Aula: a formação in status nascendi

Autores

  • Marisol Barenco de Mello

DOI:

https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67136

Resumo

O presente texto busca realizar uma reflexão sobre a aula, criticando as bases dogmáticas de sua assunção na contemporaneidade, e tentando realizar um diálogo com a filosofia de Mikhail Bakhtin (1999; 2002; 2010; 2015; 2019; 2021). Tomando como aportes filosóficos o ato responsável em suas dimensões éticas, estéticas e epistêmicas, o artigo busca relacionar a problemática da aula a esses fundamentos da filosofia da linguagem de Bakhtin e seu Círculo. Traz alguns exemplos e afirma, como conclusão, a necessidade da crítica e da pesquisa filosóficas para refundar a aula como uma unidade ética, estética e epistêmica da formação humana em contextos escolares, denominando esta formação, no diálogo com Medviédev (2012), como formação in status nascendi.

Palavras-chave: Aula; Mikhail Bakhtin; Ato responsável; Formação; Filosofia ética

 

 

 

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Biografia do Autor

Marisol Barenco de Mello

Marisol Barenco de Mello

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RJ e Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense – UFF, Coordenadora do Grupo de Estudos Bakhtinianos ATOS-UFF

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9341-0230

Lattes: https://lattes.cnpq.br/5491565846910379

E-mail: sol.barenco@gmail.com

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Publicado

2025-03-26

Edição

Seção

Ensaios