O corpo cultivo da arte

Autori

  • Elizabeth Medeiros Pacheco Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, RJ
  • Thadeu Pinto Lobo Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Gabriel Barbosa Gomes Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Karina Junqueira Mata Universidade Federal Fluminense - UFF

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v29i2/2204

Parole chiave:

afetos, arte, corpo, experiência, resistência

Abstract

O capitalismo urbano midiático atual pervade as subjetividades, extraindo os afetos vitais, vetores de criação, através de máquinas semióticas que capturam a experiência da cooperação e inoculam nas vidas a autoexigência, a autosuficiência, a autoimaginação, na urdidura do mais individual dos mundos: o mundo sem si. Tal forma de vida se torna incubadeira das patologias do ânimo, com pregnância dos afetos de insuficiência, enquanto testemunhamos a expansão incessante das redes de solidão participada. Nesta constante convocação à dispersão pelo excesso de oferta e ânsia de velocidade, a constituição de experiência é cada vez mais precária e a mesma abundância que ora incita à demanda, pode também assombrar com o tédio. Nosso projeto O corpo sem álibi, pesquisa aberta ao convivio acadêmico da Universidade Federal Fluminense em Campos dos Goytacazes, consiste em compartilhar nossos corpos, seu poder de afetar e contrair memoria, apostando no corpo cultivo da arte como dispositivo micropolítico de resistência.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Elizabeth Medeiros Pacheco, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, RJ

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense - UFF

Pesquisadora na área análise institucional e esquizoanálise. Desenvolvendo pesquisa na área de subjetividade e clínica, estudos de imagem, corpo e cinema.

Coordenadora do projeto de Pesquisa: O Corpo sem Álibi com bolsistas pesquisadores do Programa de Desenvolvimento Acadêmico - UFF

Coordenadora do Projeto de Extensão: ImageCineSe

Segue abaixo o link da Rede Social do Projeto de Extensão:

 

http://facebook.com/imagecinese

 

Thadeu Pinto Lobo, Universidade Federal Fluminense - UFF

Graduado em Designer Gráfico Instituto Federal Fluminense - IFF

Graduando em Psicologia Universidade Federal Fluminense - UFF

Atua como pesquisador no Projeto de Pesquisa: O Corpo sem Álibi e do Projeto de Extensão: ImageCineSe, cujo projeto gráfico é de sua responsabilidade, conforme link abaixo:

http://facebook.com/imagecinese

Gabriel Barbosa Gomes, Universidade Federal Fluminense - UFF

Graduando em Psicologia

Universidade Federal Fluminense - UFF

Desenhista e pesquisador em moda

Bolsista de Desenvolvimento Acadêmico da Pro-Reitoria de Assusntos Estudantis da UFF pelo Projeto de Pesquisa: O Corpo sem Álibi

Karina Junqueira Mata, Universidade Federal Fluminense - UFF

Graduanda em Psicologia

Universidade Federal Fluminense - UFF

Dançarina e Atriz

Bolsista de Desenvolvimento Acadêmico da Pro-Reitoria de Assusntos Estudantis da UFF pelo Projeto de Pesquisa: O Corpo sem Álibi

Riferimenti bibliografici

AGAMBEN, G. Meios sem fim: notas sobre a política. Tradução de Davi Pessoa Carneiro. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

BARTHES, R. O império dos signos. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs - Capitalismo e Esquizofrenia; vol. 1. Tradução de Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. – Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia?. Tradução de Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Munõz. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 1997.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Lígia M. Ponde Vassalo. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

GIL, J. O Movimento Total: o corpo e a dança. Tradução de Miguel Serras Pereira. Lisboa: Relógio D’Água, 2001.

GODARD, H. Gesto e percepção. In: SOTER, S.; PEREIRA, R. (Org.). Lições de dança. Rio de Janeiro: UniverCidade, 2002. v. 3, p. 11-35. Disponível em: <https://docdanca.files.wordpress.com/2013/10/godard-hubert-gesto-e-percepc3a7c3a3o.pdf>. Acesso em: 11 dez. 2016.

LATOUR, B. Como falar do corpo? A dimensão normativa dos estudos sobre a ciência. In: NUNES, J. A.; ROQUE, R. (Org.). Objectos impuros: experiências em estudos sobre a ciência. Porto: Afrontamento, 2008. p. 39-61. Disponível em: <http://www.bruno-latour.fr/sites/default/files/downloads/77-BODY-NORMATIVE-POR.pdf> Acesso em: 22 out. 2014.

MAC QUEEN, A. Video Alexander McQueen Savage Beauty The Metropolitan Museum of Art, New York. 1 ago. 2011. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=P13oZsD-t4s>. Acesso em: 11 dez. 2016.

RANCIÈRE, J. O inconsciente estético. Tradução de Mônica Costa Netto. São Paulo: Editora 34, 2009.

SAINT LAURENT, Y. Spring Summer 2017 Full Fashion Show|Exclusive. 27 set. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=PsTessK0f0w>. Acesso em: 13 dez. 2016.

STANISLAVSKI, C. A construção da personagem. Tradução de Pontes de Paula Lima. 25. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.

VERSACE, D. Versace Menswear Fall/Winter 2016-2017. 16 jan. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=-M3uoMVgSSk>. Acesso 10/12/2016.

##submission.downloads##

Pubblicato

2017-08-31

Come citare

PACHECO, E. M.; LOBO, T. P.; GOMES, G. B.; MATA, K. J. O corpo cultivo da arte. Fractal: Revista de Psicologia, v. 29, n. 2, p. 152-157, 31 ago. 2017.

Fascicolo

Sezione

Dossiê Corporeidade