This is an outdated version published on 2021-08-31. Read the most recent version.

As fireflies in the darkness:

stories about adolescents in the shelter care

Authors

  • Érica Franceschini Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil
  • Viviane Inês Weschenfelder Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Porto Alegre, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v33i2/5821

Keywords:

shelter care, adolescence, life stories, transition

Abstract

The article presents and analyses life stories produced from an experience with adolescents in an institution in Southern Brazil. The research sought to understand how these young people living in out-of-home care attribute meanings to their experiences, and which ways of subjectivation are implicated in these blokes marked by infamy. The work is articulated to the sphere of Special Social Protection and makes use of some keys of reading of Michel Foucault to think about the experiences lived by these adolescents, as well as the relations that cross great part of the Brazilian shelter cares. We will do this analytical exercise with the use of governmentality and subjectivation. To compose the life stories inspired by the meetings developed with the two participants of the research, we used the method of cartography, developed by Gilles Deleuze and Félix Guattari. From this experience, we problematize the effects of the shelter care process and are challenged by the other possibilities of resistance and the production of subjectivities in adolescence.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Érica Franceschini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Possui graduação em Psicologia com Ênfase em Clínica Ampliada e Saúde pelo Centro Universitário Univates de Lajeado (2014). Especialista em Metodologia de Trabalho com Famílias pela Faculdade Santo Augusto - FAISA, realizou pesquisas com o tema: histórias de vida, acolhimento institucional e adolescência. É Mestra e Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e integrante do grupo de pesquisa Políticas do Texto coordenado pelo professor Dr. Luciano Bedin da Costa. Integrou o grupo Corpo, Arte, Clínica coordenado pela professora Dra. Tania Mara Galli Fonseca, produzindo pesquisas na Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro de Porto Alegre (RS). Atualmente desenvolve pesquisas sobre o tema: histórias de mulheres, feminismo, narrativas, memória, matéria e tempo, tendo como intercessor, a Esquizoanálise. É integrante, também, da Associação Entreséculos (AES) - Portugal, coordenada pela professora Dra. Ana Luísa Janeira, realizando pesquisas sobre memória, memória social, arquivo, história, escritas de vida, modos de viver.

Viviane Inês Weschenfelder, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Porto Alegre, RS, Brasil

Viviane é mestra e doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, com doutorado sanduíche na University of Wisconsin - Madison/USA. Possui licenciatura em História e em Pedagogia. É vice-líder do Grupo de Pesquisas em Educação, Diversidade e Cidadania (GPEDiC-CNPQ). Integra o Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências, Pedagogias e Diferenças - GIPEDI e o Grupo Estudo e Pesquisa em Inclusão - GEPI, ambos sediados na UNISINOS. Trabalha com temáticas relacionadas à Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER), à docência, às políticas afirmativas, aos processos de exclusão, inclusão, diversidade e equidade. Tem experiência como professora em todas as etapas da Educação Básica e como coordenadora pedagógica. Viviane é professora na Unisinos, responsável pelo setor da Formação Docente, no Núcleo de Inovação, Avaliação e Formação - NIAF, vinculado à Reitoria. Atua também como docente na graduação e como colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação.

References

AGAMBEN, G. O que resta de Auschwitz: o arquivo e a testemunha. (Homo Sacer III). Tradução: Selvino J. Assmann. São Paulo: Boitempo, 2008.

ARPINI, D. M. Repensando a perspectiva institucional e a intervenção em abrigos para crianças e adolescentes. Psicologia: Ciência e Profissão, 21(3), 70-75, 2003.

BARROS, R. B. Grupo: a afirmação de um simulacro. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2009.

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. In: _____. Obras escolhidas. Vol. 1. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 222-232.

BLANCHOT, M. A fala cotidiana. In: ______. A conversa infinita 2: a experiência limite. Tradução: João Moura Jr. São Paulo: Escuta, 2007. p. 235-246.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília, 1990. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm>. Acesso em: 09 jun. 2016.

COSTA, L. B. O destino não pode esperar ou o que dizer de uma vida. In: FONSECA, T. M. G.; COSTA, L. B. (Orgs.). Vidas do Fora: habitantes do silêncio. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2010.

DELEUZE, G. Diferença e Repetição. 2. ed. Tradução: Luiz Orlandi, Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 2006.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Kafka: Por uma literatura menor. Tradução: Cíntia Vieira da Silva. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

DIAMOND, I.; QUINBY, L. Feminism & Foucault: Reflections on resistance. Boston: Northeastern University Press, 1988.

DIDI-HUBERMAN, G. Sobrevivência dos vaga-lumes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

FOUCAULT, M. A escrita de si. In: _____. O que é um autor? Lisboa: Passagens. 1992. p. 129-160.

FOUCAULT, M. A governamentalidade. In: _____. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.

FOUCAULT, M. A vida dos homens infames. In: _____. Estratégia, poder-saber. Ditos e escritos IV. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003, p. 203-222. Disponível em <https://ayrtonbecalle.files.wordpress.com/2015/07/foucault-m-a-vida-dos-homens-infames.pdf>. Acesso em: 8 outubro 2016.

FOUCAULT, M. Dits et Écrits. Vol. IV. Paris: Gallimard, 1994.

FOUCAULT, M. História da sexualidade 2; o uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1984.

FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. 27. ed. Tradução: Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1987.

GUATTARI, F.; ROLNIK, S. Micropolítica: cartografias do desejo. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1986.

LEVY, T. S. A experiência do fora: Blanchot, Foucault e Deleuze. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

NIETZSCHE, F. Segunda consideração intempestiva. Da utilidade e desvantagem da história para a vida Tradução: Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003.

OUTEIRAL, J. Adolescer. Estudos sobre a adolescência. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

OZELLA, S. A adolescência e os psicólogos: a concepção e as práticas dos profissionais. In: _____. (Org.). Adolescências construídas: a visão da psicologia sócio-histórica. São Paulo: Cortez, 2003. p. 13-22.

PASSOS, E.; BENEVIDES, R. Complexidade, transdisciplinaridade e produção de subjetividade. In: FONSECA, T. M. G.; KIRST, P. G. (Orgs.). Cartografias e Devires: a construção do presente. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003. p. 81-90.

PASSOS, E.; BARROS, R. B. A cartografia como método de pesquisa-intervenção. In: PASSOS, E.; BARROS, R. B.; ESCÓSSIA, L. (Orgs.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2010. p. 17-31.

PASSOS, E.; BARROS, R. B.; ESCÓSSIA, L. (Orgs.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2010.

PORTELLA, E. M. B. Proteção social: a experiência dos adolescentes em acolhimento institucional. 2016. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Serviço Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS. Recuperado em 08 de outubro de 2016, de http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3936

STREY, M. N. A “Criação” do corpo feminino ideal. In: STREY, M. N.; CABEDA, S. T. L. Corpos e Subjetividades em exercício multidisciplinar. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004, p. 225-254.

Published

2021-08-31

Versions

How to Cite

FRANCESCHINI, ÉRICA; WESCHENFELDER, V. I. As fireflies in the darkness:: stories about adolescents in the shelter care. Fractal: Journal of Psychology, v. 33, n. 2, p. 108-116, 31 Aug. 2021.

Issue

Section

Articles