Medicalização dos problemas de comportamento na escola: perspectivas de professores

Autores/as

  • Nilza Sanches Tessaro Leonardo Universidade Estadual de Maringá
  • Mariana Akemi Suzuki Universidade Estadual de Maringá

Palabras clave:

medicalização, problemas de comportamento, Psicologia Histórico-Cultural

Resumen

Este estudo teve por objetivo investigar os efeitos do processo de medicalização de alunos que apresentam comportamentos que a equipe escolar considera inadequados. Participaram da pesquisa dez professores de três escolas públicas de uma cidade do Estado do Paraná. Para a coleta de dados foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado. Os dados foram trabalhados mediante análise de conteúdo e os resultados mostraram que, na compreensão dos participantes, o aluno “medicado” consegue se concentrar mais e fazer as atividades em sala produzindo satisfatoriamente; porém questionam as consequências do processo de medicalização para a infância, uma vez que as crianças se tornam apáticas e não se relacionam mais com os colegas da maneira como se relacionavam antes. Concluímos que essa prática social da medicalização dos problemas de comportamento de alunos nas instituições escolares se torna uma prática social de controle, uma vez que com essa prática se buscam objetivos materiais ideológicos.

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Biografía del autor/a

Nilza Sanches Tessaro Leonardo, Universidade Estadual de Maringá

possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (1988), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2001) e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2004). Atualmente é professora do departamento de Psicologia da UEM e do programa de pós-graduação em Psicologia da UEM. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Escolar.

Mariana Akemi Suzuki, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em Teoria Histórico-Cultural pela mesma Universidade. Ministrou aulas para o curso de Especialização em Saúde Mental/2012 (UEM). Ministrou aulas de Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia da Aprendizagem, para o curso de Psicologia, no Centro Universitário de Maringá (CESUMAR). Ministrou aulas de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem para o curso de Fonoaudiologia, pelo mesmo Centro Universitário. Ministrou supervisão de estágio em Psicologia Escolar, pelo mesmo Centro Universitário. Trabalhou como psicóloga no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-II) em Sarandi/PR.

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Publicado

2016-04-17

Cómo citar

LEONARDO, N. S. T.; SUZUKI, M. A. Medicalização dos problemas de comportamento na escola: perspectivas de professores. Fractal: Revista de Psicologia, v. 28, n. 1, p. 46-54, 17 abr. 2016.

Número

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