A ‘aula’ como ‘acontecimento vivo’ do ofício de ‘ser professor’: sentidos, dimensões, espaços & tempos

Autores

  • Sheyla Maria Fontenele Macedo
  • Adriana Rosicléia Ferreira
  • Elano César Diógenes Tavares
  • Claudiana Maria da Costa Barros Castro

DOI:

https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67130

Resumo

Aula e ofício de professor, domínios que interagem e se lançam como faces da profissão docente. A aula é um encontro de saberes e fazeres, o acontecer singular e formativo da prática docente. A aula é o espaço primordial do fazer pedagógico, o lugar de vivência, experimentação, mediação e validação de conhecimentos. A intenção é a de explorar esses laços e enlaces, identificar as fronteiras, interseções, papéis e funções que se imbricam e mesclam o professor à aula e a aula ao professor. O objetivo geral é, portanto, o de compreender a aula como um acontecimento vivo e essencial ao ofício de ‘ser professor’, explorando seus sentidos, espaços, tempos e dimensões para a edificação da profissão docente. A pesquisa é qualitativa, assente na revisão de literatura. O texto foi estruturado em duas seções complementares, em que na primeira desenvolve-se a perspectiva do ofício de professor, e as argumentações que sustentam a aula como um ‘acontecimento vivo e formativo’. Na segunda parte, a aula é revelada como um evento inerente ao ofício docente, que se incrementa em certos espaços, tempos e dimensões (ética, estética e política). Como resultado, apresenta subsídios teóricos-reflexivos, que possibilitam rebuscar as percepções acerca do conceito e compreensão sobre a aula, de modo que se identifique sua hierarquia como prática docente inquestionável para uma aprendizagem significativa. 

Palavras-chave: Aula, ofício docente, ser professor, prática pedagógica, aprendizagem significativa.

 

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sheyla Maria Fontenele Macedo

    Sheyla Maria Fontenele Macedo

    Doutora em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEL/UL), Portugal e Professora do Departamento de Educação e docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN)

    ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7973-4773

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/2831818752802928

    Email: sheylafontenele@uern.br

  • Adriana Rosicléia Ferreira

    Adriana Rosicléia Ferreira

    Mestranda em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN e Professora da Educação Básica (Município de Doutor Severiano/ RN);

    ORCID: https://orcid.org/0009-0001-7732-2054

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/6712312378475954

    Email: adriana.rcastro85@gmail.com

  • Elano César Diógenes Tavares

    Elano César Diógenes Tavares

    Especialista em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela Universidade Candido Mendes – UCAM e Professor da Educação Básica (Município de Iracema/CE); Mestrando em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

    ORCID: https://orcid.org/0009-0007-7601-6948

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/2207026481528098

    Email: elano20231003462@alu.uern.br

  • Claudiana Maria da Costa Barros Castro

    Claudiana Maria da Costa Barros Castro

    Especialista em Mídia e Educação (UERN e Coordenadora Pedagógica (Município do Encanto/RN).

    ORCID: http://orcid.org/0009-0002-2982-3150

    Lattes: https://lattes.cnpq.br/9021952682363699

    Email: claudianacosta@alu.uern.br

Downloads

Publicado

2025-03-26

Edição

Seção

Ensaios