POR UM CURRÍCULO DA INTEIREZA

DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA POLÍTICA CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Rejane Peres Neto Costa UFRRJ
  • Isabele Queiroz Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Anelise Nascimento Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v1i38.51371

Palavras-chave:

Política curricular, Educação Infantil

Resumo

Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa que acompanhou a implementação de uma política curricular em Nova Iguaçu, município do estado do Rio de Janeiro. O referencial teórico apoiado em Paulo Freire, busca refletir sobre as categorias currículo e política numa perspectiva social e crítica. De tal maneira, Freire nos auxiliou no exame de alguns aspectos desta política e do que tem emergido na proposta de oferta para a Educação Infantil em uma rede pública. Há, também, no ano de 2021 a celebração dos 100 anos de seu nascimento. O tanto que Freire auxilia no pensamento e nas políticas para a educação brasileira marcam os avanços e aponta para o que ainda há por fazer. É em tal perspectiva, o que estamos construindo e o que se pretende alcançar, que organizamos este artigo.

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Biografia do Autor

Rejane Peres Neto Costa, UFRRJ

Professora de Educação Infantil no município do Rio de Janeiro e Professora Regente de História na rede estadual do Rio de Janeiro. Doutoranda do PPGEDUC, estuda a implementação do currículo municipal reformulado pela BNCC, em Nova Iguaçu. Possui Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ-2020); Especialização em Docência na Educação Infantil (Unirio-2016); Licenciatura em História e Pedagogia (UERJ-2014). Participa do grupo de pesquisa GRUPIs - Grupo de Pesquisa Infâncias até dez anos - que desenvolve o Projeto "Educação Infantil, pandemia e ações dos Municípios da Baixada Fluminense" e "Educação Infantil na Baixada Fluminense: a obrigatoriedade da inclusão das crianças de quatro anos na educação básica", que tem como coordenadora a professora Anelise Monteiro do Nascimento (UFRRJ).

Referências

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Publicado

2022-02-16

Como Citar

Peres Neto Costa, R., Lacerda Queiroz, I. ., & Monteiro do Nascimento, A. (2022). POR UM CURRÍCULO DA INTEIREZA: DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA POLÍTICA CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL . RevistAleph, 1(38). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v1i38.51371