Therapeutic workshops in mental health

researching WITH the Actor-Network Theory

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v33i3/5986

Keywords:

therapeutic workshops, mental health, Theory Actor-Network, searchCOM

Abstract

The objective of this article is to present a description of an experience, the result of a Therapeutic Workshop developed in a Psychosocial Care Center (CAPS), a key device for the Psychiatric Reform and for Mental Health care through the Brazilian Unified Health System (SUS). We used, for this study, the theoretical and methodological formulations of the Actor-Network Theory (ANT), the propositions of the term ResearchWITH, besides the records in the field diaries, which, in turn, engender this writing, enabling the affections that forged it to be evidenced in this investigation. We hope that this text may expand the possibilities of the psychologist’s work in research and in health care practices. We conclude that, with the proposed activities, the meetings contributed to the social bonding of the subjects, promoting self-care and leading them to deal with their own treatment in a creative way, presenting itself as a welcoming space with important potential for the production of more autonomous subjects. 

Author Biographies

Jackeline Sibelle Freires Aires, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de janeiro, RJ

Psicóloga Clínica. Mestra pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-graduação em Psicologia Social (PPGPS/UERJ). Especialista pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental do Instituto de Psiquiatria, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB/UFRJ). Especialista em Gestão de Redes de Atenção à Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz). Integrante do grupo de pesquisa e Unidade de Desenvolvimento Tecnológico Laboratório AfeTAR (UERJ). Atendimentos clínicos de orientação psicanalítica para adultos, em consultório. Discente do Instituto de Clínica Psicanalítica da Escola Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (ICP/EBP). Interesse de pesquisa nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Formação de Psicóloga e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Possui experiência em psicologia clínica e saúde mental; psicanálise; clínica ampliada; acompanhamento terapêutico; desinstitucionalização; oficinas terapêuticas; gestão de serviços de saúde e equipes; organização de eventos, pesquisa acadêmica, extensão universitária e docência.

Keyth Vianna, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de janeiro, RJ

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGPS). Integrante da Unidade de Desenvolvimento Tecnológica “Laboratório afeTAR” UERJ/CNPq. Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014), Mestrado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2019). Estuda temas relacionados à Psicologia Social, Teoria Ator-Rede, deficiência visual, clínica ampliada e tecnologias de inovação social.

Alexandra Tsallis, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de janeiro, RJ

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia Social e Institucional do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social (UERJ). Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Controladoria e Gestão Pública (UERJ). Coordenadora do Laboratório afeTAR (UERJ). Membro do Núcleo de Pesquisa Degenera (UERJ – CNPq). Membro do Grupo de Pesquisa Entre Redes (UFF – CNPq). Membro do Grupo de trabalho da ANPEPP Tecnologias, modos de subjetivação e produção de conhecimento. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Psicologia e Práticas Socioculturais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000) e doutorado (sanduíche) em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em associação com o Centre de Sociologie de l’Innovation - Ecole de Mines (Paris, 2005). Possui pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ (2010) e no Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFF (2018). Tem experiência nas áreas de Psicologia Social e Clínica, desenvolvendo os temas: Teoria Ator-Rede; Covid-19; Clínica Ampliada; Deficiência Visual e Gestalt-terapia com ênfase em Fenomenológica.

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Published

2022-01-08

How to Cite

AIRES, J. S. F.; VIANNA, K.; TSALLIS, A. Therapeutic workshops in mental health: researching WITH the Actor-Network Theory. Fractal: Journal of Psychology, v. 33, n. 3, p. 212-217, 8 Jan. 2022.

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