O recalque e a “castraçâo” na histeria de angústia: o pequeno Hans e Christoph Haitzmann

Autores

  • Ricardo Lincoln Laranjeira Barrocas Universidade Federal do Ceará
  • Maria Luciana Silva Fernandes Félix Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

histeria de angústia – fobia – heterossexualidade atípica – homossexualidade atípica - psicanálise

Resumo

Consideramos, aqui, uma pista lógica encontrada em Freud que atribui à histeria de angústia dois efeitos singulares. Qual em Hans, o primeiro se refere aos casos em que a libido não é convertida, mas posta na forma de ansiedade. Isso tem a ver com a fobia. O segundo é aquele em que a histeria de angústia pode combinar-se em qualquer proporção com a histeria de conversão. Supomos ter sido o que ocorreu em Christoph Haitzmann, o pintor bávaro sobre quem Freud escreveu Uma neurose demoníaca do século XVII. Depois de examinar e comparar as duas situações mediante os critérios do recalque e da castração em relação à heterossexualidade típica, vicissitude em que o Édipo é mais bem estruturado, inferimos que Hans concerniu a uma homossexualidade atípica e Haitzmann a uma heterossexualidade também atípica.

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Biografia do Autor

Ricardo Lincoln Laranjeira Barrocas, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Psicologia pela “Université Paris XIII”. Professor Associado I do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará. Coordenador do Círculo de Pesquisas sobre Lógica e Epistemologia das Psicologias da Universidade Federal do Ceará (CPLEP- UFC).

 

 

 

Maria Luciana Silva Fernandes Félix, Universidade Federal do Ceará

Psicóloga;

Mestrada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará;

Membro do CPLEP - UFC (Círculo de Pesquisas sobre Lógica e Epistemologia das Psicologias)

Publicado

2010-08-30

Como Citar

LARANJEIRA BARROCAS, R. L.; SILVA FERNANDES FÉLIX, M. L. O recalque e a “castraçâo” na histeria de angústia: o pequeno Hans e Christoph Haitzmann. Fractal: Revista de Psicologia, v. 22, n. 2, p. 337-356, 30 ago. 2010.

Edição

Seção

Dossiê Psicanálise: Work in Progress