Desempenho no Enade de bolsistas ProUni: Modelagem de Equações Estruturais

Autores/as

  • Claudette Maria Medeiros Vendramini Universidade São Francisco
  • Fernanda Luzia Lopes Universidade São Francisco

Palabras clave:

ensino superior, métodos estatísticos, avaliação em larga escala

Resumen

Esse estudo objetivou investigar o desempenho no Enade de estudantes bolsistas do Programa Universidade para Todos – ProUni da própria instituição e de estudantes com outros tipos de bolsas e, ainda investigar, por meio de Modelos de Equações Estruturais, se este desempenho se mantém para estudantes sob a condição de ingressantes e concluintes. Utilizou-se um banco de dados contendo os resultados de 401.117 estudantes que realizaram o exame do Enade em 2006, composto pelas provas de Formação Geral e de Conhecimento Específico. O mesmo modelo de equações estruturais foi utilizado para analisar os dados de estudantes ingressantes e concluintes. Os resultados obtidos indicaram que o modelo de mensuração dos estudantes bolsistas com relação às notas do Enade apresenta um ajuste razoavelmente bom e permite afirmar que o desempenho do estudante durante a graduação é inferior ao do momento de seu ingresso no Ensino Superior.  

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Biografía del autor/a

Claudette Maria Medeiros Vendramini, Universidade São Francisco

Graduada em Estatística (1975), mestre em Estatística (1979) e doutora em Educação, área de concentração em Psicologia da Educação Matemática (2000) pela Universidade Estadual de Campinas. Atua como docente e pesquisadora da graduação e pós-graduação em Psicologia da Universidade São Francisco. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Construção e Validade de Testes, Escalas e Outras Medidas Psicológicas, atuando principalmente nos seguintes temas: educação estatística, ensino superior, desempenho acadêmico, psicometria e avaliação educacional. Foi consultora ad hoc do MEC/INEP para fins de avaliação do ENADE e multiplicadora do Programa de Capacitação de Avaliadores do BASis/INEP/MEC. Atualmente é Coordenadora Institucional do Programa de Iniciação Científica e Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Acadêmica da Universidade São Francisco.

Fernanda Luzia Lopes, Universidade São Francisco

Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade São Francisco com fomento da CAPES/MEC. Docente do curso de Psicologia da Universidade São Francisco, nas áreas de Psicologia Social, Psicologia da Saúde, Psicologia Institucional Comunitária, Orientação de trabalho de conclusão de curso, Técnicas de Observação. Professor assistente do Centro Universitário FAE.

Citas

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Publicado

2016-04-17

Cómo citar

VENDRAMINI, C. M. M.; LOPES, F. L. Desempenho no Enade de bolsistas ProUni: Modelagem de Equações Estruturais. Fractal: Revista de Psicologia, v. 28, n. 1, p. 69-75, 17 abr. 2016.

Número

Sección

Artículos