Espacio de charla sobre el trabajo y el trabajar: análisis de una práctica de psicodinámica del trabajo en una institución de enseñanza

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/2022/v34/40648

Palabras clave:

psicodinámica del trabajo, mundo del trabajo, salud del trabajador

Resumen

Este trabajo discute el experimento realizado en uma unidad de una institución de enseñanza de la red federal, en Río de Janeiro, en el cual propone una actividad inspirada por el espacio de discusión sobre el trabajo, de la psicodinámica del trabajo de Christophe Dejours. La actividad se produjo durante dos meses (7 reuniones) con 9 trabajadores com diferentes fianzas de empleos, profésiones y carreras. La propuesta se originó en la atención prestada por la psicología y por el trabajo social, cuyas quejas se referían al acoso moral. A partir de nociones como el trabajo, de Dejours, y de la inserción de la ideología gerencial, discutidas por Gaulejac, en el servicio público brasileño desde 1995, y teniendo en cuenta los cambios en el mundo del trabajo desde la década de 1970, se organizó una proposición de actividades que buscaba abarcar estos temas y plantear la elaboración colectiva de las dichas temáticas. Para el examen de la actividad, se utilizó el método de análisis de contenido de Bardin.

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Biografía del autor/a

Vivian Heringer Pizzinga, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, RJ

Possui Doutorado e Mestrado em Saúde Coletiva, área de concentração Ciências Humanas e Saúde (IMS/UERJ), e especialização em Terapia de Família (IPUB/UFRJ). Atualmente atua como psicóloga no CEFET/RJ, na Divisão de Atenção à Saúde e Perícias Médicas (DASPE), onde exerce atividades relacionadas à saúde do trabalhador, sofrimento no trabalho e afins. Trabalhou anteriormente no Ambulatório Central de Adultos (ACA) do Instituto Municipal Nise da Silveira, no Núcleo de Reabilitação e Inserção Social e no Projeto de Gerência de Trabalho da mesma instituição, além de outras atuações no âmbito do SUS (CAPSi, CAPSad, UBS, Programa de HIV/AIDS, em outros municípios do Estado do Rio de Janeiro). É também escritora. Está em pré-lançamento do livro Ruído nos Dentes (Urutau, 2022, selecionado na chamada para o Estado do Rio de Janeiro de 2021, poemas), lançou dois livros de contos (A primavera entra pelos pés, 2015; Dias roucos e vontades absurdas, 2013) e um romance epistolar em conjunto com o escritor Igor Dias, Extravios (2018), esses pela Editora Oito e Meio. Participou com contos e textos poéticos em algumas coletâneas, tendo sido finalista do Concurso Cuéntame un Cuento, organizado pela Universidade de Salamanca em parceria com o Museu da Vida, da Fiocruz. Outras participações em coletâneas foram o capítulo “Pronome Relativo”, da coletânea Cada um por si e Deus contra todos (Tinta Negra Editora), e o capítulo “Teoria e Prática”, em Clube da Leitura, vol. 4 (Editora Rubra). Escreve regularmente textos sobre teatro para a revista digital Diversos Afinas e para o site Ambrosia, além de ser participante do coletivo de prosa Clube da Leitura, grupo em que lançou quatro coletâneas de contos ao longo de quatorze anos de atividade.

Rafaela Gonçalves, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, RJ

Possui mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC Rio, especialização em Políticas Sociais pela Universidade do Grande Rio e graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é assistente social do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), atuando na Divisão de Atenção à Saúde e Perícias e na unidade do Subsistema Integrado de Atenção à Saude do Servidor Federal. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Saúde e Saúde do Trabalhador.

Gustavo Marchiori, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, RJ

Possui graduação em Educação Física pela Universidade de Brasília, pós-graduação em Docência no Ensino Superior pela Universidade Estácio de Sá. É discente do Mestrado Profissional em Educação, Gestão e Difusão de Biociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Técnico em Assuntos Educacionais do CEFET/RJ, compondo a equipe multidisciplinar do SIASS, atuando na prevenção e promoção da saúde dos servidores públicos federais. Possui experiencia em Educação Física escolar, promoção da saúde, prevenção e reabilitação, treinamento personalizado, treinamento para pessoas com deficiência, aulas coletivas, hidroginásticas, método Pilates, esportes coletivos (iniciação desportiva, alto rendimento e adaptado), Artes Marciais (Judô, Jiu-jitsu e MMA), Meditação ativa, Yoga, Reiki, artes cênicas, hotelaria e lazer.

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Publicado

2022-12-05

Cómo citar

PIZZINGA, V. H.; GONÇALVES, R.; MARCHIORI, G. Espacio de charla sobre el trabajo y el trabajar: análisis de una práctica de psicodinámica del trabajo en una institución de enseñanza. Fractal: Revista de Psicologia, v. 34, p. Publicado em 05/12/2022, 5 dic. 2022.

Número

Sección

Artículos