v. 19 n. 2 (2025): Da mídia de massa à plataformização: as transformações no ecossistema midiático

					Visualizar v. 19 n. 2 (2025): Da mídia de massa à plataformização: as transformações no ecossistema midiático

Edição do Quadrimestre maio-agosto de 2025 da Revista Mídia e Cotidiano - Da mídia de massa à plataformização: as transformações no ecossistema midiático. Foto da capa: Igor Sacramento na aula Inaugural do Icict em abril de 2024 (Foto de Raquel Portugal/Multimeios/Icict/ Fiocruz).

Essa edição é dedicada à memória do professsor e pesquisador Igor Sacramento.

Publicado: 2025-06-11

Editorial

  • Da mídia de massa à plataformização: as transformações no ecossistema midiático

    Adriana Barsotti, Ana Paula Goulart de Andrade, Iluska Coutinho
    1-9
    DOI: https://doi.org/10.22409/rmc.v19i2.68176

Artigos Seção Temática

  • Riscos e oportunidades do uso de inteligência artificial na produção jornalística: uma análise das diretrizes do Grupo Globo

    Cristine Gerk, Marialva Barbosa
    10-31
    DOI: https://doi.org/10.22409/rmc.v19i2.66608
  • IA generativa: mudanças nas práticas jornalísticas brasileiras a partir da análise de políticas de uso

    Francilene de Oliveira Silva, Rita de Cássia Romeiro Paulino Paulino
    32-56
    DOI: https://doi.org/10.22409/rmc.v19i2.66677
  • “Strategy sets the scene for the tail”. Mediamorfose do The Guardian e Taylor Swift como estratégia jornalística

    Raquel Ritter Longhi, Denise Martins Lira, Maria Clara Moura, David Candido
    57-78
    DOI: https://doi.org/10.22409/rmc.v19i2.66924
  • Instagram como espaço informativo: uma revisão bibliográfica sobre produção e circulação de notícias

    Gabriela Almeida Silva, Thaísa Bueno
    79-98
    DOI: https://doi.org/10.22409/rmc.v19i2.66520
  • O uso de dispositivos móveis para a propagabilidade de simulações de cidadania: os ataques à Rede Globo nas enchentes do Rio Grande do Sul em 2024

    Juliana Fernandes Teixeira, Hélder Paulo Cordeiro da Nóbrega
    99-124
    DOI: https://doi.org/10.22409/rmc.v19i2.66492
  • Plataformização e Novos Modelos de Negócios no Jornalismo: Apontamentos sobre o Jornalismo de Marca do Estadão Blue Studio

    Claudiane Oliveira Carvalho Sampaio, Maria Aparecida Brito Santana
    125-144
    DOI: https://doi.org/10.22409/rmc.v19i2.66912
  • Plataformização do jornalismo e os modelos de negócios dos podcasts de notícias no Brasil

    Taynara Gregório Santos, Leonardo de Marchi
    145-167
    DOI: https://doi.org/10.22409/rmc.v19i2.66725
  • Mimetização de elementos do jornalismo na circulação plataformizada de uma capa fake

    Camila Hartmann, Luciana Menezes Carvalho, Alice Bianchini Pavanello
    168-186
    DOI: https://doi.org/10.22409/rmc.v19i2.66849
  • Proposta de uma Agenda de Pesquisa para a cobertura das Big Tech a partir das bases do Jornalismo Investigativo

    Suzana Barbosa, Alexandro Mota
    187-210
    DOI: https://doi.org/10.22409/rmc.v19i2.66920
  • Disputas de narrativas entre meios de comunicação de massa x plataformas digitais: quem tem poder - e credibilidade - quando o assunto é regulação?

    Gustavo Teixeira de Faria Pereira, Gabriel Landim
    211-236
    DOI: https://doi.org/10.22409/rmc.v19i2.66745

Artigos Seção Livre

  • Jornalismo declaratório e tipologia das declarações: asserções avaliativas, descritivas e prescritivas

    Rafaela Pollacchinni, Marcia Benetti
    237-262
    DOI: https://doi.org/10.22409/rmc.v19i2.66473
  • Educação midiática: o comportamento de estudantes nas redes sociais e a propagação de informações falsas

    Paulo Henrique Soares Almeida, Ana Carolina Kalume Maranhão
    263-280
    DOI: https://doi.org/10.22409/rmc.v19i2.66810
  • O Caso Paulinho Paiakan e a Representação Midiática dos Povos Originários: Estigmatização, Racismo Indígena e “Índio quer apito”

    Rafael Sbeghen Hoff, Deborah De Negreiros
    281-304
    DOI: https://doi.org/10.22409/rmc.v19i2.66951
  • A leitura social nos clubes de assinatura: a comunidade TAG Livros

    Susana Azevedo Reis, Christina Ferraz Musse
    305-329
    DOI: https://doi.org/10.22409/rmc.v19i2.65781

Especial

  • Igor Sacramento: pesquisador inquieto, referência na Comunicação

    Denise Tavares
    330-339
    DOI: https://doi.org/10.22409/rmc.v19i2.68118