Modos de consumir como expressões de modos de viver

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v31i2/5660

Palavras-chave:

consumo, trabalho, modos de vida alternativos

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma pesquisa cartográfica na qual se articularam modos de vida e modos de consumir. Foram acompanhados quatro grupos com modos de vida e trabalho alternativos aos massificados: um grupo que faz teatro de rua, uma cooperativa de ciclistas que presta serviço de entregas, uma cooperativa de consumo integrada por camponeses assentados e seus parceiros e um grupo que produz comida caseira vegana. Discutimos as posições singulares desses grupos quanto ao consumo, mormente na intersecção com seus trabalhos, constituídas a partir de determinados valores libertários, ou não, de resistência ao consumo, ou não, mas que, fundamentalmente, apontaram para subjetividades que se produzem a partir de reflexões sobre como viver e como se relacionar com o consumo. Ao final, versamos sobre como os modos de consumir são uma expressão dos modos de viver, ao mesmo tempo em que os modos de consumir dão suporte às escolhas sobre o viver.

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Biografia do Autor

Daniela Duarte Dias, Faculdade de Integração do Ensino Superior do Cone Sul, Garibaldi, RS

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e mestrado (2009) e doutorado (2015) em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora da UCS (Universidade de Caxias do Sul) Principais temas de seu trabalho: Psicologia Social e Institucional, Prática de Consumo, Modos de Vida, Políticas Públicas, Terapia Familiar Sistêmica.

Pedrinho Arcides Guareschi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Imaculada Conceição (1969), graduação em Teologia pelo Instituto Redentorista de Estudos Superiores de SP (1964), Pós Graduação em Sociologia pela PUCRS (1965), graduação em Letras pela Universidade de Passo Fundo (1968), mestrado em Psicologia Social - Marquette University Milwaudee (1973), doutorado em Psicologia Social - University Of Wisconsin At Madison (1980).Pós-doutorado no departamento de Ciências Sociais na Universidade de Wisconsin (1991). Pós-doutorado no departamento de Ciências Socias na Universidade de Cambridge (2002). Pós-doutorado na Università degli Studi La Sapienza, Roma, no departamento de Psicologia (2014/15). De 1969 a 2009 foi professor no Programa de Pós Graduação em Psicologia na PUCRS. Atualmente é professor convidado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Conferencista Internacional. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: mídia, ideologia, representações sociais, ética, comunicação e educação. Trabalhou como professor convidado da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Inês Hennigen, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). É professora aposentada do Instituto de Psicologia/UFRGS, sendo atualmente docente convidada no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Psicologia e Educação. Coordena o grupo de pesquisa LECOPSU - Leituras do contemporâneo & Processos de subjetivação, dedicando-se ao estudo, pesquisa e intervenção no que concerne às seguintes questões: modos de subjetivação, mídia e tecnologias, relações de gênero, educação, relações de consumo, cidadania e (super)endividamento.

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Publicado

2019-07-30

Como Citar

Dias, D. D., Guareschi, P. A., & Hennigen, I. (2019). Modos de consumir como expressões de modos de viver. Fractal: Revista De Psicologia, 31(2), 143-149. https://doi.org/10.22409/1984-0292/v31i2/5660

Edição

Seção

Artigos