superior (IES) do país foram obrigadas a suspenderem as aulas práticas, sendo adaptadas para o ensino remoto emergencial. Pensando na importância em identificar os efeitos dessas atividades remotas durante a pandemia e suas repercussões para o ‘pós-pandemia’, o presente trabalho teve como objetivo analisar as repercussões das atividades e tecnologias digitais no ensino em saúde durante a pandemia. Trata-se de um estudo qualitativo e exploratório, apropriando-se do método da revisão integrativa para busca de trabalhos na literatura que apresentassem experiências e reflexões críticas sobre o uso de ferramentas digitais durante o ensino remoto emergencial. Foi feita uma busca nas bases de dados SciELO, LILACS e Portal de Periódicos CAPES, que culminou na amostra final de sete artigos para compor a revisão. Grande parte das experiências apresentadas utilizaram de plataformas de vídeo para aulas e reuniões virtuais, ambientes virtuais de aprendizagem, seminários virtuais, lives, portfólios digitais e outras atividades para suprir e/ou substituir emergencialmente as atividades presenciais. Destaca-se a relevância de diversos fatores que influenciaram na escolha e elaboração dessas atividades, como o tempo para planejamento, condições socioeconômicas dos alunos, diferenças entre ensino privado x público, período de inserção dessas ferramentas. Com todos esses dados, ficou evidente que o ensino remoto emergencial em cursos de saúde foi uma realidade multifatorial, podendo trazer repercussões positivas para o futuro do ensino em saúde nas universidades.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Ewerton Igor Alves de et al. Produção de portfólio digital como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem no curso de enfermagem. Diversitas Journal, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 732–745, 2021. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1478
ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de COVID-19. EmRede - Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020. https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621. Acesso em: 13 set. 2022.
BOTELHO, Louise Lira Roedel; CUNHA, Cristiano Castro de Almeida; MACEDO, Marcelo. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e sociedade, v. 5, n. 11, p. 121-136, 2011. http://dx.doi.org/10.21171/ges.v5i11.1220
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. 2020. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Portaria/PRT/Portaria%20n%C2%BA%20343-20-mec.htm. Acesso em: 13 set. 2022.
CARNEIRO, Leonardo de Andrade et al. Uso de tecnologias no ensino superior público brasileiro em tempos de pandemia COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, e267985485, 2020. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5485.
CARRARO, Marcia Regina Simpioni; OSTEMBERG, Eber.; SANTOS, Pricila Kohl dos. As tecnologias digitais na educação e nos processos educativos durante a pandemia do COVID-19: Relatos de professores. Educação Por Escrito, v. 11, n. 2, e38859, 2020. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.2.38859
FELISBERTO, Laíse Carla da Costa et al. O Caminho se Faz ao Caminhar: Novas Perspectivas da Educação Médica no Contexto da Pandemia. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 44, n. 01, 2020. https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200422.
GRANJEIRO, Erica Maria et al. Estratégias de ensino à distância para a educação interprofissional em Saúde frente à pandemia COVID-19. REVISA, v. 9, n. 1, p. 591-602, 2020. https://doi.org/10.36239/revisa.v9.nesp1.p591a602.
MAENEJA, Reinaldo; ABREU, Ana Maria. Ubiquidade das TIC: perigos para a saúde mental reforçados pela crise COVID-19. Psicologia., Saúde & Doenças, v. 21, n. 3, p. 571-581, 2020. https://doi.org/10.15309/20psd210303.
MAGALHÃES, Amanda Júlia de Arruda et al. O Ensino da Anamnese Assistido por Tecnologias Digitais durante a Pandemia da COVID-19 no Brasil. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 44, n. 01, 2020. https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200437.
NUNES, Lorena Fernanda Silva de Oliveira; VALENÇA, Cecília Nogueira; SILVA, Maria Carolina Batista da. Contribuições das tecnologias digitais na educação permanente dos enfermeiros. Revista Cubana de Enfermería, v. 36, n. 2, e3275, 2020. Disponível em: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0864-03192020000200018&lng=es&nrm=iso. Acesso em 13 set. 2022.
RIBEIRO, Beatriz Maria dos Santos Santiago; BOLONHEZI, Camilla Samira de Simoni, SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Dificuldades educacionais de estudantes de enfermagem durante a pandemia da COVID-19: relato de experiência. Revista de Enfermagem da UFPI, v. 10, n. 1, 2021. https://doi.org/10.26694/reufpi.v10i1.814
SALVAGNI, Julice.; WOJCICHOSKI, Nicole; GUERIN, Marina. Desafios à implementação do ensino remoto no ensino superior brasileiro em um contexto de pandemia. Educação Por Escrito, v. 11, n. 2, e38898, 2020. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.2.38898
SILVA, Pedro Henrique dos Santos et al. Educação remota na continuidade da formação médica em tempos de pandemia: viabilidade e percepções. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 45, n. 01, 2021. https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.1-20200459
SPAGNOL, Carla Aparecida et al. Diálogos da enfermagem durante a pandemia: reflexões, desafios e perspectivas para a integração ensino-serviço. Escola Anna Nery, v. 25, e20200498, 2021. https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2020-0498
TORRES, Ana Catarina Moura; COSTA, Lynn Rosalina Gama; COSTA, Ana Caline Nóbrega. Educação e Saúde: reflexões sobre o contexto universitário em tempos de COVID-19. SciELO Preprints, p. 1-11, 2020. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.640
WARDENSKI, Rosilaine de Fátima; STRUCHINER, Miriam; GIANNELLA, Tais Rabetti. Continuidade e descontinuidade de uso de tecnologias digitais de informação e comunicação por professores universitários das Ciências e da Saúde. Ciência & Educação, v. 24, n. 3, p. 621-638, 2018. https://doi.org/10.1590/1516-731320180030006
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Fernanda dos Santos Nascimento, Lucas Novais Barros, Manassés dos Santos Silva
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.