Huerta comunitaria y psicología social: un relato de experiencia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/2022/v34/29430

Palabras clave:

Psicología Social, grupo, huerta comunitaria, prácticas

Resumen

La experiencia profesional aquí relatada se refiere a la práctica de pasantía supervisada en Psicología Social y Comunitaria, desarrollada en 2017, con un grupo intergeneracional de huerta comunitaria. El trabajo fue realizado en una institución de asistencia social de un municipio del interior del estado de São Paulo. Con el objetivo de promover el desarrollo humano y promover la formación de grupos entre sus participantes, las actividades prácticas desarrolladas en el jardín fueron entendidas y organizadas como medios-actividades para la promoción del desarrollo y constitución de grupos. A lo largo del año, el grupo intergeneracional realizó más de treinta encuentros semanales en los que, además de actividades prácticas en el jardín, también hubo ruedas de conversación, discusión de cortometrajes, dinámicas de grupo, entre otros. Destacamos como principales resultados de esta intervención entre los participantes del grupo: el aprendizaje de diferentes técnicas de cultivo; el fortalecimiento de las relaciones interpersonales entre ellos; el desarrollo de la autonomía colectiva y la autoorganización; y su constitución como una importante red de apoyo para sus miembros.

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Biografía del autor/a

Marília Alves dos Santos, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, SP

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/Bauru) e mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela mesma instituição. Atualmente é discente de Pedagogia (UNESP/Bauru) e docente no curso de Psicologia de uma IES privada. É pesquisadora do grupo de pesquisa TECER - Coletivo de estudos e pesquisas sobre Psicologia Escolar e Atividade Pedagógica. Principais temas de pesquisa: Psicologia Histórico-Cultural, Teoria da Atividade, Psicologia Escolar e formação de professores.

Wellinton Daniel Baptista da Silveira Bonaci, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, SP

Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Bauru/SP); participou de projetos de extensão em Psicologia Escolar com o objetivo de fortalecer conselhos escolares municipais e trabalhou de maneira interdisciplinar em parceria com o Núcleo de Estudo, Pesquisa e Intervenção em Saúde (NEPIS) da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), coordenando uma horta comunitária com usuários de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Atualmente é discente em Bacharelado em Biologia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Bauru/SP) e integrante do Grupo de Estudos de Biologia em Agroecologia (GEBA), organizando mutirões semanais de manejo agroflorestal.

Laís Sandi Foganholo, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, SP

Psicóloga graduada pela UNESP (Bauru/SP) e formada pelo Método Bertazzo (São Paulo, SP). Atualmente, ministra aulas de Reeducação do Movimento do referido Método e pesquisa sua intersecção com a Psicologia do Desenvolvimento/Modelo Bioecológico e Psicologia Histórico-Cultural, além de prestar serviços de edição, revisão e formatação de textos acadêmicos. Militante do Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro Cuiabá. Já atuou como psicóloga em serviços da Proteção Social Especial de Média Complexidade e da Proteção Social Básica da Assistência Social em Bauru, SP.

Citas

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Publicado

2022-12-05

Cómo citar

SANTOS, M. A. DOS; BONACI, W. D. B. DA S.; FOGANHOLO, L. S. Huerta comunitaria y psicología social: un relato de experiencia. Fractal: Revista de Psicologia, v. 34, p. Publicado em 05/12/2022, 5 dic. 2022.

Número

Sección

Artículos