<em>Performers without borders</em>, a clinical-performative platform of actions in relational art

Authors

  • Diogo Rezende Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ
  • Tânia Alice Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v29i2/2332

Keywords:

performance, relational art, clinic

Abstract

The article discusses the work of the clinical-performative platform Performers without Borders (PsF), which works in contexts of people with punctual or chronic trauma, as well as in actions that cultivate and promote health. We will aproach the art/healing interface based on the concept of PARC (Performances of Relational Art as Cure practice), developed by Tania Alice, in some clinical-performative actions performed by the platform, set around three axes guiding the work of the collective: 1. The free movement as therapeutic practice by the creation of punctual platforms of free expression of the body. 2. The empowerment of the participants, based on work done by two members of the PsF together with users of the mental health network in Rio de Janeiro entitled “Every dream well dreamed can one day become a reality”. 3. The potentialization of the affections within the performance “The hug Project Brazil/Nepal” of Tania Alice.

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Author Biographies

Diogo Rezende, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

Doutorando em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) na linha de pesquisa Estudos da performance e discursos do corpo e da imagem. Pesquisa a proposta experimental de uma Clínica Somático-Performativa como modo de construção de uma ética de existência e cuidado de si nas artes. É graduado em Psicologia (UFU), possui mestrado em Estudos da Subjetividade (UFF) e especialização em Terapia Através do Movimento (Faculdade Angel Vianna). Atualmente integra a plataforma de performance Performers Sem Fronteiras (RJ). É dançarino e pesquisador de Contato Improvisação (CI), participando e organizando eventos de CI a nível nacional e internacional. É instrutor de Yoga formado pela Yin Yang Vinyasa School, certificado pela Yoga Alliance Professionals. Temas de trabalho: Contato improvisação, Dança, Educação Somática, Performance, Clínica, Yoga, Criação, Meditação, Budismo.

Tânia Alice, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

"A favor da manutenção e valorização do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e a favor do retorno à normalidade democrática". Artista-pesquisadora que trabalha com projetos de arte relacional (performance) que se apresentam como uma interseção entre projeto artístico, projeto social e projeto terapêutico (cura do trauma). Graduação em Letras e Artes pela Université de Strasbourg III (1998), Mestrado de criação contemporânea (2000), Doutorado em Letras e Artes (Performance) pela Université de Provence Aix-Marseille I (2003), Pós-Doutorado pela UFRJ (criação teatral e performática contemporânea), formada como terapeuta em Somatic Experiencing (cura do trauma). Foi professora das Universidades de Rennes I e Rennes II (França), da UVA (Ceará) e da UFOP (Minas Gerais). Atualmente é professora associada e Chefe do Departamento de Interpretação da Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde atua como artista-pesquisadora na Graduação e na Pós-Graduação, orientando pesquisas mestrado e doutorado. Publicou "Performance.ensaio - (des)montando os clássicos" (FAPERJ/CNPq) em 2011. é pesquisadora do NEPAA (Núcleo de Estudos da Performances Afro-Ameríndia) e lider do grupo de pesquisa "Práticas performativas contemporâneas". Foi diretora e artística e performer do Coletivo de Performance "Heróis do Cotidiano", que realiza micro-utopias no espaço urbano e é criadora em 2014 da plataforma "Performers em Fronteiras", que realiza intervenções artísticas em situações geradoras de trauma. Recebeu a Bolsa CAPES/Fulbright para trabalhar como professora e artista convidada no Califórnia Institute of the Arts CALARTS, Califórnia em 2013, ocupou a cátedra de cooperação internacional da Universidade Livre de Bruxelas em 2015 e apresentou seu trabalho de pesquisa em performance em diversos festivais, eventos científicos e Instituições internacionalmente reconhecidas, como no Brasil, México, Estados-Unidos (New York / California), na Colômbia, Chile, França, Alemanha, Bélgica, entre outros. Seu livro "Performance como revolução dos afetos" foi aceito em 2016 para publicação pela Editora paulista Annablume.

Published

2017-08-31

How to Cite

REZENDE, D.; ALICE, T. <em>Performers without borders</em>, a clinical-performative platform of actions in relational art. Fractal: Journal of Psychology, v. 29, n. 2, p. 196-202, 31 Aug. 2017.

Issue

Section

Dossiê Corporeidade