This is an outdated version published on 2021-01-05. Read the most recent version.

O Play as a creative experience in psychoanalysis with children

Authors

  • Taisa Resende Sousa Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil
  • Regina Lúcia Sucupira Pedroza Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil
  • Maria Regina Maciel Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v32i3/5754

Keywords:

play, creative experience, transitional phenomena, psychoanalysis with children

Abstract

This study focuses on the play as a creative experience in psychoanalysis with children, from Freudian contributions and deepening in Winnicott’s concepts, especially in relation to playing: an assumption that goes beyond the typical way children usually express themselves, regarding the continuity of the self. The objective is to reflect upon this theme, considering playing as a transitional phenomenon and creative experience peculiar to the expansion of the self. Two clinical vignettes are introduced, to illustrate the theoretical constructions of psychoanalysis with children, of playing, of the scribble game and of the melody as a transitional phenomenon. In conclusion, we used a Canadian television series, Anne with an “E”, as a reference and inspiration to reflect upon the life of a teenager who was adopted by a family that managed to provide the young girl a suitable environment. Just as in the analytical sessions, we understand that there must be a willingness to play, as well as a fruitful meeting between people so that they can achieve their creative potential.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Taisa Resende Sousa, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Doutora em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, pela Universidade de Brasília (UnB). Mestra em Psicologia em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, pela mesma instituição. Membro do Laboratório LABPEP - Ágora Psychê. Psicóloga e Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora Substituta da Faculdade de Educação - Departamento Teoria e Fundamentos - UnB (de 2015 a 2016), nas seguintes disciplinas: Perspectiva do Desenvolvimento Humano, O educando com necessidades educacionais especiais e Introdução à classe hospitalar. Realização do curso de formação dos 7 Módulos Fundamentais sobre a obra de Sigmund Freud, no Centro de Estudos e Eventos Psicanalíticos de Uberlândia - CEEPU (252 horas) e realização do curso sobre os Fundamentos da Psicanálise de Winnicott (38 horas), organizado pelo grupo A psicanálise de Winnicott em Brasília. Interesse de estudos em: Psicanálise, Psicologia Clínica, Psicologia da Educação, Infância e Propostas de escolas transformadoras. Mãe de dois filhos: licença maternidade no segundo semestre de 2017 e no primeiro semestre de 2020.

Regina Lúcia Sucupira Pedroza, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1988), graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade de Brasília (1989), Mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1993), Doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2003) e Pós Doutorado em Sciences de l’Education pela Universidade Paris V, René Descartes (outubro 2009 a março de 2010). Atualmente é Profa. Associada da Universidade de Brasília no Instituto de Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento e Psicologia Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, formação de professor, formação de educadores para educação em direitos humanos, formação da personalidade, o brincar no desenvolvimento humano, psicanálise e psicologia do Esporte. Orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde. Orientadora de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania. Conselheira do CFP, gestão 2017-2019. Coordena na UnB o PROCAD/Amazônia CAPES/FAPEAM, UFAM, UnB, UNIR. É pesquisadora no CAPES PRINT/UnB, nos planos de trabalho do Ágora Psyché (PGPDS) e do PSICC.

Maria Regina Maciel, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (1989), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e membro efetivo do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em psicanálise e educação. Dedica-se principalmente aos temas: infância, psicanálise, educação e contemporaneidade.

References

AVELLAR, L. Z. Jogando na análise de crianças: intervir-interpretar na abordagem winnicottiana. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004.

COSTA, T. Psicanálise com crianças. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

FRANCO, S. G. O brincar e a experiência analítica. Ágora - Universidade Federal do Espírito Santo, v.6, n. 1, p. 45-59, jan./jun. 2003.

FREUD, S. Escritores criativos e devaneios. In Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (J. Salomão, trad., vol.9, pp.132-143). Rio de Janeiro: Imago, 1996. (Trabalho original publicado em 1907).

FREUD, S. Análise de uma fobia em um menino de cinco anos. In Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (J. Salomão, trad., vol.10, pp.12-133). Rio de Janeiro: Imago, 1996. (Trabalho original publicado em 1909).

FREUD, S. Formulações sobre os dois princípios do funcionamento mental. In Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (J. Salomão, trad., vol.12, pp.233-244). Rio de Janeiro: Imago, 1996. (Trabalho original publicado em 1911).

FREUD, S. A dinâmica da transferência. In Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (J. Salomão, trad., vol.12, pp.109-119). Rio de Janeiro: Imago, 1996. (Trabalho original publicado em 1912).

FREUD, S. História de uma neurose infantil. In Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (J. Salomão, trad., vol.17, pp.15-129). Rio de Janeiro: Imago, 1996. (Trabalho original publicado em 1918).

FREUD, S. Além do Princípio do Prazer. In Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (J. Salomão, trad., vol.18, pp.12-75). Rio de Janeiro: Imago, 1996. (Trabalho original publicado em 1920).

HISADA, S. Clínica do setting em Winnicott. Rio de Janeiro: Editora Revinter, 2002.

LINS, M. I. A.; LUZ, R. D. W. Winnicott: experiência clínica e experiência estética. Rio de Janeiro: Editora Revinter, 1998.

MACIEL, M. R. Psicanálise e educação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2016.

MELLO FILHO, J. O ser e o viver: uma visão da obra de Winnicott. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.

PEDROZA, R. L. S. Aprendizagem e subjetividade: uma construção a partir do brincar. Revista do Departamento de Psicologia - UFF, Niterói, v.17, n.2, p. 61-76, jul./dez. 2005.

SEKKEL, M. C. O brincar e a invenção do mundo em Walter Benjamin e Donald Winnicott. Psicologia USP, São Paulo, v. 27, n. 1, p. 86-95, jan./abr. 2016.

WINNICOTT, D. W. Observação de bebês em uma situação estabelecida. In ______. Textos Selecionados - da Pediatria à Psicanálise. Trad. Jane Russo. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1941, p.139-164.

WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1975.

WINNICOTT, D. W. O ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre: Artes Médicas, 1983. (Trabalho original publicado em 1979).

WINNICOTT, D. W. Privação e delinquência (5ª ed.). São Paulo: Editora WMF Martins, 2012.

Published

2020-11-30 — Updated on 2021-01-05

Versions

How to Cite

SOUSA, T. R.; PEDROZA, R. L. S.; MACIEL, M. R. O Play as a creative experience in psychoanalysis with children. Fractal: Journal of Psychology, v. 32, n. 3, p. 269-276, 5 Jan. 2021.

Issue

Section

Articles