O processo de avaliação psicológica no estado do Paraná

Autores

  • Cinthia da Silva Chiodi Universidade Estadual de Maringá
  • Marilda Gonçalves Dias Facci Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Psicologia Escolar, Avaliação psicológica, Psicologia Histórico-Cultural.

Resumo

A avaliação psicológica das queixas escolares e a utilização dos testes psicológicos fazem parte da atuação do psicólogo escolar. Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa realizada em relatórios de avaliação psicoeducacional elaborados por psicólogos, buscando compreender como a avaliação psicológica está sendo realizada pelos profissionais psicólogos no Estado do Paraná. Foram analisados 36 relatórios para encaminhamento de alunos de 5ª a 8ª séries para a Sala de Recursos. De maneira geral, pudemos constatar que 93,44% dos psicólogos utilizam testes de inteligência, mas muitos deles também utilizam observações e analisam as atividades escolares para avaliar as queixas escolares, não se limitando a uma visão psicométrica. A partir dos fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural, entendemos que a avaliação deve considerar as potencialidades dos alunos e deve ter como meta contribuir para que eles se apropriem do conhecimento científico elaborado pelos homens.

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Biografia do Autor

Cinthia da Silva Chiodi, Universidade Estadual de Maringá

Psicóloga. Mestranda em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente trabalha como psicóloga da Escola de Educação Especial Roberto Farias da Silva e psicóloga escolar da Prefeitura Municipal de Tapira.

Marilda Gonçalves Dias Facci, Universidade Estadual de Maringá

Pós-Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano - Instituto de Psicologia da USP.
Professora do departamento de Psicologia e Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UEM

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Publicado

2013-04-30

Como Citar

CHIODI, C. DA S.; FACCI, M. G. D. O processo de avaliação psicológica no estado do Paraná. Fractal: Revista de Psicologia, v. 25, n. 1, p. 127-144, 30 abr. 2013.

Edição

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