Uma pesquisa sócio-clínica na França: notas sobre a Analise Institucional

Autores/as

  • Cinira Magali Fortuna Universidade de São Paulo
  • Gilles Monceau Université de Cergy-Pontoise
  • Silvia Valentim Université de Cergy-Pontoise
  • Khadija Lalah El Mennani Université de Cergy-Pontoise

Palabras clave:

análise institucional, pesquisa interdisciplinar, pesquisa participativa baseada na comunidade

Resumen

Esse texto tem por objetivo apresentar e discutir o processo de produção de uma pesquisa socioclínica sobre a parentalidade, desenvolvida na França, em Gennevilliers, durante 2011 e 2012. Baseou-se no referencial teórico da análise institucional, linha socioclinica. Os dispositivos para a produção dos dados da pesquisa foram observação participante, grupos de discussão com profissionais e pais, entrevista em domicílio, entrevistas informais e sessões de restituição. O processo de montagem e desenvolvimento desse tipo de pesquisa indica uma permanente tensão a ser explorada entre a intencionalidade dos demandantes e dos pesquisadores, o que faz a análise de implicação indispensável.

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Biografía del autor/a

Cinira Magali Fortuna, Universidade de São Paulo

Profa Dra no Departamento Materno-Infantil e Saude Publica - da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – Av Bandeirantes, 3900, Monte Alegre, Campus da USP, cep 14000-000.

Gilles Monceau, Université de Cergy-Pontoise

Professor em Ciencias da Educação do Laboratorio de pesquisas Escola- Mutação e Aprendizagem da Universidade Cergy-Pontoise- Campus Gennevilliers - França.

Silvia Valentim, Université de Cergy-Pontoise

doutoranda junto ao Laboratorio Escola- Mutação e Aprendizagem da Université Cergy-Pontoise- Campus Gennevilliers.

Khadija Lalah El Mennani, Université de Cergy-Pontoise

Mestre pelo Laboratório École Mutation et Apprentissage da Universidade de Cergy-Pontoise

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Publicado

2014-08-31

Cómo citar

FORTUNA, C. M.; MONCEAU, G.; VALENTIM, S.; EL MENNANI, K. L. Uma pesquisa sócio-clínica na França: notas sobre a Analise Institucional. Fractal: Revista de Psicologia, v. 26, n. 2, p. 255-266, 31 ago. 2014.

Número

Sección

Artículos