The Body’s Affection: between emotional attachment and danced movement

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v32i1/5741

Keywords:

affection, intensity, movement, sensorimotor perception, transformation

Abstract

Affect is experienced by the dancer at a basic energetic level: a need to breathe – breathe in the world through the body and breathe out the body into the world. Through this movement of affect the dancer experiences a bodily transformation process as a vital need. This study confronts the sensory-somatic perception of affect as a force of movement experienced by the practice of dance, with the notion of affection taken as an emotional bond between individuals studied by developmental psychology. By giving voice to dance knowledge and by using the theory of Cognitive Metaphors of Lakoff and Johnson, it seeks to deepen the origin of the sense of affection and to understand how its transference of meaning between the dance and psychology occurs. In both fields, affection reveals itself as a survival force. However, dance perceives affection at a pre-personal level, as a force of the body-world relation, whereas developmental psychology perceives affection at a conscious level, i.e. at the level of a body that has already passed through a process of subjectivation.

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Author Biographies

Cecília de Lima Teixeira, Universidade de Lisboa, Lisboa

Professora Convidada da Universidade de Lisboa – Faculdade de Motricidade Humana – licenciatura em Dança. Em paralelo, tem colaborado como Professora Convidada na Universidade Aberta - curso de Doutoramento em Digital-Media Arte. Desde 2014 integra o Editorial Advisory Board do Journal of Dance & Somatic Practices. Doutorada (como bolseira da FCT) pela Universidade de Lisboa – FMH, na especialidade de Dança. Mestre em coreografia pela Faculdade de ArtesArtEZ (Holanda), com bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian. Desenvolve a sua carreira como coreógrafa e bailarina desde 1999, trabalhando com diversos criadores europeus. Em 2001 tornou-se cofundadora da companhia Canvas Performing Art (Holanda), onde, durante seis anos, cocriou diversas performances interdisciplinares. Em paralelo, lecionou em diversas universidades, destacando-se: Amsterdam Faculty of Arts -Modern Dance e Arnhem ArtEZ Faculty of Arts (NL). Tem vindo a desenvolver investigação no Instituto de Etnomusicologia - Música e Dança (INET-md), no campo da relação da prática de dança com fenomenologia, ciências cognitivas e práticas somáticas, como também no âmbito da educação pela arte e da dança em expansão tecnológica. O seu trabalho tem vindo a ser publicado em revistas de circulação internacional e em vários encontros científicos.

Gilead Marchezi Tavares, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES

Possui graduação, mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana/UERJ (2011) e no Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança/FMH/Universidade de Lisboa (2018). É professora Associada do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em processos psicossociais da participação e da exclusão, processos de subjetivação e instituições sociais e processos cognitivos, atuando principalmente nos seguintes temas: exclusão social, direitos humanos, direitos da infância e juventude e processos de aprendizagem. Coorganizadora do livro “Cartas para pensar políticas de pesquisa em psicologia (2014) e Coautora dos livros “Juventude e risco: abrindo a sede ao meio no deserto das práticas de assistência social” (2017) e “Entre riscos e vínculos: a atuação da psicologia na assistência social” (2018).

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Published

2020-03-08

How to Cite

DE LIMA TEIXEIRA, C.; TAVARES, G. M. The Body’s Affection: between emotional attachment and danced movement. Fractal: Journal of Psychology, v. 32, n. 1, p. 99-107, 8 Mar. 2020.

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