POR UM CURRÍCULO DA INTEIREZA
DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA POLÍTICA CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v1i38.51371Keywords:
Política curricular, Educação InfantilAbstract
Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa que acompanhou a implementação de uma política curricular em Nova Iguaçu, município do estado do Rio de Janeiro. O referencial teórico apoiado em Paulo Freire, busca refletir sobre as categorias currículo e política numa perspectiva social e crítica. De tal maneira, Freire nos auxiliou no exame de alguns aspectos desta política e do que tem emergido na proposta de oferta para a Educação Infantil em uma rede pública. Há, também, no ano de 2021 a celebração dos 100 anos de seu nascimento. O tanto que Freire auxilia no pensamento e nas políticas para a educação brasileira marcam os avanços e aponta para o que ainda há por fazer. É em tal perspectiva, o que estamos construindo e o que se pretende alcançar, que organizamos este artigo.
Downloads
References
ARELARO, Lisete Regina Gomes. Avaliação das Políticas de Educação Infantil no Brasil: avanços e retrocessos. Revista Zero-a-seis, v. 19, n. 36, p. 206-222, jul./dez. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2017v19n36p206. Acesso em 24/05/2018.
BARBOSA, Maria Carmen Silveira; CRUZ, Silvia Helena V.; FOCHI, Paulo Sergio; BARBOSA, Raquel Firmino Magalhães; MARTINS, Rodrigo Lema Del Rio; MELLO André da Silva. A Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular: avanços e retrocessos. Movimento-Revista de Educação, Niterói, ano 6, n.10, p. 147-172, jan./jun. 2019.
BARBOSA, Raquel Firmino Magalhães; MARTINS, Rodrigo Lema Del Rio; MELLO André da Silva. A Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular: avanços e retrocessos. Movimento-Revista de Educação, Niterói, ano 6, n.10, p. 147-172, jan./jun. 2019.
BORTOLANZA, Ana Maria Esteves; FREIRE, Renata T. Junqueira. Educação Infantil e a Base Nacional Comum Curricular: concepções de criança, desenvolvimento e currículo. Série-Estudos. Campo Grande, v. 23, n. 49, set./dez. 2018. Disponível em: https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/1138/pdf. Acesso em 28/07/2018.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Plano Nacional de Educação (PNE). PNE 2014-2024. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014. Acesso em 02/05/2018.
__________ Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 02/05/2018.
__________ Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 02/05/2018.
BRASIL. MEC. Base Nacional Comum Curricular. BNCC, 2016-2017. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em 02/01/2018.
BRASIL. MEC/SEF. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf. Acesso em 02/07/2019.
BRASIL. MEC/SEB. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Secretaria de Educação Básica. Brasília: 2010. Disponível em: https://ndi.ufsc.br/files/2012/02/Diretrizes-Curriculares-para-a-E-I.pdf. Acesso em 02/05/2018.
CURY, Carlos Roberto Jamil; FERREIRA, Luiz Antonio Miguel. Obrigatoriedade da Educação das Crianças e Adolescentes: uma questão de oferta ou de efetivo atendimento? Presidente Prudente SP, Nuances: estudos sobre Educação. Ano XVII, v. 17, n. 18, p. 124-145, jan./dez. 2010.
OLIVEIRA, Zilma de M. Ramos. O que é básico na Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil? Debates em Educação. Maceió, v. 8, n. 16, jul./dez. 2016. Disponível em: http://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/2492. Acesso em 28/07/2018.
FREIRE, Paulo. Educação como Prática de Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
_________ À Sombra desta Mangueira. São Paulo: Olho d’água. 1985.
_________ Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
_________ Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
_________ Pedagogia da Autonomia. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
_________ Política e educação: ensaios. 5ª ed.São Paulo, Cortez, 2001. (Coleção Questões de Nossa Época ; v.23). Disponível em: https://cpers.com.br/wp-content/uploads/2019/09/14.-Pol%C3%ADtica-e-Educa%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em 18 de maio de 2021.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Rejane Peres Neto Costa, Isabele, Anelise
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).