Talking space about work and working: analysis of a work psychodinamic practice in a education institution

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/2022/v34/40648

Keywords:

psychodinamic theory of work, world work, worker’s health

Abstract

This article aims to discuss an experience narrative that occurred in a unit of a Federal Educational Institute, located at Rio de Janeiro state, in which was proposed an activity based on the Christophe Dejours psychodynamic theory of work. The activity was proposed to nine workers with different careers, employment bonds and professions. Besides, it was accomplished in seven meetings, lasting two months. The idea of this activity was based on the concerns detected, mainly related to moral harassment, during social work and psycological care. The activities were elaborated along with the participants, inspired by Christophe Dejours´s theory of work, Vincent de Gaulejac´s concerns about the insertion of managerialist ideology, mainly on the public services since 1995, and the changes related to work relations since the 1970’s. The data produced on the activities was analised using the content analisys method proposed by Bardin.

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Author Biographies

Vivian Heringer Pizzinga, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, RJ

Possui Doutorado e Mestrado em Saúde Coletiva, área de concentração Ciências Humanas e Saúde (IMS/UERJ), e especialização em Terapia de Família (IPUB/UFRJ). Atualmente atua como psicóloga no CEFET/RJ, na Divisão de Atenção à Saúde e Perícias Médicas (DASPE), onde exerce atividades relacionadas à saúde do trabalhador, sofrimento no trabalho e afins. Trabalhou anteriormente no Ambulatório Central de Adultos (ACA) do Instituto Municipal Nise da Silveira, no Núcleo de Reabilitação e Inserção Social e no Projeto de Gerência de Trabalho da mesma instituição, além de outras atuações no âmbito do SUS (CAPSi, CAPSad, UBS, Programa de HIV/AIDS, em outros municípios do Estado do Rio de Janeiro). É também escritora. Está em pré-lançamento do livro Ruído nos Dentes (Urutau, 2022, selecionado na chamada para o Estado do Rio de Janeiro de 2021, poemas), lançou dois livros de contos (A primavera entra pelos pés, 2015; Dias roucos e vontades absurdas, 2013) e um romance epistolar em conjunto com o escritor Igor Dias, Extravios (2018), esses pela Editora Oito e Meio. Participou com contos e textos poéticos em algumas coletâneas, tendo sido finalista do Concurso Cuéntame un Cuento, organizado pela Universidade de Salamanca em parceria com o Museu da Vida, da Fiocruz. Outras participações em coletâneas foram o capítulo “Pronome Relativo”, da coletânea Cada um por si e Deus contra todos (Tinta Negra Editora), e o capítulo “Teoria e Prática”, em Clube da Leitura, vol. 4 (Editora Rubra). Escreve regularmente textos sobre teatro para a revista digital Diversos Afinas e para o site Ambrosia, além de ser participante do coletivo de prosa Clube da Leitura, grupo em que lançou quatro coletâneas de contos ao longo de quatorze anos de atividade.

Rafaela Gonçalves, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, RJ

Possui mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC Rio, especialização em Políticas Sociais pela Universidade do Grande Rio e graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é assistente social do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), atuando na Divisão de Atenção à Saúde e Perícias e na unidade do Subsistema Integrado de Atenção à Saude do Servidor Federal. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Saúde e Saúde do Trabalhador.

Gustavo Marchiori, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, RJ

Possui graduação em Educação Física pela Universidade de Brasília, pós-graduação em Docência no Ensino Superior pela Universidade Estácio de Sá. É discente do Mestrado Profissional em Educação, Gestão e Difusão de Biociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Técnico em Assuntos Educacionais do CEFET/RJ, compondo a equipe multidisciplinar do SIASS, atuando na prevenção e promoção da saúde dos servidores públicos federais. Possui experiencia em Educação Física escolar, promoção da saúde, prevenção e reabilitação, treinamento personalizado, treinamento para pessoas com deficiência, aulas coletivas, hidroginásticas, método Pilates, esportes coletivos (iniciação desportiva, alto rendimento e adaptado), Artes Marciais (Judô, Jiu-jitsu e MMA), Meditação ativa, Yoga, Reiki, artes cênicas, hotelaria e lazer.

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Published

2022-12-05

How to Cite

PIZZINGA, V. H.; GONÇALVES, R.; MARCHIORI, G. Talking space about work and working: analysis of a work psychodinamic practice in a education institution. Fractal: Journal of Psychology, v. 34, p. Publicado em 05/12/2022, 5 Dec. 2022.

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Articles