Vol. 16 Núm. 1 (2023): A PEDAGOGIA SOCIAL E O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA, AFRICANA E INDÍGENA: EDUCAR EM TEMPO DE CRISE?

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EDITORIAL RPS XVI


Bem-vindos ao décimo quarto número da Revista de Pedagogia Social (RPS-UFF), da
Universidade Federal Fluminense, A PEDAGOGIA SOCIAL E O ENSINO DE
HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA, AFRICANA E INDÍGENA: Educar em
tempo de crise? Trata-se de um volume organizado pelas Universidades Unitins,
UFMA, UNIFIMES/UNIPAM, com o intuito de tornar nossa revista mais dialógica, ética
e plural. Contar com os saberes de outras regiões do Brasil desvela e revela a
grandiosidade da nação brasileira, dos seus pesquisadores e do valor do trabalho de
investigação realizado no universo das universidades, ancorado no binômio teórico-
prático, de um saber fazer que vai além dos muros das escolas e, por que não dizer,
da própria universidade. Falamos não apenas sobre formação acadêmica, mas
sobretudo e, em especial, sobre formação humana, por acreditar que sem
humanização a educação perde muito da sua essência e torna os bancos escolares
um lugar inóspito.


Com o advento da Lei 10.639/03, que trata sobre o ensino da história e cultura afro-
brasileira e africana, tornou-se necessário o surgimento de pesquisas que apontassem
para o papel da cultura negra na formação da sociedade brasileira. É chegada a hora
da RPS-UFF abordar a referida temática. Ressaltamos que o tema da escravidão
negra africana, ao longo dos anos, tem sido abordado, porém necessita de outros
olhares investigativos sobre o mesmo; eis o objetivo da presente edição: compartilhar
conceitos, desvelar preconceitos e, acima de tudo, interagir, de forma pedagógica-
social com os nossos leitores. Este é um viés importante a ser trabalhado, estudado e
aprofundado por todo e que compreende ser a educação um ato de respeito e
humanização.


Com temas como: ensino de literatura afro-brasileira na educação básica, diversidade
étnico-racial, políticas afirmativas, representações históricas da população negra em
um livro didático de história, a formação e atuação dos instrutores em espaços não
formais, língua portuguesa para o contexto escolar quilombola, a pedagogia social e
as políticas públicas, a literatura afro-brasileira através das tecnologias de informação
e comunicação na educação infantil, afrofuturismo e educação, histórias em
quadrinhos, base nacional comum curricular para a educação infantil, a ascensão dos
mgni’s, o gosto pelo livro impresso, o movimento estudantil e a experiência da práxis
revolucionante; ofertamos aos interessados, mais esta edição da RPS-UFF. Desfrutem
da complexidade dos temas aqui abordados.


Ótima leitura!


Margareth Martins de Araújo


Editora Executiva

ISSN 2517-0974

Publicado: 2023-10-12

Artigos

  • ENSINO DE LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ECOS DA LEI 10.639/2003

    José Humberto Rodrigues dos Anjos
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v16i1.61017
  • DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL: DESAFIOS E POLÍTICAS AFIRMATIVAS

    Nara Núbia Silva Gomes, Eleno Marques de Araújo, Vania Maria de Oliveira Vieira
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v16i1.61019
  • REPRESENTAÇÕES HISTÓRICAS DA POPULAÇÃO NEGRA EM UM LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA: ALGUMAS REFLEXÕES E PROBLEMATIZAÇÕES

    Ronaldo Alves Ribeiro dos Santos, Evandro Alves Salvador de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v16i1.61041
  • FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOS INSTRUTORES EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE UBERABA/MG: UM ESTUDO A PARTIR DE NARRATIVAS

    Gladys Regina Barros Silva
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v16i1.61039
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O CONTEXTO ESCOLAR QUILOMBOLA , A PEDAGOGIA SOCIAL E AS POLÍTICAS PÚBLICAS

    Tairone Acácio Couto, César Costa Vitorino
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v16i1.61035
  • A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES EDUCATIVAS

    José Carlos de Melo
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v16i1.61038
  • AFROFUTURISMO E EDUCAÇÃO: UM ENCONTRO COM AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

    Mariana Virgínia Patrocínio, André Luiz Silva Souza
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v16i1.61020
  • BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: APONTAMENTOS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ENQUANTO ATO POLÍTICO

    Ilda Neta Silva de Almeida, Eduardo José Cezari
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v16i1.61037
  • A ASCENSÃO DOS MGNIS E O GOSTO PELO LIVRO IMPRESSO

    Enoque Reis, Martha Holanda da Silva, Kyldes Batista Vicente
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v16i1.61021
  • O MOVIMENTO ESTUDANTIL E A EXPERIÊNCIA DA PRÁXISS REVOLUCIONANTE

    Rafaela Costa Vidal
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v16i1.61040