O desenvolvimento de conceitos na cognição e na linguagem
Parole chiave:
cognição e linguagem, aprendizagem de conceitos, conceitos temporais, educação infantil, ensino fundamentalAbstract
O Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Educação (Grudhe) tem como foco o desenvolvimento da criança na educaçãoinfantil e no primeiro segmento do ensino fundamental. A partir de um referencial socio-histórico, buscamos estudar como ascrianças aprendem conceitos a partir de suas interações diárias no ambiente escolar. Os estudos realizados no Grudhe desdesua fundação, no ano de 2009, começaram com a investigação do desenvolvimento de conceitos temporais na educação infantilconjugado a um programa de intervenção junto aos professores e às crianças (2008-2009). Em seguida, nossos estudos seexpandiram para abranger o primeiro segmento do ensino fundamental, focando desenvolver um instrumento de avaliaçãodo conhecimento temporal das crianças. Ali também houve um programa de intervenção avaliado a partir de pré e pós-testes(2010-2011). Paralelamente, um estudo em colaboração com Vasconcellos e Daiute (2012) teve como foco os conceitos de favela,comunidade e risco entre professoras de educação infantil que atuam em creches situadas em áreas de risco.Downloads
Riferimenti bibliografici
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