Psychologist’s working challenges in CREAS in Rio Grande do Norte

Authors

  • Adriana Barbosa Ribeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá
  • Ilana Lemos de Paiva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Pablo de Sousa Seixas Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Isabel Maria Farias Fernandes de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Keywords:

social assistance, special social protection, psychologist work.

Abstract

This paper aims to discuss about contextual aspects that can determine and enable psychological professional exercise in Social Welfare area, using as data the speech of psychologists who work at the Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) from the state of Rio Grande do Norte (RN). It debates the psychologist’s performance in these new spaces, thinking about their contribution for the consolidation of this Social Welfare policy. Analysis shows the need of building an identity of psychologist as a social worker, pointing to the importance of changes in the conceptual and technical framework of Psychology.

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Author Biographies

Adriana Barbosa Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá

Atualmente é mestranda pelo departamento de pós-graduação de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), bolsista CAPES. Formada em Psicologia na UFRN (2007) e com experiência como bolsista de iniciação científica (2003 - 2007). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia e assistência social, atuando principalmente nos seguintes temas: formação e atuação do psicólogo, profissão do psicólogo, violação de direitos e direitos humanos. Participante do Grupo de Pesquisas Marxismo & Educação (GPME).

Ilana Lemos de Paiva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003) e doutorado pelo programa integrado de pós-graduação em Psicologia Social da UFRN/UFPB , com período de estágio na Universidad Autônoma de Madrid. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento e aprendizagem, juventude e violência, educação inclusiva, terceiro setor, psicologia comunitária e políticas públicas.

Pablo de Sousa Seixas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Mestrado em Psicologia pela mesma instituição. Tem experiência na área de Psicologia da Educação e Pesquisa em Psicologia, com ênfase em Psicologia e Políticas Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: história da psicologia, psicologia na educação, psicologia no rio grande do norte e formação e atuação do psicólogo.

Isabel Maria Farias Fernandes de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1993), mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor adjunto III da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Editora da revista Estudos de Psicologia (Natal) e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Mestrado da UFRN.Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas sociais, formação e atuação de psicólogos.

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Published

2014-08-31

How to Cite

RIBEIRO, A. B.; PAIVA, I. L. DE; SEIXAS, P. DE S.; OLIVEIRA, I. M. F. F. DE. Psychologist’s working challenges in CREAS in Rio Grande do Norte. Fractal: Journal of Psychology, v. 26, n. 2, p. 461-478, 31 Aug. 2014.

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