Homoparenthood: a dialogue with the academic production in Brazil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v30i2/5560

Keywords:

homoparenthood, psychology, homoparental family

Abstract

This study aims to discuss academic production in the Brazilian scientific knowledge field about homoparenthood. A research was conducted in the Scielo and Google Scholar databases, using the descriptor “homoparenthood”. We find that is new and incipient discussion on the theme of homoparenthood in Brazil, as found only 19 papers published in the period 2005 to 2013. The term is fairly new, in historical terms, and seems to be pushing into the scientific field recently. The sphere of activity more research on homoparenthood is psychology. Analyzing the results from the researches, it is seen that the subject in question is still surrounded by preconceptions, labels and stigmas.

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Author Biographies

Thaís Blankenheim, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Psicóloga Clínica e Escolar. Doutoranda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale/RS. Graduada em Psicologia pela Universidade Feevale/RS. Integrante do grupo de pesquisa Preconceito, Vulnerabilidades e Processos Psicossociais (PVPP) da PUCRS. Atualmente, pesquisa nas temáticas relacionadas à escola, formação de professores/as, inclusão, preconceito, diversidade sexual e de gênero, diversidade familiar e infância. Na atuação clínica, tem experiência em atendimentos individuais de crianças, adolescentes e adultos e em atendimentos em grupos multidisciplinares e interdisciplinares em saúde. Ministra grupos de estudos direcionados à formação de estudantes e profissionais em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica. Na área escolar atua, principalmente, em educação infantil, com foco em prevenção e promoção de saúde mental na escola e formação de professores/as.

Lisiane Machado de Oliveira-Menegotto, Universidade Feevale, Vila Nova, Novo Hamburgo, RS

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1998), Especialização em Diagnóstico e Tratamento dos Transtornos do Desenvolvimento pelo Centro Lydia Coriat de Porto Alegre (2000), Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professora da Universidade Feevale, atuando no Curso de Psicologia e em Cursos de Pós-Graduação. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social. Tem experiência na área da Psicologia do Desenvolvimento Humano, envolvendo a prevenção, promoção e intervenção em saúde mental, sobretudo, nos contextos clínico e escolar. Atua principalmente nos seguintes temas: Psicanálise e Educação, Infância, Subjetividade e Síndrome de Down, Inclusão e Bullying Escolar. Atua na área da Psicologia Clínica.

Denise Regina Quaresma da Silva, Universidade Feevale, Vila Nova, Novo Hamburgo, RS

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 - CA ED - Educação. Pós-Doutora em Estudos de Gênero pela UCES (2011), Doutora (2007) e Mestre (2003) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Psicóloga. É professora Titular e pesquisadora da Universidade FEEVALE no Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, orientando mestrado e doutorado, é também é professora adjunta no Centro Universitário La Salle, UNILASALLE, onde atua no Programa de Pós-Graduação de Educação, orientando teses e dissertações. Como pesquisadora é vinculada ao Grupo de Pesquisa Psicologia, Subjetividade Contemporânea e Saúde Mental da FEEVALE e ao Grupo Práticas de Pesquisa e indicadores de qualidade na educação, do UNILASALLE. Atua nas áreas dos Estudos de Gênero, Psicanálise, Psicologia e Educação, nos temas Educação sexual, Saúde sexual e reprodutiva, Gravidez na adolescência, Formação de professores, Politicas Publicas e Direitos Humanos. Tem publicado regularmente seus artigos em revistas científicas qualificadas nacional e internacionalmente, bem como livros e capítulos de livros.

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Published

2018-07-19

How to Cite

BLANKENHEIM, T.; OLIVEIRA-MENEGOTTO, L. M. DE; QUARESMA DA SILVA, D. R. Homoparenthood: a dialogue with the academic production in Brazil. Fractal: Journal of Psychology, v. 30, n. 2, p. 243-249, 19 Jul. 2018.

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