Visita a exposiciones artísticas: consideraciones sobre la recepción estética

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/2022/v34/5906

Palabras clave:

arte, recepción estética, salud mental

Resumen

El artículo presenta algunos resultados de la investigación titulada “Narrativas de vida de usuarias del Centro de Apoyo Psicosocial: La recepción estética y la experiencia de visitar exposiciones artísticas” que explora la recepción estética y la experiencia de visitar exposiciones de arte con dos usuarias de un Centro de Apoyo Psicosocial de Santos en São Paulo - Brasil. El presente artículo trata de una investigación de intervención que utilizó diarios de campo elaborados por la investigadora que acompañó a una de las usuarias participantes a dos exposiciones artísticas. Para el análisis, fueron establecidos los siguientes analizadores: ¿A quién sirve el arte del museo? y Recepción Estética: una experiencia única. Aunque las exposiciones pretenden afectar al público, la recepción estética se produce de manera única para cada sujeto según sus historias de vida, experiencias, conocimientos, entre otros. Este artículo explica algunos de los efectos de esta recepción estética, por parte de una de las usuarias participantes de la investigación a partir del contacto con las artes, que se realizó a través de aproximaciones con su cotidianidad y sus vivencias, produciendo sensaciones y encuentros.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Liah Cavalcante, Universidade Federal de São Paulo, Baixada Santista, SP

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São Paulo (2017) e pós-graduada em Saúde da Família pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Atenção Primária Santa Marcelina (2020). Possui vivências na área da atenção básica e saúde mental. Atualmente trabalha no município de São Paulo em Organização Social de Saúde.

Flávia Liberman, Universidade Federal de São Paulo, Baixada Santista, SP

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade de São Paulo (1981) e mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994). É doutora pelo Núcleo de Estudos da Subjetividade no Programa de Psicologia Clínica da PUC-SP (2007) e pós-doutora pelo Centro de Pesquisa História da Arte e Intervenção Artística pela Universidade de Évora, Portugal. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de São Paulo, Baixada Santista, atuando tanto no Eixo específico (TO) quanto no Eixo Trabalho em Saúde por meio de ações interprofissionais no território, no ensino de estudantes de diferentes cursos. Tem como foco de estudo e pesquisa: Arte, Corpo e Saúde, Trabalho em Saúde, Formação e o o Ensino em Saúde. É docente no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde (Acadêmico) e no Programa de Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde - Modalidade Profissional. É membro dos Grupos de Pesquisa do CNPq: Atividades Humanas e TO (UFSCAR) e do Laboratório Corpo e Arte da UNIFESP-BS. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional com ênfase em atividades e recursos terapêuticos, ações e projetos junto a diferentes comunidades, utilizando principalmente o dispositivo grupal com diferentes populações e contextos. Através de abordagens corporais, dança e um repertório ligado às atividades e recursos expressivos, atua na prevenção e promoção de saúde. É autora dos livros Danças em Terapia Ocupacional; Delicadas coreografias: instantâneos de uma terapia ocupacional, e organizadora do livro Grupos e Terapia Ocupacional, pela Summus Editorial. Tem vários artigos publicados sobre corporeidade, grupos, cartografia, estudos da subjetividade e clínica.

Maurício Lourenção Garcia, Universidade Federal de São Paulo, Baixada Santista, SP

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984), mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Atualmente é professor associado I da Universidade Federal de São Paulo - Baixada Santista (UNIFESP-BS). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Clínica Institucional, atuando principalmente nos seguintes temas: clínica, saúde mental, carnaval, clínica-escola e coletivo. Foi docente colaborador do mestrado profissional no Programa de Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde. Foi tutor acadêmico do Pró-Saúde/Pet-Saúde, na linha de Formação para o Cuidado em Rede de Atenção Psicossocial, parceria entre a UNIFESP-BS e a Secretaria Municipal de Saúde do Município de Santos, SP (2012-2014). Foi tutor acadêmico e coordenador de área (Psicologia) do PET-Saúde GraduaSUS. É membro do Grupo de Pesquisa do CNPQ “Laboratório de Estudos e Pesquisas em Formação e Trabalho em Saúde - LEPETS”, da UNIFESP, campus Baixada Santista, desde sua criação (2009), com pesquisas referentes à formação interprofissional e à produção do cuidado em redes territoriais, nas linhas de pesquisa “Formação em Saúde” e “Redes Sociais, Memória Coletiva e Processos de Subjetivação”. É membro do grupo de pesquisa Análise Institucional e Saúde Coletiva, da UNICAMP. Compõe o corpo permanente de avaliadores da Revista “Perspectivas em Políticas Públicas”. É membro do Grupo de Trabalho “Subjetividade Contemporânea” na ANPPEP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia). Foi coordenador da Câmara de Ensino e Graduação (CEG) da UNIFESP-BS (2017-2019). Foi representante da UNIFESP-BS na Comissão Municipal de Diversidade Sexual e de Gênero (Santos, SP).

