Os limites da liberdade de opinião do jornalista: uma análise dos Direitos da personalidade perante os relatórios da Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos

Auteurs-es

  • Daniela Menengoti Gonçalves Ribeiro Universidade Cesumar (UNICESUMAR)
  • Vitor Hugo Kutelak de Oliveira Universidade Cesumar (UNICESUMAR)
  • Nathália Balarêz Lopes da Silva Universidade Cesumar (UNICESUMAR)

DOI :

https://doi.org/10.22409/rep.v16i32.65424

Résumé

Neste artigo será analisado a liberdade de expressão e opinião do profissional da comunicação, compreendendo quais são seus direitos da personalidade, seus deveres e obrigações, com a problemática que visa questionar se há liberdade total de opinião para o jornalista ou se legalmente tem regras e limites a serem seguidos. O objetivo é compreender qual o limite do direito da personalidade do jornalista no exercício de sua profissão. O trabalho tem como referencial teórico o documento intitulado "Liberdade de expressão no Brasil", publicado pela Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos. Dessa forma, será analisado posteriormente, caso verificado a existência de tais limites, se eles são legítimos ou afetam o direito da personalidade. O método de abordagem a ser empregado é o dedutivo, que por meio de premissas gerais, permite encontrar conclusões particulares. Os resultados encontrados demonstram que os jornalistas, de fato, possuem direitos e deveres, bem como, que os seus direitos da personalidade estão relacionados à proteção de atributos essenciais da pessoa humana, como a dignidade, honra, imagem, privacidade e liberdade de expressão. Embora o jornalista não possa ser censurado, deve respeitar os princípios da profissão, como a imparcialidade, o contraditório, a checagem dos fatos da notícia a qual está sendo publicada, respeitar as fontes e compreender a responsabilidade social de suas publicações e o interesse público que sua notícia possui.

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographies de l'auteur-e

  • Daniela Menengoti Gonçalves Ribeiro, Universidade Cesumar (UNICESUMAR)

    Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito da Universidade Cesumar (UniCesumar). Pesquisadora do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI). Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) com período de pesquisa (doutorado sanduíche) na Université Paris 1 - Panthéon-Sorbonne, França.

  • Vitor Hugo Kutelak de Oliveira, Universidade Cesumar (UNICESUMAR)

    Mestrando em Direitos da Personalidade pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas (PPGCJ) da Universidade Cesumar (UNICESUMAR), com enfoque nos instrumentos de efetivação dos direitos da personalidade. Advogado e professor do Estado do Paraná.

  • Nathália Balarêz Lopes da Silva, Universidade Cesumar (UNICESUMAR)

    Mestranda em Direitos da Personalidade pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas (PPGCJ) da Universidade Cesumar (UNICESUMAR), com enfoque nos instrumentos de efetivação dos direitos da personalidade. Advogada OAB/PR. 

Téléchargements

Publié

2025-08-13

Numéro

Rubrique

Artigos