Citas

COSTA, Márcia Hávila Mocci da Silva. Estética da Recepção e Teoria do Efeito [online], 26 de março de 2012. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mydownloads_01/singlefile.php?cid=44&lid=4787. Acesso em: 6 jan. 2017. O

ESCÓSSIA, Liliana da; MANGUEIRA, Maurício. Para uma psicologia clínico-institucional a partir da desnaturalização do sujeito. Revista do Departamento de Psicologia, UFF, Niterói, v. 17, n. 1, p. 93-101, 2005.

GOMES, Mariana Andrade. Experiência Estética e Estética da Recepção. Cadernos do IL, Porto Alegre, n. 39, p. 37-45, dez. 2009. Disponível em: https://www.academia.edu/47586642/Experi%C3%AAncia_Est%C3%A9tica_e_Est%C3%A9tica_Da_Recep%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 12 jan. 2017.

GONÇALVES, Lisbeth Ruth Rebollo. Entre cenografias: o museu e a exposição de arte no século XX. São Paulo: EDUSP/FAPESP, 2004.

KASTRUP, Virginia. Experiência estética para uma aprendizagem inventiva: notas sobre acessibilidade de pessoas cegas a museus. Informática na Educação: Teoria & Prática. Porto Alegre, v. 13. n. 2, p. 38-45, jul./dez.2011. https://doi.org/10.22456/1982-1654.12463

MAXIMINO, Silvio Motta. Exposição Genesis: Sebastião Salgado. 15 de novembro de 2014. Disponível em: https://oficina-de-filosofia.blogspot.com/2014/11/exposicao-genesis-sebastiao-salgado.html?m=0. Acesso em: 27 nov. 2017.

PASSOS, Eduardo; BARROS, Regina Benevides de. A construção do plano da clínica e o conceito de transdisciplinaridade. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 16, n. 1, p. 71-79, jan./abr. 2000.

PASSOS, Eduardo; BARROS, Regina Benevides de. A cartografia como método de pesquisa-intervenção. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virginia; ESCÓSSIA, Liliana da (Org). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009. p. 17-31.

ROSSETO, Robson. A Estética da Recepção: o horizonte de expectativas para a formação do aluno espectador. In: ENCONTRO DO GRUPO DE PESQUISA ARTE, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO CONTINUADA, 1, 2010, Faculdade de Artes do Paraná. Anais... Paraná, 2010. p. 1-11.

ROSSI, André; PASSOS, Eduardo. Análise Institucional: revisão conceitual e nuances da pesquisa-intervenção no Brasil. Revista EPOS, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 156-181, jan./jun. de 2014. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-700X2014000100009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 out. 2017.

SILVEIRA, Fabrício José Nascimento da; MOURA, Maria Aparecida. A estética da recepção e as práticas de leitura do bibliotecário-indexador. Perspectivas em Ciência da Informação [online], v. 12, n. 1, p. 123-135, jan./abr. 2007. https://doi.org/10.1590/S1413-99362007000100010

VALVERDE, Rodrigo Ramos Felippe. A heterotopia dos museus brasileiros e os deslocamentos da Modernidade. PatryTer – Revista Latinoamericana e Caribenha de Geografia e Humanidades, São Paulo, v. 3, n. 5, p. 14-29, 2020. https://doi.org/10.26512/patryter.v3i5.27267

ZINANI, Cecil Jeanine Albert. Estudos culturais de gênero e estética da recepção: leitura na perspectiva feminina. Nonada Letras em Revista, Porto Alegre, ano 15, n. 19, p. 145-157, 2012. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=512451673014. Acesso em: 22 ago. 2018.

ZOLBERG, Vera L. Barreira ou nivelador? O caso do museu de arte. In: LAMONT, Michèle; FOURNIER, Marcel (Org.). Cultivando diferenças: fronteiras simbólicas e a formação da desigualdade. Tradução de Renata Lucia Bottini. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2015. p. 255-282.

Publicado

2022-07-26

Cómo citar

CAVALCANTE, L.; LIBERMAN, F.; GARCIA, M. L. Visita a exposiciones artísticas: consideraciones sobre la recepción estética. Fractal: Revista de Psicologia, v. 34, p. Publicado em 26/07/2022, 26 jul. 2022.

Número

Sección

Artículos

Artículos más leídos del mismo autor/a